'Mistura Paulista' explora o multicultural Bom Retiro e as particularidades de Itaquera no último episódio

Divulgação Globo

Nas últimas semanas, o 'Mistura Paulista' percorreu bairros tradicionais de São Paulo para mostrar os costumes e as tradições desses lugares, que ficaram adormecidos durante a pandemia. As jornalistas Denise Thomaz Bastos e Luiza Vaz visitaram lugares surpreendentes e se emocionaram com histórias de pessoas que contribuem de alguma forma para impulsionar a cultura da região. Neste sábado, dia 18, o quarto e último episódio do programa mostra as particularidades de Itaquera, na Zona Leste da capital, que tem um parque de diversões, e do Bom Retiro, no Centro da cidade, que se destaca por projetos sociais que ajudam dependentes químicos, além de ruas tradicionais que são destaque fora do Brasil. 
 
A revista cultural britânica Time Out percorreu grandes cidades globais para explorar bairros e ruas e permitir que os visitantes descubram lugares que estejam sendo frequentados pelos moradores mais antenados, que fogem dos destinos turísticos tradicionais. Essa pesquisa deu origem a uma lista dos “bairros mais cool do mundo” e entre eles, no ranking final, está o Bom Retiro, na região da Luz. A repórter Luiza Vaz vai até lá para conhecer a Rua Três Rios, referência como polo gastronômico internacional e reduto dos mais variados tipos de comércio. “O Bom Retiro é um bairro de muita mistura. De nacionalidades, culturas, opções gastronômicas, histórias, superação e acolhimento. Como muita gente que vive na cidade, eu conhecia muito a parte do comércio do Bom Retiro, mas pude explorar outras realidades e opções. Foi muito especial. Espero que as pessoas gostem e se sintam instigadas a também explorar além do óbvio”, adianta Luiza Vaz.
 
Já Denise Thomaz Bastos sai um pouco das ruas para conhecer o Parque de Diversões Marisa, que iniciou suas atividades em 1973 e está na ativa até hoje. De lá para cá, o espaço foi renovado, ganhou atrações, mas sempre mantendo o clima familiar que predomina entre os visitantes. Ela também conheceu a região o Projeto Birico, que reúne dezenas de artistas em situação vulnerável produzindo e vendendo arte das ruas. “Itaquera é muito grande, um lugar recheado de arte e cultura. Conheci a Jennifer Nascimento, atriz, cantora e apresentadora, que nasceu na Cohab e me mostrou o quanto  Itaquera foi importante para ela se tornar o talento que é hoje. Em outra Cohab, encontrei a Okupação Coragem, que incentiva a cultura em pelo menos 13 coletivos. É um espaço  incrível, que ajuda os moradores e artistas  do território  a se desenvolverem. Na Cidade Líder, também em Itaquera, vendi ovos com o Valtinho, que mora há 45 anos na região e tira seu sustento das ruas do bairro. E, para fechar, uma noite de diversão, bons encontros e muita comida no Parque Marisa, que está 35 anos  no mesmo local e é conhecido por todos da Zona Leste”, resume Denise. 
 
O quarto e último episódio do ‘Mistura Paulista’ vai ao ar na tarde de sábado, dia 18, logo após o ‘Jornal Hoje’, apenas para a Região Metropolitana de São Paulo.
Anderson Ramos

Um site sobre TV paga com as principais noticias envolvendo o setor, e suas principais operadoras. Além das novidades dos canais e streamings! facebook twitter instagram

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem