Conheça o Rio da Dúvida e a jornada de Rondon e Roosevelt em 'O Hospede Americano'

Divulgação HBO

Acaba de estrear na HBO Max e na HBO a minissérie brasileira em quatro episódios O HÓSPEDE AMERICANO, criada e dirigida por Bruno Barreto e protagonizada por Aidan Quinn e Chico Diaz, nos papéis de Theodore Roosevelt e Cândido Rondon. Inspirada numa história real, a produção reconta a expedição do ex-presidente dos EUA pela região amazônica, ao lado do explorador brasileiro.

A trama se passa no início do século 20. Depois de uma dura derrota na campanha presidencial americana, Roosevelt parte em busca de sua juventude perdida na selva brasileira, com o objetivo de explorar o último rio não cartografado do país: o Rio da Dúvida.

Confira algumas curiosidades sobre o rio e o trajeto percorrido por Rondon e o ex-presidente americano:

NOVO NOME

Antes chamado de Rio da Dúvida, pois ninguém sabia onde iria desaguar, teve seu nome alterado para Rio Roosevelt depois da expedição do ex-presidente americano Theodore Roosevelt ao local, em 1914.

EXTENSÃO

O Rio da Dúvida nasce no estado de Rondônia, atravessa uma parte do Mato Grosso e entra no Amazonas, onde se torna um afluente do rio Madeira - hoje, a extensão do rio termina antes, no rio Aripuanã. Ele possui 679 quilômetros de comprimento, com diversas corredeiras.

TRAJETO

Durante a jornada, que ficou conhecida como Expedição Científica Rondon-Roosevelt e durou mais de sete meses, Roosevelt e Rondon percorreram mais de 2 mil quilômetros, e foi graças a essa empreitada que o verdadeiro curso do rio foi conhecido.

ALÉM DO RIO

Além de mapear toda a extensão do Rio da Dúvida e finalmente colocá-lo no mapa do Brasil, a expedição também foi um sucesso ao catalogar diversas novas espécies de animais de plantas encontrados na região.

LIVRO

A Expedição Científica Rondon-Roosevelt tornou-se tema do livro O rio da Dúvida - A Sombria Viagem de Theodore Roosevelt e Rondon pela Amazônia, de Candice Millard.

O segundo episódio de O HÓSPEDE AMERICANO estreia na HBO Max no domingo, 3 de outubro. A minissérie exclusiva de HBO, coproduzida com a Teleimage, tem criação e direção de Bruno Barreto e roteiro de Matthew Chapman. A produção conta com recursos da Condecine - Artigo 39.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato