''Cineastas do Real'', programa apresentado por Amir Labaki no Canal Brasil, vira Podcast

Divulgação

Os fãs do cinema documental já podem revisitar a primeira temporada de ''Cineastas do Real'', programa apresentado por Amir Labaki no Canal Brasil, em um novo formato: o conteúdo foi adaptado para o formato de podcast e está disponível nas plataformas digitais a partir de hoje, 03/11. Na atração, Amir Labaki busca entender as motivações por trás de importantes documentários e vasculha detalhes da filmografia de seus realizadores. Fundador e curador do Festival É Tudo Verdade, dedicado ao gênero, Amir tem uma relação muito próxima com essa vertente e recebe, no programa, consagrados documentaristas brasileiros para conversas sobre o universo do cinema real.

“O podcast “Cineastas do Real” oferece entrevistas emblemáticas com os principais documentaristas brasileiros. Nosso objetivo é levar esse conteúdo tão rico ao maior número de pessoas, para democratizar a cultura e celebrar o nosso cinema. Temos o prazer de comemorar mais um lançamento com nosso parceiro de longa data Amir Labaki”, celebra Gesiele Vendramini, gerente de negócios, produção e digital do Canal Brasil.

A seleção escolhida por Labaki para a primeira temporada do programa traz cineastas fundamentais da história do nosso cinema de realidade. Helena Solberg relembra os detalhes de filmes como “Banana is my Business” (1995) e “Vida de Menina” (2004), Silvio Tendler fala sobre as três maiores bilheterias brasileiras de documentários da história, “O Mundo Mágico dos Trapalhões” (1981), “Jango” (1984) e “Os Anos JK” (1980). Dono de mais de 70 prêmios internacionais, Silvio Back comenta os bastidores de “Lost Zweig” (2002) e “A Guerra dos Pelados” (1970). A lista de convidados traz ainda Jorge Bodansky, João Batista e Carlos Nader, entre outros.

No episódio de estreia, o cineasta Vladimir Carvalho conta um pouco de sua história desde quando, ainda na Paraíba, conheceu o longa “Man of Aran” (1934), de Robert J. Flaherty. “Foi um choque positivo, extraordinário. Fiquei com aquilo na cabeça por anos”, conta o diretor que foi assistente de Linduarte Noronha, em “Aruanda”, seu primeiro trabalho no cinema ainda na década de 50. Vladimir e o anfitrião Amir falam de como esse filme foi importante como influência para o Cinema Novo desenvolver e trilhar um caminho estético próprio e como o olhar nordestino do diretor sempre fez a diferença.  “Eu saí da Paraíba, mas o nordeste não saiu de mim. Tem um caminho autobiográfico no meu trabalho”, conta Vladimir.

Amir Labaki - fundador e diretor do “É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários” - foi também diretor do Museu da Imagem e do Som de São Paulo e membro do rol de críticos do Festival Internacional de Documentários de Amsterdã (Holanda), o principal evento mundial dedicado ao gênero. Desde 2004 é curador da faixa de documentários “É Tudo Verdade”, no Canal Brasil.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato