''Universo Karnal'' pergunta: onde está a felicidade?

Divulgação

Há quem se considere feliz em qualquer circunstância e também aqueles que nunca se dão por satisfeitos. Por que a felicidade é tão diferente para cada pessoa? O programa ''Universo Karnal'' deste sábado, dia 25/12 (23h), na CNN Brasil, vai atrás das respostas. O episódio "Onde está a felicidade?'' mostra por que a felicidade é algo individual, pessoal e intransferível.

O historiador Leandro Karnal explica que a ideia de felicidade não é algo recente e as reflexões sobre o assunto acompanham o ser humano há séculos. “Feliz é quem tem corpo são e forte, boa sorte e alma bem formada, segundo a definição do filósofo Tales de Mileto, a referência filosófica mais antiga que se tem de felicidade”, afirma Karnal. Mas o mundo mudou. “A definição de felicidade evoluiu com o tempo e pode variar entre diferentes povos e culturas.", alerta o historiador.

O ''Universo Karnal'' traz exemplos dessas diferenças, convidando pessoas que são declaradamente felizes para dar sua opinião. Quem não conhece o gari que ficou famoso no carnaval carioca e viajou pelo mundo sambando com uma vassoura? Renato Luiz Feliciano ‘Sorriso' é a cara da felicidade. “A minha vassoura, quando está na minha mão, causa uma bênção de Deus”, afirma o passista. Para ele, que sempre teve um sorrisão antes da fama, “ser feliz é um dom natural”.

Uma casa limpa, bem organizada e iluminada aumenta o bem estar e, como consequência, a felicidade. O técnico em meio ambiente, Sidnei Campos Rodrigues, é voluntário em uma ONG que pinta casas para quem não pode pagar. “A felicidade está nas nossas boas realizações”, diz ele.

O programa também explica por que os abraços são fonte de felicidade. A ciência já provou que abrir os braços para o outro faz bem para o corpo porque ativa hormônios, evita doenças graves e aumenta o tempo de vida.

O que faz uma vida mais leve, mais feliz, não depende de um único fator. “Mas sim, de pilares básicos, como ter saúde, amor e condições financeiras capazes de suprir, pelo menos, as necessidades básicas”, afirma Karnal.

A felicidade pode estar na luz interior, na leitura de um bom livro, na conexão com os filhos e até com desconhecidos. E para você, onde está a felicidade?

* ''Universo Karnal'' vai ao ar todos os sábados (23h), com reprise aos domingos (23h15).

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato