Partituras apresenta ópera de Puccini neste domingo na TV Brasil

Divulgação

A TV Brasil leva ao ar neste domingo (24), às 22h30, uma edição inédita do programa Partituras com a apresentação da ópera "Il Tabarro" (O Capote), de Giacomo Puccini (1858-1924). Realizada no Festival de Ópera do Theatro da Paz, em Belém do Pará, a montagem conta com participação da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz, sob regência do maestro Gabriel Rhein-Schirato.

"Il Tabarro" é a primeira parte do "Il Trittico” (O Tríptico) de Puccini, coleção que também é composta por “Suor Angelica” e “Gianni Schicchi”. Gravado pela Rede Cultura do Pará em setembro, o concerto reúne vozes renomadas de primeira grandeza: Eliane Coelho (soprano), Rodolfo Giugliani (barítono), Hélenes Lopes (tenor), Carolina Faria (mezzo-soprano), Fellipe Oliveira (baixo) e Antônio Wilson (tenor).

A trama de "Il Tabarro" - que teve sua estreia em 1918 no Metropolitan Opera House de Nova Iorque - se passa na virada do século XX, em meados de 1900. Ambientada no cais às margens do rio Sena, em um porto com estivadores, é uma obra do período do Romantismo que tem como pano de fundo a Paris antiga.

Il Tabarro significa “O Capote”, uma espécie de capa usada pelo personagem Michele, dono do barco atracado no porto. Este acaba sendo o clímax da ópera porque algo acontece dentro do capote. 

O enredo conta a história da paixão adúltera de Giorgetta, esposa de Michele, por Luigi, um estivador. Morte e vingança espreitam os personagens, em um cenário de pobreza e cobiça.

Na ópera, a música de Puccini lembra o movimento das águas do Sena e o trabalho dos estivadores. Sua orquestração é das mais inventivas, valendo-se de sirenes de rebocadores, buzinas de carros e sinos.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato