Ad Code

Mariana e Madalena: as "vilas" que animam moradores e turistas estão no roteiro do 'Mistura Paulista' deste sábado

Divulgação Globo

Você sabia que as baratas têm uma importante função na cadeia alimentar e no equilíbrio sustentável do ambiente? Esse é um dos aprendizados do único zoológico dos insetos do Brasil, localizado na Vila Mariana, e um dos destinos do 'Mistura Paulista' dessa semana. A outra vila, Madalena, e a vida noturna agitada do bairro também estão no programa deste sábado, dia 18.
 
Na Vila Mariana, a repórter Denise Thomaz Bastos conhece o “baratódromo”. "Como os insetos são muito diversos, têm aqueles que são bons para o controle biológico, como é o caso da joaninha. Não são só pragas e coisas feias, como todos falam das baratas. Todos têm um papel dentro do meio ambiente", explica Harumi, uma das responsáveis pelo zoológico. No mesmo bairro, Denise também visita a cinemateca brasileira, que já foi um antigo matadouro da capital. O local, que já passou por um incêndio e uma inundação, reúne mais de um século da história do cinema nacional. Foi reaberto em maio e já começa a receber visitantes que têm contato com as obras de Mazzapori e Grande Otelo, alguns dos nomes famosos da sétima arte brasileira. “A cinemateca não cuida só do filme em si, ela se preocupa em tratar a biografia do filme. Temos cerca de um milhão de documentos preservados pela instituição", detalha Renato, que trabalha no local.
 
Os rituais da religião Wicca também estão no programa dessa semana, que anda passeia por uma hamburgueria toda decorada em estilo medieval, com direito a canções e figurino da época e um desafio com sanduíches para os paladares mais exóticos. Os wiccanos, como são chamados os seguidores da crença, se encontram aos fins de semana em um espaço na Vila Mariana e Denise acompanha uma dessas reuniões. "Fui convidada para participar de um dos rituais e não precisa ser bruxa, nem bruxo. Todo final de semana tem evento aqui", diz a repórter.
 
É na Vila Madalena, na Zona Oeste, que está o Beco do Batman, que entrou de vez para o circuito turístico de São Paulo. Os murais de grafite chamam a atenção pelas cores vibrantes e desenhos que servem de moldura para as fotos que vão direto para as redes sociais dos visitantes. Durante o passeio, a repórter Luiza Vaz encontra vários turistas, inclusive um grupo que veio de Israel. "É muito bonito. Eu nunca imaginei que teria um lugar como esse aqui em São Paulo”, conta o israelense, pela segunda vez na cidade. “Nos últimos anos, a Vila Madalena está passando por uma grande transformação. O que antes era um bairro de classe média baixa, agora é uma das regiões mais cobiçadas da cidade”, observa Luiza, que divide com Denise a apresentação do 'Mistura Paulista'.
 
A agitação noturna também faz sucesso no bairro. Bares, casas de shows e boates são ótimas opções para quem quer paquerar, curtir um happy hour com os amigos ou dançar. Com direito a escolha do ritmo preferido: pagode, samba, sertanejo e até salsa. “Acho que aqui é o fervo da cidade para encontrar gente de todo o lugar. Fiz muitas amizades aqui”, conta Nilda, uma das frequentadoras da Vila Madalena. Para quem curte mais o dia, também tem atração bacana: o projeto de bike tour tem ajudado quem deseja se familiarizar melhor com o bairro e descobrir cantinhos incomuns. É o caso da Jô, que veio de Belém do Pará, na região Norte do país, e tinha certa dificuldade em se locomover por São Paulo. “Passear com o bike tour me deu uma noção geográfica da cidade porque vir de fora assusta. É uma cidade grande, com um trânsito intenso. E, de bike, não. Você consegue parar e observar os prédios, as avenidas, a história do local”, comenta Jô.
                                         
O quinto episódio de ‘Mistura Paulista’ vai ao ar neste sábado, dia 18, logo após o ‘Jornal Hoje’. O programa é exibido somente para São Paulo.

Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code