Ad Code

O antropólogo David Nemer é o convidado do ''CNN Nosso Mundo''

Divulgação

O ''CNN Nosso Mundo'' deste sábado, 26 de março (12h),  é o último com o quarteto de apresentadoras formado por Luciana Barreto, Thais Herédia, Rita Wu e Lia Bock. A partir da próxima edição, chegam à equipe Glória Vanique e Letícia Vidica para substituir Luciana e Thais.  O programa avança com a série especial sobre a guerra na Ucrânia, trazendo como convidado o antropólogo brasileiro David Nemer,  professor do Departamento de Estudos de Mídia na Universidade de Virgínia (EUA).

Autor dos livros “Tecnologia do Oprimido: desigualdade e o mundano digital nas favelas do Brasil” e “Favela Digital: o outro lado da tecnologia”,  Nemer participa do programa de forma remota, diretamente dos Estados Unidos. Ele fala sobre a guerra em tempos de hiperconectividade e redes sociais  e debate outros temas afins como fake news e  ciberataques. 

"A guerra cibernética também tem sido planejada”, afirma o antropólogo. Segundo ele, “hoje nós temos uma guerra cibernética onde não há um inimigo declarado, são várias possibilidades de inimigos a serem atacados." David Nemer explica que a Ucrânia virou o campo de teste de guerra cibernética da Rússia e  alvo principal de Putin.

Para o antropólogo,  o vencedor de uma guerra é aquele que vai contar a história final. “Narrativa nada mais é do que um esforço para fazer valer a sua visão e o maior medo do Putin é que a narrativa pró-Ocidente se espalhe pela Rússia”, analisa.  

Nemer declara que não tem boas perspectivas quanto às  fake news nos próximos meses no Brasil. “A utilização de fake news vai ser amplificada nas eleições de 2022, já estão sendo produzidas e circulando. Vai ser bem pior do que 2018”, alerta. 

David Nemer também demonstra pessimismo quanto às redes sociais. “O mundo virtual amplifica as opressões do mundo real”, constata. E conclui: “Vale a pena deixarmos tudo conectado? Eu acho que não, algumas coisas precisam ficar desconectadas.”

O ''CNN Nosso Mundo'' vai ao ar sábado ao meio-dia.

Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code