Ad Code

Documentário da TV Cultura foca na situação dos indígenas e seus direitos ancestrais à terra

Divulgação TV Cultura

Neste domingo (24/4), a TV Cultura exibe o documentário inédito Guerreiros do Jaraguá, 522 Anos de Luta!. A atração ilumina discussões sobre a atual situação dos indígenas no Brasil e seus direitos ancestrais à terra. Com produção do Jornalismo da TV Cultura, o longa parte do universo da Aldeia Indígena do Jaraguá, em São Paulo. Vai ao ar a partir das 16h30.
 
Através de um relato experimental, o documentário mostra os percalços e conquistas do povo instalado na região noroeste de São Paulo. A narrativa aborda a chegada aos pés do Pico do Jaraguá e os entraves com os Juruá - maneira como os Guarani se referem ao homem branco - há 522 anos.
 
Entre as três mais importantes rodovias do país - Anhanguera, Bandeirantes e Rodoanel Mário Covas - a região, estratégica para distribuição de mercadorias, enfrentou inúmeras invasões territoriais e simbólicas ao longo do anos. No longa, é possível reconhecer tais dificuldades e enxergar a história à contrapelo.
 
Por fim, a atração procura mostrar o modo de vida simples de um povo conhecido por sua diplomacia e que enfrentou, da maneira que foi possível, o avanço das invasões. ilegalidades e sua luta para manter a floresta em pé e contra o Marco Temporal, em discussão no STF (Supremo Tribunal Federal). Guerreiros do Jaraguá, 522 anos de luta! demonstra a relação de fé da Aldeia com seu Deus, Nhanderú, rituais de purificação, o papel dos anciãos na transmissão do conhecimento, das tradições e da história dos Guarani ao longo dos séculos nas terras sagradas.

Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code