Ad Code

Reportagem da TV Aparecida mostra os bastidores do Maior São João do Mundo

Divulgação

O "Arquivo A" desta quinta-feira (23/6), às 22h, vai falar sobre a Festa de São João de Campina Grande, evento que acontece no mês de junho no estado da Paraíba.

O repórter Guilherme Machado foi até Campina Grande para mostrar toda a tradição e curiosidades dessa mega festa, que faz parte da cultura nordestina e é conhecida como o maior São João do Mundo.

A produção da TV Aparecida vai mostrar a quadrilha "Escorrega, mas não cai”, que há décadas faz parte das festas juninas na Paraíba. A apresentação é uma tradição que começou de forma familiar e hoje são grandes espetáculos, com danças muito bem coreografadas e ensaiadas. A reportagem dará detalhes desse movimento artístico, que exige não apenas dança, mas também interpretação e canto, para conseguir pontos. Entre os entrevistados da quadrilha estão a presidente do grupo, Maricela Marques, o vice-presidente, Sidcley Marques, e o coreógrafo Jefferson Gomes.

Outra pauta do "Arquivo A" desta semana é sobre a demanda na venda de roupas temáticas para curtir as festas juninas, principalmente agora com a volta das festas presenciais. Entre peças, tecidos e retalhos, estão presentes também os santos padroeiros das comemorações, que ligam a história com a manutenção de tantas tradições.

Os músicos que dão o tom às festas pelo Nordeste também vão falar sobre suas experiências. O jornalista Guilherme Machado conversou com grandes nomes que fazem as músicas do São João ecoarem no Brasil inteiro: Terezinha do Acordeão, instrumentista e cantora, o cantor Jonny Garotinho e João Lacerda, músico que é filho de Genival Lacerda, falecido em 2021.

A época do São João do Nordeste também está ligada ao agronegócio. Nessa época, por exemplo, acontece a colheita do milho, parte importante na subsistência de muitas famílias. E para agradecer as bênçãos da boa safra, as famílias homenageiam os santos.

"Arquivo A", quinta-feira, às 22h.

Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code