Conheça a biografia e a obra de Lygia Fagundes Telles no TamanduaTV e no Curta!On no NOW e na internet

Divulgação

A premiada obra literária da escritora Lygia Fagundes Telles, que morreu no domingo, 3, aos 98 anos, é tema de episódios de duas séries documentais — "Imortais da Academia" e "Mestres da Literatura" — que podem ser vistas nas plataformas de streaming TamanduaTV (tamandua.tv.br), Curta!On – Clube de Documentários no NOW (da Claro/NET) e na internet (curtaon.com.br). Celebrada por seus romances e contos, Lygia foi membro da Academia Brasileira de Letras (ABL) e ganhadora dos mais importantes prêmios de literatura em língua portuguesa, como o Jabuti e o Camões.

No episódio "Cadeira 16: Gato na cadeira de veludo azul", da série "Imortais da Academia", os escritores Antonio Dimas e Lya Luft dão depoimentos sobre o estilo de Lygia. "Por que ler a Lygia?", pergunta Lya, para responder em seguida: "Primeiro para ter uma extraordinária e encantadora lição de linguagem. Você começa a amar mais a sua língua, se ler a Lygia. Segundo, para penetrar num universo em que se vasculha a alma humana de uma maneira muito perspicaz, muito sofisticada, muito fina e muito humana". Por sua vez, Dimas chama atenção dos leitores para o foco das narrativas: "Ela vai no detalhe. Esse narrador da Lygia vai sempre no mais inesperado". A série, de 2018, é dirigida por Belisario Franca.

No episódio batizado com o nome da escritora na série "Mestres da Literatura", de 2007, conhecemos mais da biografia de Lygia, desde os tempos de estudante, vemos trechos de entrevistas dadas por ela a canais de TV e acompanhamos sua carreira desde o lançamento do primeiro livro de contos. No início dos anos 1940, ela fez faculdades de Educação Física e Direito e podemos ouvir, em suas próprias palavras, a influência que essa educação teve sobre sua escrita: "Eu aprendi muito na Faculdade de Direito sobre as desigualdades sociais, os sentimentos de justiça e liberdade". Em seu primeiro romance, "Ciranda de Pedra", ousou ao colocar uma personagem lésbica. O ano era 1954. "Eu era muito jovem quando escrevi 'Ciranda de Pedra'. Eu estava casada nesse tempo e perguntei ao meu marido... tem tanto preconceito com as lésbicas... e ele disse: mas ela é? Então, siga adiante!", conta Lygia numa das entrevistas resgatadas pelo diretor da série, Bruno Carneiro.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato