'Mistura Paulista' explora o multicultural Bom Retiro e as particularidades de Itaquera no último episódio

Divulgação Globo

Nas últimas semanas, o 'Mistura Paulista' percorreu bairros tradicionais de São Paulo para mostrar os costumes e as tradições desses lugares, que ficaram adormecidos durante a pandemia. As jornalistas Denise Thomaz Bastos e Luiza Vaz visitaram lugares surpreendentes e se emocionaram com histórias de pessoas que contribuem de alguma forma para impulsionar a cultura da região. Neste sábado, dia 18, o quarto e último episódio do programa mostra as particularidades de Itaquera, na Zona Leste da capital, que tem um parque de diversões, e do Bom Retiro, no Centro da cidade, que se destaca por projetos sociais que ajudam dependentes químicos, além de ruas tradicionais que são destaque fora do Brasil. 
 
A revista cultural britânica Time Out percorreu grandes cidades globais para explorar bairros e ruas e permitir que os visitantes descubram lugares que estejam sendo frequentados pelos moradores mais antenados, que fogem dos destinos turísticos tradicionais. Essa pesquisa deu origem a uma lista dos “bairros mais cool do mundo” e entre eles, no ranking final, está o Bom Retiro, na região da Luz. A repórter Luiza Vaz vai até lá para conhecer a Rua Três Rios, referência como polo gastronômico internacional e reduto dos mais variados tipos de comércio. “O Bom Retiro é um bairro de muita mistura. De nacionalidades, culturas, opções gastronômicas, histórias, superação e acolhimento. Como muita gente que vive na cidade, eu conhecia muito a parte do comércio do Bom Retiro, mas pude explorar outras realidades e opções. Foi muito especial. Espero que as pessoas gostem e se sintam instigadas a também explorar além do óbvio”, adianta Luiza Vaz.
 
Já Denise Thomaz Bastos sai um pouco das ruas para conhecer o Parque de Diversões Marisa, que iniciou suas atividades em 1973 e está na ativa até hoje. De lá para cá, o espaço foi renovado, ganhou atrações, mas sempre mantendo o clima familiar que predomina entre os visitantes. Ela também conheceu a região o Projeto Birico, que reúne dezenas de artistas em situação vulnerável produzindo e vendendo arte das ruas. “Itaquera é muito grande, um lugar recheado de arte e cultura. Conheci a Jennifer Nascimento, atriz, cantora e apresentadora, que nasceu na Cohab e me mostrou o quanto  Itaquera foi importante para ela se tornar o talento que é hoje. Em outra Cohab, encontrei a Okupação Coragem, que incentiva a cultura em pelo menos 13 coletivos. É um espaço  incrível, que ajuda os moradores e artistas  do território  a se desenvolverem. Na Cidade Líder, também em Itaquera, vendi ovos com o Valtinho, que mora há 45 anos na região e tira seu sustento das ruas do bairro. E, para fechar, uma noite de diversão, bons encontros e muita comida no Parque Marisa, que está 35 anos  no mesmo local e é conhecido por todos da Zona Leste”, resume Denise. 
 
O quarto e último episódio do ‘Mistura Paulista’ vai ao ar na tarde de sábado, dia 18, logo após o ‘Jornal Hoje’, apenas para a Região Metropolitana de São Paulo.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato