Guga Chacra entrevista ganhador do prêmio Pulitzer por três vezes, o jornalista Thomas Friedman

Divulgação Globo

Em entrevista exclusiva ao correspondente da GloboNews em Nova Iorque, Guga Chacra, o principal colunista de política internacional do jornal ‘The New York Times’, Thomas Loren Friedman, analisa os últimos acontecimentos da guerra na Ucrânia e os reflexos no mundo. Vencedor três vezes do prêmio Pulitzer, premiação mais importante de jornalismo dos Estados Unidos, Friedman avalia que a postura de neutralidade adotada por alguns países em relação aos conflitosé desastrosa e fortalece o presidente da Rússia, Vladimir Putin no 'GloboNews Internacional Especial' desta segunda-feira, dia 23.

“Sem dúvida, uma parte importante da população do mundo, como Brasil, Índia, China e outros, não escolheu um lado nessa guerra. Do ponto de vista dos interesses, eu até entendo. O preço da energia e dos alimentos aumentou muito por causa da guerra. Mas, no fim das contas, não existe um sistema internacional se o líder de um país pode acordar e decidir estuprar o país vizinho. A ideia de que Putin pode destituir o líder eleito democraticamente, instalar-se e reanexar a Ucrânia à Rússia, se isso não é um problema, o que impede a Argentina de resolver tirar um pedaço do Brasil? Ou de os EUA dizerem: "Cansamos dessa história de fronteira. Vamos tirar um pedaço do norte do México, jogar os refugiados lá e criar uma terra de ninguém." Se as novas regras forem essas, como teremos um sistema internacional estável? Eu até entendo algumas das reações em termos financeiros, mas em termos políticos e diplomáticos, acho isso desastroso”, afirma.

O jornalista americano disse ainda que a polarização nos Estados Unidos é preocupante e lembra o que ele presenciou no Líbano durante o período em foi correspondente em Beirute. “O grande problema nos EUA hoje é que muita gente não se sente mais em casa em sua própria casa. Os liberais dizem: "A Suprema Corte quer tirar meu direito de abortar? Saia do meu quarto.” E os conservadores dizem: "Vão tirar dinheiro da polícia? Vão me dizer o que meus filhos devem aprender sobre teoria racial e que, como brancos, devem se sentir culpados por crimes cometidos há 150 anos? Saia da minha sala de aula." E quando isso acontece, as pessoas ficam muito irritadas. Vivenciei quatro anos e meio de guerra civil no Líbano. Eu vi uma democracia multirreligiosa e multissectária desmoronar. O sistema acaba quebrando, e quando ele quebra, não dá para recuperá-lo. Fica impossível”, explica.

O colunista falou ainda sobre o impacto na economia mundial com os lockdowns frequentes na China por causa da Covid-19. Sobre as eleições no Brasil, Friedman disse que espera que o presidente que for eleito respeite e proteja a Amazônia, pelo bem do Brasil e do mundo. 

A entrevista com Thomas Friedman vai ao ar no 'GloboNews Internacional Especial', nesta segunda-feira, dia 23, às 23h30, na GloboNews.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato