'Cine Marrocos', vencedor de Festivais dentro e fora do país, é destaque na GloboNews

Divulgação Globo

Grande vencedor de 2019 do É Tudo Verdade, maior festival de documentários da América Latina, o filme 'Cine Marrocos' será exibido neste domingo, a partir das 23h, na faixa especial da GloboNews. O filme de Ricardo Calil mostra a ocupação artística e social do Cine Marrocos, cinema histórico abandonado em São Paulo, por integrantes de grupos excluídos. O longa também foi premiado com o Golden Dove, na categoria Next Master no DOK Leipzig, festival de documentários mais antigo do mundo, na Alemanha, em 2018; Melhor Documentário no FICG – Festival Internacional de Cinema de Guadalajara, no México, em 2019; e selecionado para o Festival Internacional del Nuevo Cine Latinoamericano, em Havana, e o DocAviv – Festival Internacional de Documentários de Tel Aviv, em Israel, em 2019.
 
As filmagens da produção chegaram no cinema quando o hall e o prédio acima dele estavam ocupados por cerca de 2 mil moradores de 17 países, entre brasileiros sem-teto, imigrantes latino-americanos e refugiados africanos. A sala de cinema, porém, permanecia fechada. “Como não existe nada mais melancólico do que um cinema abandonado, nós decidimos reabrir a sala com a ajuda dos moradores da ocupação”, diz o diretor Ricardo Calil. Em 1954, ano do quarto centenário da cidade de São Paulo, o Marrocos foi o quartel-general do I Festival Internacional de Cinema do Brasil e exibiu clássicos como “Noites de Circo” (Ingmar Bergman), “Crepúsculo dos Deuses” (Billy Wilder), “A Grande Ilusão” (Jean Renoir), “Júlio César” (Joseph Mankiewicz) e “Pão, Amor e Fantasia” (Luigi Comencini). Muitos moradores do ‘Cine Marrocos’ assistiram a um filme na tela grande pela primeira vez nas suas vidas, no cinema que lhes servia de casa.
 
Desde 2014, a GloboNews já produziu mais de 70 documentários com a Globo Filmes, com o Canal Brasil e, mais recentemente, com o Globoplay. Títulos que mereceram indicações em vários festivais nacionais e internacionais e a prêmios como o Emmy Internacional (com o documentário 'Torre de David' em 2015, com 'Síria em Fuga' em 2016, 'Aliados' em 2020 e ‘Cercados’ em 2021). A lista inclui ainda renomadas produções como: 'Cidades Fantasmas', 'Libelu – Abaixo a Ditadura' e 'Cine Marrocos' – também vencedoras do Festival É Tudo Verdade –, e 'Marinheiro das Montanhas’, único filme brasileiro selecionado para o Festival de Cannes de 2021. 

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato