Reprodução |
A importância de iniciativas para a inclusão da comunidade LGBTQIA+ no esporte é o tema do CNN NO PLURAL desta quarta-feira (29/06).
Conectado aos assuntos do mês do Orgulho LGBTQIA+ e na mesma semana em que se comemora o Dia do Orgulho LGBTQIA+, o programa aborda as várias facetas da participação esportiva para a comunidade. CNN No PLURAL é exibido durante o noticiário Prime Time, na CNN Brasil.
Um levantamento a partir de aproximadamente mil entrevistas sobre a participação de integrantes da comunidade LGBTQIA+ no esporte, feito pelo Nix Diversidade, com apoio da Nike, traz dados relevantes e que jogam mais luz para discussões sobre o assunto.
Por exemplo, 80,2% da comunidade LGBTQIA+ consideram o esporte muito importante, porém 42,8% não têm acesso a ele. De acordo com a pesquisa, 63,5% dos entrevistados relataram que já foram discriminados ou presenciaram algum membro da sua comunidade sendo discriminado ao praticar esporte.
Ainda segundo o levantamento, 63,5% das pessoas entrevistadas relataram que já foram discriminadas ou presenciaram algum membro da sua comunidade sendo discriminado ao praticar esporte.
A reportagem foca no tema da inclusão nos esportes, com destaque para coletivos de torcidas e outros meios de amparo a pessoas que sofrem opressão em um meio abertamente preconceituoso, como o futebol. O objetivo principal é dar visibilidade às ações sociais e aos atletas da comunidade, demonstrando como o preconceito na profissão afeta a vida pessoal e a sua carreira.
Um dos personagens entrevistados é William De Lucca, líder do coletivo de torcida Palmeiras Livre, que surgiu em 2013. O coletivo se encontra nos jogos e marca presença em eventos e ambientes de combate à homofobia.
Outra entrevistada é Tifanny Abreu, mulher trans e atleta do time feminino do Bauru, do interior do estado de São Paulo.
O Fadas, primeiro time de handebol de São Paulo formado por atletas da comunidade LGBTQIA+, também é abordado na reportagem.
Tags
Programação