TV Cultura exibe documentário inédito sobre Angela Merkel neste sábado

Divulgação TV Cultura

A TV Cultura exibe neste sábado (9/10), o documentário inédito Angela Merkel - Navegando em um Mundo em Crise. A produção acompanha um pouco dos 16 anos de política internacional da chanceler alemã, uma das políticas mais famosas e populares do mundo. Vai ao ar na TV Cultura, a partir das 22h

Angela Merkel dirigiu a Alemanha em inúmeras crises internacionais, frequentemente atravessando momentos difíceis com outros líderes mundiais. Quando foi empossada como a primeira mulher chanceler na história da República Federal da Alemanha, em 22 de novembro de 2005, ela dificilmente poderia imaginar quantos problemas internacionais enfrentaria durante seus 16 anos no cargo.

Houve a crise financeira, a crise do euro, a crise da dívida grega. Houve a Primavera Árabe, a guerra na Ucrânia, a guerra na Síria, o terrorismo do Estado Islâmico, a crise de refugiados. O populismo estava ganhando terreno em muitos países, a Grã-Bretanha deixou a União Europeia e os EUA, sob o presidente Trump, muitas vezes optou seguir o caminho do confronto em vez da cooperação.

E, em 2020, o mundo foi atingido por uma pandemia global, o coronavírus. A mudança climática continuou acelerada. Como Angela Merkel superou esses desafios enquanto viajava, quase incansavelmente, de uma visita de estado ou cúpula internacional para outra? Onde ela conseguiu persuadir os outros e onde falhou? Ela tinha um curso político claro? Ela era simplesmente pragmática ou o que testemunhamos também foi produto da indecisão? Como ela posicionou a Alemanha em um mundo em que os EUA, Europa, Rússia e China competem por influência global? E como os chefes de estado e de governo que Angela Merkel conheceu ao longo dos anos avaliam ela e suas políticas? O que os políticos internacionais apreciam nela e onde eles encontram defeitos?

Na edição, essas questões são respondidas por George W. Bush (ex-presidente dos EUA); François Hollande (ex-presidente francês), Dilma Rousseff (ex-presidente brasileira), Yanis Varoufakis (ex-ministro das Finanças grego), Jean-Claude Juncker (ex-presidente da Comissão Europeia), entre outros. Historiadores renomados como Niall Ferguson também participam do filme.
Anderson Ramos

Um site sobre TV paga com as principais noticias envolvendo o setor, e suas principais operadoras. Além das novidades dos canais e streamings! facebook twitter instagram

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV. OBS: Comentários Ofensivos ou Irrelevantes e os que conter publicidades serão todos excluídos.

Postagem Anterior Próxima Postagem