Documentário da TV Cultura foca na situação dos indígenas e seus direitos ancestrais à terra

Divulgação TV Cultura

Neste domingo (24/4), a TV Cultura exibe o documentário inédito Guerreiros do Jaraguá, 522 Anos de Luta!. A atração ilumina discussões sobre a atual situação dos indígenas no Brasil e seus direitos ancestrais à terra. Com produção do Jornalismo da TV Cultura, o longa parte do universo da Aldeia Indígena do Jaraguá, em São Paulo. Vai ao ar a partir das 16h30.
 
Através de um relato experimental, o documentário mostra os percalços e conquistas do povo instalado na região noroeste de São Paulo. A narrativa aborda a chegada aos pés do Pico do Jaraguá e os entraves com os Juruá - maneira como os Guarani se referem ao homem branco - há 522 anos.
 
Entre as três mais importantes rodovias do país - Anhanguera, Bandeirantes e Rodoanel Mário Covas - a região, estratégica para distribuição de mercadorias, enfrentou inúmeras invasões territoriais e simbólicas ao longo do anos. No longa, é possível reconhecer tais dificuldades e enxergar a história à contrapelo.
 
Por fim, a atração procura mostrar o modo de vida simples de um povo conhecido por sua diplomacia e que enfrentou, da maneira que foi possível, o avanço das invasões. ilegalidades e sua luta para manter a floresta em pé e contra o Marco Temporal, em discussão no STF (Supremo Tribunal Federal). Guerreiros do Jaraguá, 522 anos de luta! demonstra a relação de fé da Aldeia com seu Deus, Nhanderú, rituais de purificação, o papel dos anciãos na transmissão do conhecimento, das tradições e da história dos Guarani ao longo dos séculos nas terras sagradas.

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato