Prazer como sentido da vida é tema do Linhas Cruzadas desta quinta

Divulgação/Thales de Lima do Nascimento

O Linhas Cruzadas desta quinta-feira (28/4) levanta reflexão acerca do prazer como sentido da vida. Apresentado por Luiz Felipe Pondé e Thaís Oyama, vai ao ar a partir das 22h, na TV Cultura.
 
No primeiro bloco, o enfoque é a visão da filosofia epicurista. Pondé afirma que o entendimento de prazer do epicurismo é "um prazer sob medida". “Sexo também é um prazer. Mas isso não significa que se deve passar a vida inteira querendo transar o tempo todo”, completa.
 
A edição também reflete sobre a efemeridade e o desprazer. “Muitos filósofos e muitas pessoas entendem que o prazer é o sentido da vida. (...) Mas não há consenso”, afirma Pondé. “Os filósofos que defendem a vida estética são continuamente criticados dizendo que tomar a vida estética, ou seja, o prazer, as boas sensações como sentido da vida, é você tornar a pessoa escrava de querer cada vez mais sensações. E isso faria com que você acabasse sentindo desprazer”, acrescenta.
 
Rumo ao final da edição, Thaís questiona Pondé sobre o que é o prazer sem efeito especial. “É um prazer que não seja carregado de muitas expectativas de realização”, diz o filósofo. E exemplifica comentando que o prazer com efeito especial é aquele em que você "faz uma comida especial, uma mesa especial, põe música especial, veste roupa especial".

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site ideal para quem quer ficar por dentro das novidades do mundo da televisão. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que traz uma cobertura completa da TV, pra você não perder nada. facebook instagram twitter youtube whatsapp telegram bluesky threads

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato