'Conversa com Bial’ de hoje (23) explica a função das pesquisas eleitorais

Divulgação Globo

Pedro Bial recebe hoje, dia 23, no 'Conversa com Bial', especialistas em pesquisa eleitoral para explicarem o que para muita gente é difícil de entender: como funcionam e como podem ajudar o eleitor. Antonio Lavareda, cientista político e presidente do IBESPE, e Mauro Paulino, diretor do Datafolha por 30 anos e estreante como comentarista da Globonews, colocam toda experiência que têm em pesquisa para responderem questões como probabilidade de erros e acertos, e a confiabilidade dos resultados.
 
Lavareda aborda a função das pesquisas, a que de fato elas servem: “As pesquisas não devem ser vistas como prognósticos dos resultados nas urnas. Elas medem o momento em que são realizadas, mesmo que na véspera das eleições. São intenções de voto, e as intenções podem mudar. Frequentemente são utilizadas por alguns eleitores para modificar a intenção anterior de voto, que é o chamado ‘voto estratégico’ ou ‘voto útil’. Este voto é aquele que quando o eleitor vê que seu candidato não tem nenhuma chance, ele vota para derrotar o candidato pelo qual tem maior taxa de rejeição, e a última pesquisa é decisiva para o cálculo do desse voto”, diz.
 
Lavareda coloca ainda em discussão a obrigatoriedade do voto. Segundo ele, as eleições de 2018 tiveram altas taxas de alienação – soma de abstenções, ou seja, de pessoas que não votaram com votos em brancos e nulos. “Essa obrigatoriedade, para mim, é uma das chaves para explicar o voto aleatório, já que a pessoa é compelida a votar pela exigência legal, votando, por exemplo, em quem vai ganhar, ou o voto underdog, naquele que não tem chance de ser vitorioso”, acrescenta.
 
Sobre a legitimidade dos resultados de pesquisa, Paulino traz a necessidade da representatividade dos pesquisados: “Para que uma pesquisa seja fidedigna precisa representar o eleitorado [...]”, declara. “Há estudos que mostram que as pesquisas no Brasil são bem assertivas, e acompanham o processo eleitoral de forma muito precisa. Agora esse conceito de que a pesquisa está certa ou errada precisa ser vista com muito cuidado, porque cada vez mais os eleitores decidem os votos nos últimos momentos. Na eleição de 2018 cerca de 25% dos eleitores decidiram o voto na última semana, sendo que 12% decidiram no dia da eleição [...]. Há eleitores que avaliam e esperam até o final para decidirem o voto, e mesmo se devem aplicar ou não o ‘voto útil’”, conclui.
 
Com direção artística de Monica Almeida, o ‘Conversa com Bial’ vai ao ar na TV Globo de segunda a sexta, após o ‘Jornal da Globo’. O programa também é exibido no canal internacional da Globo e em simulcast no Globoplay. As entrevistas também podem ser acompanhadas no podcast ‘Conversa com Bial’, disponível no Globoplay ou em qualquer plataforma de áudio.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato