Ad Code

Estação Livre desta sexta-feira (15/4) se dedica à luta dos indígenas

Divulgação/Lara Asano

Nesta sexta-feira (15/4), o Estação Livre conversa sobre a luta dos povos indígenas. Tendo como ponto de partida o Acampamento Terra Livre, que aconteceu recentemente em Brasília, a atração apresentada por Cris Guterres aproxima a luta dos povos originários à luta da população negra. Discute demarcação de terras, acesso à saúde e respeito à ancestralidade. Na TV Cultura, vai ao ar a partir das 22h.

Em um debate importante sobre assuntos comuns aos povos que, desde a colonização, foram marginalizados dos direitos fundamentais, o programa tem como convidados o psicólogo e professor da USP Danilo Silva Guimarães e a artista visual Moara Tupinambá.

A atração conta com reportagens dedicadas ao fluxo de água e abastecimento fluvial da Aldeia Itakupe, também trata sobre manifestações artísticas encabeçadas pelo TePI (Teatro e os Povos Indígenas) e alfabetização de crianças indígenas da Aldeia Tapirema, que sofrem com a falta de materiais didáticos de sua língua nativa.

Além disso, mostra o trabalho da ativista socioambiental Daniela Silva, que se dedica ao estímulo do convívio social e ambiental da comunidade atingida pela construção da usina de Belo Monte. Em uma conversa múltipla, a atração ainda discute o acesso recente à saúde conquistado por algumas aldeias, obstáculo escancarado pela pandemia, e dedica reportagens às artes visuais e rap desenvolvidos por outras comunidades.

Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code