''Entre Homens'': como foi realizada a recriação da escura Buenos Aires da década de 1990

Divulgação

Ano 1996. Subúrbios da zona sul da província de Buenos Aires. Uma época marcada pela devastação da polícia que cedeu ao crime e empurrou uma parte da sociedade para fora do sistema. ENTRE HOMENS, a nova minissérie argentina original da HBO, que estreou na íntegra em 26 de setembro na plataforma HBO Max e semanalmente na HBO, se passa neste cenário.

Como foi possível visualmente recriar essa atmosfera de quase 25 anos atrás? Daniel Ortega, diretor de fotografia da série, ajuda a explicar o processo.

"A fotografia da série busca a cinematografia e uma estética crua, ora realista, ora estilizada ou afetada, a fim de transmitir os universos emocionais dos personagens, em sua maioria totalmente nebulosos pelo uso de drogas e violência excessiva", é assim que Ortega descreve o clima geral que pode ser visto nos quatro episódios de ENTRE HOMENS .

Para filmar as cenas foram usados ​​locais fora da cidade. As filmagens ocorreram no meio do inverno, com muito frio, principalmente à noite. Um cenário que acaba moldando a mística que envolve esta adaptação do livro de Germán Maggiori, que se tornou um romance clássico cult.

ATMOSFERA:

• Cada local apresentou um desafio de configuração para construir o passado, de forma real e cinematográfica.

• Foi desenhado um padrão de cores e texturas e toda a série está sob uma luz de sódio: aquela luz amarelada e avermelhada que iluminava as ruas. Um excesso de fumaça também aparece nas cenas para gerar a atmosfera e conseguir uma imersão naquela história.

• Além disso - e após vários testes estéticos e técnicos antes de chegar às conclusões finais - houve um trabalho feito com lentes anamórficas na câmera e filtros especiais que geram uma imagem mais orgânica, um produto das aberrações naturais das lentes e sua combinação com as luzes e filtros.

• Filmes de Martin Scorsese, Wong Kar-Wai e David Fincher ajudaram esteticamente a encontrar o caminho. Imagens e pinturas de referência também foram usadas, desde a pintura sombria de Goya aos pintores flamengos do século XV.

• Tudo foi iluminado do zero, pois a maioria das cenas foi filmada em locais semi-abandonados. Além disso, tudo tinha que estar livre de artifícios porque utilizaram duas steadicams com lentes angulares ao mesmo tempo, o que exigia que o trabalho fosse feito minuciosamente..

EXTRAS:

• Para as cenas externas de uma casa de baile de cúmbia e de um posto de gasolina, compareceram mais de 200 figurantes, os quais usaram roupas, penteados e maquiagem daquela época.

FIGURINO:

• Os figurinos desenvolvidos por Patricia Conta tiveram o desafio de recriar as múltiplas tribos urbanas da época, como motoqueiros, rollingas, gente do mundo da cumbia, entre outros. Cada grupo de personagens é a porta de um universo particular retratado nas roupas.

VEÍCULOS:

• As cenas com carros foram feitas combinando VFX e fotos reais. Foram quase 100 veículos participando das filmagens, entre eles os mais destacados: um carro usado especialmente para os ladrões Mosca e Zurdo (interpretados por Nicolás Furtado e Diego Cremonesi) e um Torino, dos policiais Garmendia e Almada (papéis de Gabriel Goity e Diego Velázquez).

ARMAS:

• As armas e os tiros são os protagonistas da trama. Mais de 250 armas e mais de 1000 munições foram utilizados na produção para construir as cenas de tiroteio. Além disso, foram feitos vários ensaios de lutas, para proporcionar violência e autenticidade.

Daniel Ortega resume: "Os altos padrões da HBO América Latina significam que tínhamos que ser muito precisos e meticulosos nos aspectos técnicos para alcançar nosso objetivo estético."

ENTRE HOMENS já está disponível na íntegra na plataforma de streaming HBO Max e tem novos episódios lançados semanalmente na HBO.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato