Ad Code

O 'Conversa com Bial' de hoje, dia 19, é com o líder e escritor indígena Ailton Krenak

Divulgação Globo

Hoje, dia 19 de abril, o 'Conversa com Bial' exibe um encontro especial de Pedro Bial com o líder e escritor indígena Ailton Krenak, da etnia crenaque. Ailton recebeu Bial perto da aldeia onde mora, às margens do Rio Doce, em Minas Gerais, quase na divisa com o Espírito Santo. Tendo como cenário a natureza exuberante do lugar, eles conversam sobre a vida perto do rio, totalmente modificada desde o desastre de Mariana, em 2015; a atuação política de Ailton; e sua primeira visita a Portugal, entre outros assuntos.
 
Ailton é autor dos best-sellers “Ideias para adiar o fim do mundo” e “A vida não é útil”, que, juntos, já venderam mais de 200 mil exemplares. Bial explora ainda as palestras homônimas aos livros que o escritor tem feito dentro e fora do país; e a relação dele com a escrita e o discurso.
 
E, por falar em discurso, o programa mostra uma cena emblemática de Ailton: sua fala na Assembleia Constituinte, em 1987, em que, vestindo num terno branco, pinta o rosto de preto enquanto protesta pelos direitos indígenas. Sobre o episódio, ele comenta: “Dez anos depois, me disseram ‘você fez uma performance’, aí eu fui atrás do sentido dessa palavra, e falei ‘incrível, não sabia que estava fazendo uma performance'", diz.
 
Com direção artística de Monica Almeida, o ‘Conversa com Bial’ vai ao ar na TV Globo de segunda a sexta, após o ‘Jornal da Globo’. O programa também é exibido no canal internacional da Globo e em simulcast no Globoplay. As entrevistas também podem ser acompanhadas no podcast ‘Conversa com Bial’, disponível no Globoplay ou em qualquer plataforma de áudio.

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Todas as homenagens feitas nesse dia,deveriam ser diárias, permanentes. Aos donos da terra. Terra mãe.

    ResponderExcluir
  2. Todas as homenagens feitas nesse dia,deveriam ser diárias, permanentes. Aos donos da terra. Terra mãe.

    ResponderExcluir

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Ad Code