Drama sobrenatural 'Desalma' irá ao ar no 'Corujão Mistério' durante a próxima semana

Divulgação Globo/Estevam Avellar

O Halloween está chegando e, nessa época, quem resiste a uma boa história de suspense? A partir desta segunda, dia 25, 'Corujão Mistério' irá apresentar o drama sobrenatural 'Desalma', exibido originalmente no Globoplay, em cinco episódios duplos. A obra criada e escrita por Ana Paula Maia com direção artística de Carlos Manga Jr., traz o seguinte questionamento: Até que ponto se pode negar a morte?

A história é ambientada na fictícia Brígida, no interior do sul do Brasil, em duas épocas. Nos anos 80, a população da pequena cidade se reúne para comemorar a Ivana Kupala, considerada a noite mais escura do ano. Mas a jovem Halyna (Anna Melo), filha da feiticeira Haia (Cassia Kis), some em meio à floresta e seu corpo aparece dias depois. Com a cidade traumatizada pela tragédia, a celebração é banida do calendário festivo do município.

Apaixonado por Halyna, Aleksey Skavronski (Nicolas Vargas) não se conformava com o amor que a jovem sentia por Roman (Eduardo Borelli/Nikolas Antunes). Roman é charmoso, desejado por muitas meninas da escola. Mas Halyna era a única moça com quem ele se relacionava, além dos amigos de escola Bóris (Lucas Soares/Ismael Caneppele) e Ivan Burko (Giovanni Gallo/ Bruce Gomlevsky), Natasha (Bela Leindecker) e Anele (Giovanna Figueiredo/Isabel Teixeira).

O romance entre o casal não durou muito, acendendo em Aleksey uma chama de esperança. Com o coração partido, Halyna não tinha olhos para mais ninguém e as investidas de Aleskey se tornaram cada vez mais invasivas e perturbadoras, inclusive no dia de sua morte.

Com o assassinato de Halyna, os amigos se dividem. Roman decide deixar a cidade, Ivan e Anele se casam e a vida de Ignes (Valetina Ghiorzi/Claudia Abreu) passa por uma forte transformação. Além de perder a amiga de forma trágica, seu irmão Aleksey é acusado e preso pelo crime. Cumpre pena por alguns anos até conseguir a liberdade condicional, mas morre dias depois de sair da prisão. Deprimida, Ignes se casa com Bóris e com ele tem Anatoli (João Pedro Azevedo). É no filho que Ignes deposita todo o seu amor. Pelo menino, ela é capaz de tudo.

Trinta anos se passam desde a morte de Halyna. Os moradores decidem, então, que está na hora de devolver a alegria à cidade e deixar para trás os traumas do passado. Haia comemora o fim do ciclo de 365 luas cheias que iluminaram o céu nebuloso desde a morte de sua filha e, finalmente, coloca em prática um feitiço há muito tempo esperado por ela.

O inverno está próximo e o vento frio já sopra entre as árvores da enorme floresta de pinhos. A quilômetros de Brígida, o corpo de um homem aparece às margens de uma cachoeira. É Roman Skavronski (Eduardo Borelli/Nikolas Antunes). Ele havia deixado a cidade pouco tempo depois da tragédia, há 30 anos. A morte repentina do marido transforma a vida de Giovana (Maria Ribeiro) e ela decide se mudar de São Paulo para Brígida com as duas filhas do casal, Melissa (Camila Botelho) e Emily (Juliah Mello).

Na antiga casa azul feita de madeira, Ignes (Claudia Abreu), prima de Roman, deixa tudo arrumado para a chegada das novas moradoras. Giovana traz certa leveza para a vida de Ignes e as duas se tornam cúmplices. Mas dois meses após a morte de Roman, acontecimentos enigmáticos passam a assustar a população, principalmente as duas amigas. Enquanto Ivan (Giovanni Gallo/Bruce Gomlevsky) tenta decifrar o sumiço de porcos de seu matadouro, o pequeno Anatoli começa a apresentar um comportamento fora do comum.

Em momentos de transe, o menino passa a sentir a presença de Roman. Até o dócil Veludo, seu cavalo de estimação, deixa de reconhecer Anatoli e se torna arisco em sua presença. Com a mesma idade que ele, Emily, ainda sem entender muito bem a morte do pai, também parece ser assombrada, e começa a ser atraída para a densa e enorme floresta que contorna Brígida.

Nebulosa, sombria e fria, a floresta de árvores altas é o ponto de encontro principal dos jovens da cidade. Já era assim nos anos 80. Não à toa, foi nela onde Halyna desapareceu. E é lá onde a tão aguardada Ivana Kupala está prestes a acontecer 30 anos depois. Conhecida por suas lendas, a mitologia eslava sempre esteve presente na comunidade, que mantém vivas a tradição e cultura da Ucrânia. Diante da natureza esplêndida da floresta de pinhos, as histórias de deuses, bruxas e espíritos dos antepassados fazem parte dos encontros ao redor da fogueira há décadas.

Melissa, filha mais velha de Giovana e Roman, é cética e não acredita nas histórias. Aos poucos, ela descobre o passado revelador do pai e vai à casa de Haia em busca de respostas no tarô. Quem acompanha a jovem é Iryna (Nathalia Falcão). Ela e seu irmão gêmeo Maksym (Giovanni de Lorenzi) estudam com a jovem. Os dois são filhos de Ivan e Anele (Giovanna Figueiredo/Isabel Teixeira), amigos de Halyna, Roman e Ignes na adolescência.

Além do trio formado por Melissa, Iryna e Maksym, a ruiva Oksana (Nathália Garcia) e o jovem Iuri (Lucas Lentini) também fazem parte do grupo de amigos e colecionam lendas sobre a solitária Haia. De longos cabelos brancos e com uma aparência sofrida, a bruxa da cidade perdeu a filha pouco tempo depois de ficar viúva. Ela atribui a morte do marido à família Skavronski, para quem o homem trabalhava no dia que faleceu.

Atualmente, Haia recebe um cliente ou outro em busca de magia ou informação nas cartas de tarô. Mantém contato regular somente com o sobrinho, Pavlo (Gabriel Muglia). Policial de Brígida, ele visita a tia com frequência e, apesar da proximidade que tem com ela, não sabe dos feitiços e do segredo guardado a sete chaves no porão de sua casa.

‘Desalma’ é uma série criada e escrita por Ana Paula Maia com direção artística de Carlos Manga Jr. e direção de João Paulo Jabur e Pablo Müller. Exibida originalmente no Globoplay, a primeira temporada de 'Desalma' vai ao ar na TV Globo diariamente a partir desta segunda, dia 25, em cinco episódios duplos, após 'Conversa com Bial'.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato