TV Brasil homenageia pianista Nelson Freire neste domingo

Divulgação

Em tributo ao pianista Nelson Freire, que faleceu na última segunda-feira (1/11), aos 77 anos, a TV Brasil apresenta uma edição especial do programa Partituras neste domingo (7), às 22h30.

A produção mostra, com exclusividade, a última performance realizada pelo artista, no Rio de Janeiro, na Sala Cecília Meireles, em 19 de março de 2018. Ele interpretou obras de Frédéric Chopin no recital que em homenagem à cantora e virtuose violonista amazonense Olga Praguer Coelho.

Além do célebre pianista Nelson Freire, que fechou o espetáculo, o concerto ainda contou com a apresentação dos violonistas Fábio Zanon e Marcia Taborda e da soprano Rosana Lamosa. A Rádio MEC fez transmissão ao vivo do musical.

O repertório reúne composições históricas da própria Olga Praguer Coelho além de canções de personalidades nacionais, como Heitor Villa-Lobos e Francisco Mignone, e de autores internacionais, como o espanhol Manuel de Falla.

Com direção de Enio Puello, essa edição do Partituras teve a participação da jornalista e apresentadora Bia Aparecida que fez as entrevistas com os músicos para o programa da emissora pública.

Brilhante trajetória de Nelson Freire

Reverenciado pelo público e pela crítica, Nelson Freire era considerado um dos maiores pianistas do mundo. O artista mineiro teve seu talento reconhecido no país e no exterior com diversos prêmios da música que o consagraram.

O pianista começou a tocar cedo, ainda na primeira infância, com três anos, e fez seu primeiro recital aos cinco. Em apoio ao jovem prodígio, a família se mudou para o Rio de Janeiro. Aos 12 anos, Nelson Freire estava estudando na Europa e com 15 anos já realizava concertos. Ele se apresentou em dezenas de países.

Durante sua trajetória, ele acompanhou algumas das melhores orquestras do mundo. Nelson Freire se tornou um dos grandes intérpretes de clássicos da música erudita como Beethoven e Chopin. Ainda fez gravações marcantes de Schumann, Brahms e compositores brasileiros.

Além das apresentações ao vivo, pelas quais tinha predileção, Nelson Freire ainda registrou seu talento em dezenas de álbuns em sua extensa discografia. O mais recente foi "Encores", projeto lançado em outubro de 2019.

O artista fez parcerias notáveis com a pianista argentina Martha Argerich. Eles compartilharam o teclado em diversas oportunidades. A amiga participou do filme realizado em 2003 pelo cineasta João Moreira Salles. Nelson Freire foi homenageado no premiado documentário que levou seu nome.

Anderson Ramos

Um site sobre TV paga com as principais noticias envolvendo o setor, e suas principais operadoras. Além das novidades dos canais e streamings! facebook twitter instagram

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem