''Mulher'' e ''homem'' vão desaparecer do mapa?: Linhas Cruzadas debate questões de gênero nesta quinta-feira

Créditos: Mariana Carvalho

Nesta quinta-feira (11/11), a jornalista Thaís Oyama e o filósofo Luiz Felipe Pondé embarcam em uma conversa ao redor das questões que envolvem os gêneros. Durante a edição do Linhas Cruzadas, os apresentadores tratam de temas relacionados à identidade sexual e mudanças na linguagem. Na TV Cultura, o programa vai ao ar a partir das 22h.

Será que as palavras "mulher" e "homem" vão desaparecer do mapa? A indagação é um dos fios condutores da edição que parte do gancho de uma publicação recente na renomada revista científica Lancet. Thaís e Pondé debatem a credibilidade da ideia de que não se deve atribuir vínculo semântico às palavras "menstruação" e "mulheres" a partir do termo "pessoas que menstruam" utilizado pelo veículo.

Durante a edição, ambos discutem os conflitos entre movimentos sociais que envolvem as mudanças linguísticas em função do gênero e o filósofo pontua: "De repente vira uma disputa linguística (...) mas esse é o preço de investir numa esquerda que é paranoicamente linguística." Thaís pontua que o "furor" das mudanças linguísticas irá se acalmar e que exageros serão limitados.

Além disso, o programa questiona se existe de fato o tal do instinto materno ou se este é mais um conceito que nasce das diversas construções sociais criadas para garantir que os gêneros continuem a fazer o que se espera deles. Por fim, a conversa segue para o questionamento da possibilidade de construir um mundo melhor a partir da linguagem.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato