ESG é um dos temas principais do próximo CNN Soft Business

Divulgação

O CNN Soft Business que vai ao ar nesta quinta-feira (14.10), às 22h30min, tem como assunto principal o ESG (Environmental, Social and Corporate Governance). Tal sigla designa empresas que se preocupam com questões de governança, ambientais e sociais. O que está por trás desta estratégia: uma preocupação genuína com um mundo melhor ou apenas com os lucros?

''A gente costuma dizer que o Brasil importou a agenda europeia de ESG, que é basicamente uma agenda concentrada em duas grandes pautas: equidade de gênero e descarbonização da economia. Mas o Brasil já tem 80% da sua matriz energética renovável. Então, não dá pra pegar agenda europeia, importar e fazer um “copia e cola” aqui para o Brasil'', destaca Dario Neto, diretor-geral do Instituto Capitalismo Consciente Brasil. ''Hoje o Brasil é um dos países com uma das maiores desigualdades do planeta. Então, a gente precisa falar de desigualdades no Brasil, precisamos falar de inclusão social. A gente precisa falar, por exemplo, da inclusão racial'', complementa. 

Ainda sob a perspectiva desta temática, os apresentadores Phelipe Siani e Fernando Nakagawa também falam sobre “greenwashing”. “Esse é o momento que a gente está agora, tentando separar o joio do trigo, o famoso greenwashing, ESGwashing, diversitywashing, tudo virou washing – que é você ‘pintar’ o produto de rainbow, de mais sustentável, mais diverso”, diz Marcus Nakagawa, professor da ESPM.

O CNN Soft Business desta semana também vai falar sobre o Terra 300, um megaiate nuclear projetado para salvar o planeta. Um projeto de US$ 700 milhões que, se for construído, deve ter 13 andares, 24 laboratórios científicos e capacidade para 425 pessoas. O objetivo do Terra 300 é coletar dados das viagens para encontrar soluções que ajudem a mitigar a crise climática. Apesar da vocação científica, haverá 20 suítes VIP para hóspedes que estejam dispostos a desembolsar pouco mais de US$ 1 milhão por pessoa para participar da viagem. 

Outro destaque do episódio desta semana é a proposta da União Europeia de tentar fazer com que o modelo USB-C de carregadores se torne universal para todos os celulares, tablets, câmeras e até controles de videogames. Para embasar esta batalha, a UE cita benefícios ambientais e a economia de 250 milhões de euros por ano para os usuários.

Para encerrar, o CNN Soft Business vai falar sobre a retomada do turismo. Com o avanço da vacinação, vários países estão reabrindo as fronteiras para os brasileiros. Um dos símbolos dessa retomada é a volta do maior avião de passageiros do mundo – o A380 – para o Brasil, a partir do fim de outubro. 
Anderson Ramos

Um site sobre TV paga com as principais noticias envolvendo o setor, e suas principais operadoras. Além das novidades dos canais e streamings! facebook twitter instagram

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV. OBS: Comentários Ofensivos ou Irrelevantes e os que conter publicidades serão todos excluídos.

Postagem Anterior Próxima Postagem