Antonio fagundes narra ''Um planeta Perfeito'', série exclusiva do Discovery+

Divulgação Discovery+

A terça-feira, 9 de novembro, data de lançamento do discovery+, marca também a estreia de UM PLANETA PERFEITO (A Perfect Planet), série distribuída pela BBC Studios que será uma das atrações exclusivas do primeiro e único serviço de streaming dedicado à vida real. 

Os cinco episódios têm sua versão brasileira narrada pelo ator Antonio Fagundes e partem da premissa de que a Terra é perfeita para a vida. Tudo em nosso planeta – seu tamanho, a distância do Sol, a velocidade dos movimentos de rotação e translação, seu eixo e até a existência da Lua – parece estar a serviço dos seres vivos.

Essa conjunção de circunstâncias que tornaram o planeta especialmente propício ao surgimento e sustentação da vida é a responsável por toda a fauna, flora e também pela existência da humanidade.  A partir dessa constatação, a série mescla elementos das consagradas produções sobre história natural e achados de recentes pesquisas em geociência para explicar como cinco agentes centrais criam e definem as dinâmicas da vida na Terra. São eles: Vulcões, O Sol, Clima, Oceanos e O Homem.

Divulgação Discovery+

Cada um desses agentes é o tema de um episódio diferente, que destaca ainda aspectos da biodiversidade, as espécies e suas adaptações evolutivas. As câmeras viajam o mundo – e visitam a Amazônia brasileira – para demonstrar como fatores geológicos se transformam em vida: das tartarugas gigantes do rio Trombetas, na Amazônia brasileira, aos vulcões havaianos; das ilhas de maré nas Bahamas à gélida Ilha Ellesmere; de lobos árticos rondando paisagens iluminadas pela Lua à pequenina rã-da-floresta, que passa o inverno congelada e voltam à vida na primavera; dos tentilhões-vampiros de Galápagos que bebem o sangue de outras aves aos flamingos africanos que se reúnem aos milhares em um gigantesco lago vulcânico. 

Dedicado aos vulcões, o primeiro episódio revela que 80% da terra firme, o solo fértil e o ar que respiramos são produtos, mesmo que indiretos, da atividade vulcânica. Com foco no astro-rei, o Sol, o segundo episódio mostra que a vida em nosso planeta é movida a energia solar – cada parte da superfície recebe 4.380 horas de luz do Sol por ano, mas em intensidades diferentes: uma variação que é definitiva para os biomas.

O terceiro episódio mostra a água doce como recurso vital que moldou as formas de vida em nosso planeta. De toda a água da Terra, apenas 3% é doce e quase a totalidade dela está congelada nos pólos ou em aquíferos subterrâneos. Apenas uma pequena fração da água do nosso planeta forma rios e lagos, onde pode ser acessada pela biodiversidade – como é o caso da bacia amazônica e suas tartarugas gigantes. 

Os oceanos são o assunto do quarto episódio. Ocupando dois terços da superfície da Terra, eles são o maior dos ecossistemas e oferecem recursos para muitos outros: metade do oxigênio em nossa atmosfera vem deles, que também são o lar de até 80% de toda a vida e fonte de alimento para cerca de três bilhões de pessoas.

Em seu último episódio, UM PLANETA PERFEITO analisa o impacto dramático de uma tão recente quanto devastadora força da natureza: a humanidade. Considerando-se o tempo dos eventos geológicos, nós, a humanidade, somos recém-chegados à Terra; no entanto, produzimos efeito catastrófico sobre a vida em todo o planeta; o episódio procura alternativas que poderiam restaurar o equilíbrio ecológico. 
UM PLANETA PERFEITO é uma produção da Silverback Films para a BBC e Discovery, coproduzida com a Tencent Penguin Pictures, ZDF, China Media Group CCTV9, France Televisions e The Open University. 

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato