ESG é um dos temas principais do próximo CNN Soft Business

Divulgação

O CNN Soft Business que vai ao ar nesta quinta-feira (14.10), às 22h30min, tem como assunto principal o ESG (Environmental, Social and Corporate Governance). Tal sigla designa empresas que se preocupam com questões de governança, ambientais e sociais. O que está por trás desta estratégia: uma preocupação genuína com um mundo melhor ou apenas com os lucros?

''A gente costuma dizer que o Brasil importou a agenda europeia de ESG, que é basicamente uma agenda concentrada em duas grandes pautas: equidade de gênero e descarbonização da economia. Mas o Brasil já tem 80% da sua matriz energética renovável. Então, não dá pra pegar agenda europeia, importar e fazer um “copia e cola” aqui para o Brasil'', destaca Dario Neto, diretor-geral do Instituto Capitalismo Consciente Brasil. ''Hoje o Brasil é um dos países com uma das maiores desigualdades do planeta. Então, a gente precisa falar de desigualdades no Brasil, precisamos falar de inclusão social. A gente precisa falar, por exemplo, da inclusão racial'', complementa. 

Ainda sob a perspectiva desta temática, os apresentadores Phelipe Siani e Fernando Nakagawa também falam sobre “greenwashing”. “Esse é o momento que a gente está agora, tentando separar o joio do trigo, o famoso greenwashing, ESGwashing, diversitywashing, tudo virou washing – que é você ‘pintar’ o produto de rainbow, de mais sustentável, mais diverso”, diz Marcus Nakagawa, professor da ESPM.

O CNN Soft Business desta semana também vai falar sobre o Terra 300, um megaiate nuclear projetado para salvar o planeta. Um projeto de US$ 700 milhões que, se for construído, deve ter 13 andares, 24 laboratórios científicos e capacidade para 425 pessoas. O objetivo do Terra 300 é coletar dados das viagens para encontrar soluções que ajudem a mitigar a crise climática. Apesar da vocação científica, haverá 20 suítes VIP para hóspedes que estejam dispostos a desembolsar pouco mais de US$ 1 milhão por pessoa para participar da viagem. 

Outro destaque do episódio desta semana é a proposta da União Europeia de tentar fazer com que o modelo USB-C de carregadores se torne universal para todos os celulares, tablets, câmeras e até controles de videogames. Para embasar esta batalha, a UE cita benefícios ambientais e a economia de 250 milhões de euros por ano para os usuários.

Para encerrar, o CNN Soft Business vai falar sobre a retomada do turismo. Com o avanço da vacinação, vários países estão reabrindo as fronteiras para os brasileiros. Um dos símbolos dessa retomada é a volta do maior avião de passageiros do mundo – o A380 – para o Brasil, a partir do fim de outubro. 

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato