Figurino e caracterização de 'Verdades Secretas II': a moda em seu universo

Divulgação Globo/João Miguel Júnior

O visual ousado da novela Original Globoplay 'Verdades Secretas II' apresenta-se em diversos elementos que compõem a obra. Com uma forte linguagem de moda e uma grande liberdade estética, os personagens usam looks que carregam sensualidade, atemporalidade e que, por vezes, não fazem distinção de gênero. A monocromia está presente em boa parte das composições do figurino que criam a identidade de cada um – algumas mais realistas, outras nem tanto. Na paleta de cores escolhida pela direção de arte, cinza e preto predominam, mas também aparecem tons de marrom, vermelho e metálico. “De modo geral, a novela possui uma estética mais dark, sexual e atemporal. Nós usamos a expressão ‘neon noir’ para definir esse caminho que tomamos”, explica a figurinista Mariana Sued.

A passagem de tempo na narrativa – seis anos após a primeira temporada – introduz mudanças marcantes tanto na caracterização, quanto no figurino de alguns personagens, como Giovanna (Agatha Moreira) e Visky (Rainer Cadete), que tiveram transformações impactantes. A filha de Pia (Guilhermina Guinle) e Alex (Rodrigo Lombardi) chega com um novo corte de cabelo, bem curto e platinado. “A Giovanna vem quase como uma personagem de desenho japonês. Ela traz essa proposta moderna, irreverente e agressiva. Isso até complementa a personalidade contestadora, que gostar de causar”, comenta Marcelo Dias, que assina a caracterização junto com Carla Biriba. Já Rainer volta a dar vida ao booker, agora com cabelos azuis – mais modernos e atuais – e investe em itens de maquiagem como gloss, batom e glitter nos olhos.

Apesar de contemporânea, a beleza dos personagens tem um aspecto fantasioso e lúdico, bastante inspirada na noite, com muito brilho e cor. Esse traço se manifesta, principalmente, nos núcleos da agência e da casa noturna. Na nova temporada, Angel (Camila Queiroz) ganha um visual moderno e clássico, que não entrega sua sensualidade à primeira vista. Porém, em determinados momentos da trama, a protagonista vai despertar surpresas em relação à sua imagem. De volta ao ‘book rosa’, as perucas serão um diferencial que ajudarão a compor looks ousados para essas ocasiões, como se sua própria atitude se transformasse, dando vida a uma outra mulher.

Carla Biriba aposta na incorporação do brilho e das cores intensas no dia a dia. “Eu acho que vamos sair desse lugar de que só nos é permitido usar brilho e cores mais diferentes no carnaval e trazer essa coisa lúdica, que é uma delícia, para o nosso dia a dia, até para trabalhar. Quando a gente traz isso para o cotidiano numa cor, numa forma, acabamos alegrando o olhar do próximo. E quando vamos ver, já está todo mundo mais colorido, mais brilhoso. Eu acho que isso pode ser uma grande tendência de ‘Verdades Secretas II’”, pontua.

Como não poderiam faltar, os desfiles são eventos à parte na história. Nesses momentos de destaque na trama, a liberdade criativa alcança voos ainda mais altos. Estilistas brasileiros foram convidados a colaborar no processo de produção das roupas e sapatos para as apresentações. Entre eles, estão Rober Dognani, Koia, Mayara Bozzatto, Jal Vieira, Leandro Benites e a marca Bold Strap. Na ficção, é a estilista Betty quem assina as coleções, mas os designers convidados, responsáveis pelas peças, não vão deixar de estar presentes nas telas: eles podem aparecer nos bastidores dos eventos, como parte da equipe da personagem interpretada por Deborah Evelyn.

O primeiro desfile da trama, já disponível na plataforma, aposta no “peladismo”, um estilo em que há mais exposição do corpo nos looks, imprimindo o lado sexy que a obra propõe. Numa mistura de vinil com tule e náilon esportivo, as peças ganham transparência e volumes extremos. A aparência inesperada do visual é construída também pelos cabelos, que vêm com uma textura molhada, e nas maquiagens, todas pretas com destaques em roxo, azul e prateado. “Há uma evolução de onde a gente começou – no primeiro desfile – até o último. É lógico que nós estamos respeitando o DNA da Betty, que é quem faz os desfiles na trama, mas ao mesmo tempo, acrescentando coisas novas a cada evento. Está sendo legal ver essa transformação, de degrau a degrau”, analisa Dani Ueda, que assina o conceito de moda. Na cenografia do evento, o que chama atenção é a neve (projetada em um fundo de LED) e as árvores secas, que combinam com a coleção mágica do figurino. A inspiração para o cenário partiu do Pavilhão da Bienal, no Parque Ibirapuera, localizado na cidade de São Paulo. Seguindo a linha conceitual, outros desfiles da trama terão formato de performance, distanciando-se das apresentações convencionais.

Os shootings também são momentos que fazem parte do dia a dia da agência de Blanche (Maria de Medeiros) e, na história, vários modelos do casting participam de ensaios fotográficos usando peças que, em sua maioria, foram produzidas exclusivamente para a obra, assim como acontece nos desfiles. Os figurinos mostram uma quebra de padrões ao sair do tradicional com a liberdade de se encaixar em diferentes corpos. “Hoje estamos falando muito da moda no gender (sem gênero), algo que está acontecendo de verdade: uma roupa que é tanto para homem, quanto para mulher. Vamos falar bastante disso na nossa moda. Você olha e não distingue o que é de homem e o que é de mulher. Estamos fazendo peças que podem transitar”, destaca Ueda.

'Verdades Secretas 2' é uma novela original Globoplay, desenvolvida pelos Estúdios Globo, criada e escrita por Walcyr Carrasco, com Nelson Nadotti, Márcio Haiduck e Vinicius Vianna. A direção artística é de Amora Mautner, com direção de Isabella Gabaglia, Bruno Safadi, Fellipe Barbosa e Gabriela Amaral. A produção é de Barbara Monteiro e Isabel Ribeiro, e a direção de Gênero é de José Luiz Villamarim.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato