''Jornal da Band'' apresenta série especial sobre vinhos a partir desta terça-feira

Reprodução/Band

O Jornal da Band exibe a partir desta terça-feira (26) a série especial ''Vinhos e Vinhas'', que convida o telespectador a mergulhar nos sabores e belezas do Alentejo, ao sul de Portugal.

A equipe de reportagem viajou até Évora para descobrir qual o segredo do sucesso dos vinhos e conhecer de perto o trabalho da Fundação Eugênio de Almeida, uma instituição de solidariedade social que gere parte do patrimônio histórico, arquitetônico e cultural da região.

A vinicultura e o enoturismo são alguns dos pilares de financiamento da fundação, o que permite atender a população mais humilde da cidade fundada pelos romanos e considerada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

Ao longo de cinco episódios, o repórter Giba Smaniotto e o cinegrafista Claudinei Matosão visitam os principais vinhedos e locais de produção da Adega Cartuxa, além de parreirais de 120 anos, localizadas na Tapada do Chaves, em Portalegre, que ainda produzem vinhos de excelente qualidade. O público vai conhecer também as técnicas ousadas para criar, em uma região de planície, terraços de videiras que oferecem melhores condições climáticas de cultivo.

A série desvenda alguns dos segredos de um dos vinhos mais cultuados de Portugal, o Pêra-Manca tinto, produzido apenas quando a safra do ano é considerada excepcional. Orientada pelo enólogo Pedro Batista – uma verdadeira referência em se tratando de vinhos portugueses – a reportagem acompanha o lançamento da safra 2015, que chega ao Brasil custando mais de R$ 4 mil. Um rótulo icônico, que guarda tradição e mistério. Para se ter uma ideia, antes de ser degustado por apreciadores do mundo inteiro, ele descansa nos porões do Convento da Cartuxa, um prédio histórico e imponente onde viveu por décadas um grupo de monges Cartuxos, integrantes de uma ordem milenar que optou pela clausura, oração e silêncio absoluto.

“Vinhos e vinhas” vai ao ar de terça-feira a sábado, às 19h20, no Jornal da Band.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato