Fast Fashion é o tema do próximo CNN Soft Business

Divulgação

O CNN Soft Business, que vai ao ar na próxima quinta-feira (18), às 22h30min, aborda um segmento muito lucrativo: o mercado de moda rápida, também conhecido por fast fashion. Trata-se de um setor tão lucrativo que, mesmo durante a pandemia, as três maiores marcas de fast fashion do Brasil (Renner, Riachuelo e C&A) tiveram uma receita líquida de R$ 18 bilhões. 

Afinal, qual a importância e o que são as fast fashion? Para entender melhor isso, os apresentadores Phelipe Siani e Fernando Nakagawa conversam com a influenciadora digital e empresária Camila Coutinho. ”A moda, que era uma coisa tão exclusiva há algumas décadas, sofre, com o fast fashion, uma certa democratização”, avalia ela. “Isso significa trazer informação e produtos que todo mundo pode consumir, mais ou menos ao mesmo tempo. Você não fica tão excluído da moda, porque ela é excludente. Isso deixou seu consumo mais horizontal.“ 

Mesmo assim, o mundo da moda e o mercado de fast fashion sofrem duras críticas por conta de seus meios de produção. Para refletir sobre tais críticas, os apresentadores também entrevistam a especialista em negócios de varejo de moda Marília Carvalhinha. ”A moda sempre foi muito fragmentada em termos de produção”, considera Marília. “A última pessoa encarregada de pegar certa produção tem mais pressão para ter custo baixo ou a própria marca já não consegue enxergar se essas práticas produtivas estão sendo adequadas, se os funcionários estão sendo tratadas de maneira justa.“  

Um tema que será abordado no programa é o mercado de plant based, em ascensão do Brasil. A atração explica sobre o ‘okara’, um resíduo da soja, que a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), está utilizando para desenvolver uma tecnologia e, assim, conseguir aproveitar esta sobra na produção de alimentos à base de plantas. Um relatório global mostra que os flexitarianos – aquelas pessoas que não são nem totalmente vegetarianas, nem somente carnívoras – representam 23% da população.

Ainda no assunto das novas tecnologias, o CNN Soft Business também fala sobre o metaverso. Essa tecnologia tem como objetivo a fusão de elementos do mundo real com elementos do mundo virtual, indo desde filtros fofos que mudam os rosto das pessoas, até mesmo a hologramas.  Mark Zuckerberg anunciou recentemente a mudança do nome de sua empresa, o Facebook, para Meta, fazendo uma alusão a esse universo. 

*O CNN Soft Business vai ao ar semanalmente às quintas-feiras (22h30min), com reprise no sábado (17h15), domingo (02h20 e 21h) e segunda-feira (00h45).  

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato