'Profissão Repórter' mostra as dificuldades enfrentadas por moradores que vivem em áreas diretamente impactadas pela seca

Reprodução

O relatório de mudanças climáticas da ONU deste ano apontou que o Nordeste brasileiro é a área seca mais densamente povoada do mundo. O 'Profissão Repórter' desta terça-feira, dia 12, mostra a rotina de pessoas que vivem nestas regiões diretamente impactadas pela desertificação. Cerca de 15% do semiárido brasileiro já foi atingido por este processo, que torna a terra improdutiva por conta dos longos períodos de seca, do desmatamento e de práticas agrícolas sem manejo adequado.  
 
Durante 11 dias, os repórteres Nathalia Tavolieri e André Neves Sampaio percorreram mais de dois mil quilômetros pelos estados de Pernambuco, Paraíba e Alagoas para mostrar como está a vida das pessoas que enfrentam as consequências deste fenômeno. Como Ciço, um senhor que vive no Sertão paraibano e durante toda sua vida utilizou a agricultura como forma de subsistência. Hoje, ele não consegue mais cultivar milho nem feijão em sua terra.
 
No interior do Alagoas, a equipe acompanhou uma família de 12 pessoas que não têm acesso à água e precisa percorrer quilômetros em uma charrete diariamente para encher um barril nas cisternas de familiares. O repórter Pedro Borges esteve em Franca, no nordeste do estado paulista, na região engolida por uma gigante nuvem de poeira, onde a secura espalha sujeira.  Os moradores da cidade enfrentam um racionamento desde o fim do mês passado: 36 horas sem água e 36 horas com.
 
A situação é ainda mais grave nos bairros de periferia. No Aeroporto II, a família de Maria Imaculada, 75 anos, utiliza-se da água estocada em garrafas de dois litros nos períodos de seca. No Jardim Leporace, zona norte de Franca, local repleto de conjuntos habitacionais populares, a escassez de água chega a durar até cinco dias.
 
O 'Profissão Repórter' vai ao ar na noite de terça-feira, dia 12, logo após ‘Verdades Secretas’.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato