Ad Code

CNN Brasil - Programação do Final de semana de 30 a 31 de julho

Divulgação

Confira a programação do final de semana da CNN Brasil de 30 a 31 de julho. A programação o Viagem & Gastronomia por Portugal, um episódio inédito sobre a Longevidade, no Universo Karnal; o documentário especial Diário de Guerra de Uma Mãe, além de um CNN Nosso Mundo sobre a endometriose, que acometeu a cantora Anitta.

CNN VIAGEM & GASTRONOMIA – sábado, 30/07 – 21h
Portugal:
Os Vinhos do Dão e a Riqueza Histórica de Évora

O "CNN Viagem & Gastronomia"(foto no alto: Divulgação CNN Brasil) segue sua viagem por Portugal, desbravando as diferentes regiões lusitanas. E no terceiro episódio da série, Daniela Filomeno chega ao centro do país e faz um convite para experiências exclusivas no Dão, além de um passeio histórico por Évora.

A viagem começa na Quinta de Lemos, um projeto inovador que une produção de vinho, gastronomia e hospedagem no mais alto estilo. A poucos metros das acomodações, está o Mesa de Lemos, um restaurante com estrela Michelin, que faz parte dessa experiência de luxo, requinte e muito sabor.

 O percurso por Portugal se mostra, dia após dia, uma escola sobre a gastronomia e a cultura locais. Ainda com o chef Diogo, do Mesa de Lemos, Dani parte para a região da Serra da Estrela, mais precisamente em Mangualde, onde visita uma queijaria que produz o queijo Serra da Estrela.

Seguindo a viagem histórica ao passado de Portugal, chega-se em Évora: uma cidade portuguesa, fundada pelos Romanos, e que até hoje guarda ruínas de templos milenares. O hotel escolhido na cidade é o Convento do Espinheiro, construção macabra que propõe reflexões sobre a vida e a morte.

 Na gastronomia, Dani escolhe dois clássicos de Évora para visitar: a Tasquinha do Oliveira e o Fialho, restaurantes familiares, pequenos e com alguns dos pratos mais saborosos que foram provados ao longo da viagem por Portugal.

MARAVILHAS DO MUNDO COM RICHARD QUEST – sábado, 30/07 às 21h45
Istambul | Helsinque
 
O destino de Richard Quest neste episódio inédito são dois lugares que ilustram bem as fronteiras entre Ocidente e Oriente, cada um à sua maneira. Istambul, uma cidade de 15 milhões de pessoas que literalmente divide a Europa e a Ásia, às margens do estreito de Bósforo, e tem muita, muita história. Um lugar onde impérios ascenderam e caíram, e culturas imigrantes da Europa Oriental, do Norte da África e Oriente Médio se misturaram. E, claro, a comida não só faz parte desse mosaico, como tem papel de destaque. E não é só de kebabs que vive a gastronomia turca.

Quest vai conhecer um jeito tradicional de preparar o chamado buryan, uma espécie de churrasco turco, em que a carne é assada por horas em um forno que fica no chão. E também vai circular pelo principal mercado da cidade com o chef celebridade Musa Dagdeviren, onde vai provar de tudo um pouco.

             E ele ainda vai ainda apresentar um hamam, o autêntico banho turco.

Dali, ele de uma cidade vibrante para um lugar onde o silêncio parece cair muito bem. Helsinque, a capital da Finlândia, passa a maior parte do ano sob um frio glacial e, no inverno, quase não há sol. Mesmo assim, os finlandeses foram eleitos o povo mais feliz do mundo por cinco anos consecutivos, segundo ranking da ONU. Quest foi descobrir por quê. (foto de Helsinque no inverno abaixo no final dos textos. Crédito: CNN)

EM ALTA CNN – Sábado, 30/07 às 22h30

O Em Alta CNN desta semana recebe no estúdio a visita do jornalista Chico Felitti, que comenta o podcast de enorme sucesso “A Mulher da Casa Abandonada”.

Do mundo do cinema, o programa aborda “DC Liga dos Super-Pets”, que acaba de chegar às salas de exibição. A animação conta a história de Krypto, o cachorro do Super-Homem, que embarca rumo a um resgate quando seu melhor amigo é sequestrado junto do restante da Liga.

Os apresentadores Mari Palma e Phelipe Siani também comentam outra grande estreia que promete dar o que falar: na HBO Max, acaba de chegar o reboot “Pretty Little Liars: Um Novo Pecado”.

Como sempre, o programa conta com participações especiais: a atriz Maya Rudolph manda um recado para o Em Alta, falando sobre sua série, “Fortuna”, lançamento recente da Apple TV+. 

O público também participa do programa pela hashtag #EmAltaCNN, no perfil oficial da CNN Brasil Soft no Instagram e pelo número de WhatsApp (11) 99169-5086.

UNIVERSO KARNAL – Sábado, 30/07, 23h
LONGEVIDADE

A população do Brasil está envelhecendo, e rapidamente. O país passa, nos últimos anos, por uma inversão na pirâmide etária: éramos um país jovem e hoje, cada vez mais, se torna uma nação de idosos. Afinal, diante deste quadro, como envelhecer bem?

Leandro Karnal mergulha no tema ao lado de Mayana Zatz, doutora em genética pela USP com pós-doutorado em genética humana e médica pela Universidade da Califórnia UCLA. Professora titular de genética do Instituto de Biociências da USP, ela é uma das principais especialistas no assunto e apresenta as melhores práticas para viver além dos 100 anos. Como a percepção sobre idade também mudou, Karnal encara o desafio de participar de um show em uma casa noturna da zona sul de São Paulo, como tecladista de uma banda de rock formada por pessoas com mais de 50 anos.

Mirian Goldenberg, que fez pós-doutorado em Antropologia Social na UFRJ, fala sobre a “economia prateada”, como se costuma chamar o mercado consumidor voltado para a população mais velha.

CNN NOSSO MUNDO – Sábado, 30/07, às 23h45
Endometriose e saúde da mulher, por Dr. Mauricio Simões Abrão

O anúncio feito pela cantora Anitta sobre sua cirurgia por conta de um problema de endometriose, joga luz sobre um problema que aflige mais de oito milhões de mulheres no país.

O programa aproveita o tema que causou grande repercussão para falar sobre a saúde da mulher. Afinal, quais os cuidados que as mulheres devem tomar ao longo da vida?

70% de todas as pessoas que utilizam o Sistema Único de Saúde (SUS) são mulheres, segundo a Pesquisa Nacional de Saúde do IBGE. 

O Dr. Mauricio Simões Abrão é professor Associado do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) e Chefe do Setor de Endometriose do Hospital das Clínicas da USP de São Paulo e soma um amplo currículo na área. Com uma atividade científica intensa, ele editou cinco livros e conta com mais de 90 publicações internacionais em renomados periódicos, abrangendo seis linhas de pesquisa.

O especialista está engajado com a implementação de um enfoque multidisciplinar no tratamento da endometriose. O foco principal de seu trabalho é o avanço contínuo da pesquisa sobre a endometriose e das técnicas de cirurgia minimamente invasiva.

ANTHONY BOURDAIN: LUGARES DESCONHECIDOS – Domingo, 31/07,às 18h45 
Detroit
(reapresentação)

O que uma cidade que chegou a ser símbolo do capitalismo e imperialismo norte-americano pode nos ensinar sobre ganância e corrupção? Há beleza na destruição? Anthony Bourdain foi a Detroit para ver o que sobrou da gigante que decretou falência em 2013: quarteirões e edifícios inteiros vazios, e arranha-céus valendo uma ninharia.

Bourdain conversa com aqueles que ficaram, os sobreviventes: o que estão fazendo em uma cidade-fantasma? Os muito resilientes e os grupos de imigrantes foram tudo o que restou por ali. Na companhia de um jornalista da cidade, ele conhece lugares que servem comida caseira deliciosa, ruínas de prédios que já foram imponentes sedes de indústrias, e conhece um chef que saiu de Nova York para voltar a Detroit e, através da gastronomia, tentar

CNN SINAIS VITAIS – Domingo, 31/07, às 19h30
(reapresentação)

VIDAS QUE SEGUEM
Doação de Órgãos é tema do “CNN Sinais Vitais”, com Dr. Roberto Kalil

O Brasil é um gigante no mundo dos transplantes. O país conta com um dos maiores sistemas públicos de transplantes do planeta, com 88% dos procedimentos financiados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Em números absolutos, o Brasil é o segundo maior transplantador do mundo, atrás apenas dos EUA. Os pacientes recebem assistência integral e gratuita, incluindo exames preparatórios, cirurgia, acompanhamento e medicamentos pós-transplante, pela rede pública de saúde. O Sistema Nacional de Transplantes (SNT), por exemplo, integra as secretarias de saúde de todos os estados e municípios, em uma estrutura coordenada para centralizar a notificação de doações e providenciar a logística adequada dos órgãos e tecidos, garantindo que estes cheguem nas condições certas para beneficiarem outras vidas. Mesmo com todo esse sucesso, o Brasil sofre com a falta de um elemento vital para o transplante acontecer: o doador. É sobre esse tema que Dr. Roberto Kalil e sua equipe se debruçam no “CNN Sinais Vitais” dessa semana.

Pessoas vivas também podem ser doadoras, desde que sejam órgãos duplos e que possibilite que o doador tenha uma vida com saúde normal após o transplante. Um dos rins ou pulmões, parte do fígado, do pâncreas e da medula óssea são exemplos de órgãos que podem ser doados ainda em vida.

“Doar é renascer. Quando eu dou aula, eu falo que não tem nada mais gratificante do que você colocar um fígado que está sem sangue, sem circulação e abrir as pinças e ver o renascimento do fígado, a recirculação do sangue. Isso é vida, um renascer para aquela pessoa”, conta, emocionado, o Dr. Luiz Augusto Carneiro D'Albuquerque, diretor e Professor Titular da Divisão de Transplantes de Fígado e Órgãos do Aparelho Digestivo HCFMUSP.

DOCUMENTÁRIO ESPECIAL – Domingo, 31/07, às 21h
O Diário de Guerra de uma Mãe

Em “O Diário de Guerra de uma mãe”, o âncora da CNN Anderson Cooper conta a história de uma mãe ucraniana que viveu a invasão russa com seus três filhos pequenos e a visita à casa da família, em Kiev, para ver como eles estão sobrevivendo à guerra até o momento. 

Olena Gnes tem 36 anos, três filhos pequenos e, antes do conflito, trabalhava como guia de turismo na capital ucraniana. Seu canal no YouTube, “What is Ukraine?”, que mostrava as belezas de sua cidade e seu país, hoje é um grande documento histórico sobre o que está acontecendo naquela região.

A reportagem especial da CNN americana traz um documento exclusivo e revelador. São os bastidores da guerra, sob uma outra perspectiva, com imagens gravadas pela própria Olena, desnudando qualquer barreira entre os acontecimentos e a realidade dos fatos. Enquanto o marido sai para lutar e defender a cidade, ela passa os dias em um abrigo sem a luz do dia, com seus três filhos, sem saber como tudo vai terminar. O dia a dia de bombardeios incertos, a luta pela sobrevivência, o desespero em meio aos destroços e à incerteza, bem como a esperança de dias de paz. Trata-se de um relato emocionante de um conflito que está muito longe de um fim.  

CNN ENTRE MUNDOS – Domingo, 31/07, às 22h30
MUÇULMANOS NA AMÉRICA

Na primeira temporada de Entre Mundos, Pedro Andrade foi a fundo na comunidade de judeus ortodoxos do Brooklyn, em Nova York. Desta vez, ele pretende fazer o mesmo entre os muçulmanos do bairro do Queens. Nova York tem uma população estimada em 770 mil muçulmanos, a maioria no distrito do Queens, onde Pedro vai focar seu mergulho nesta comunidade formada principalmente por imigrantes do Paquistão e de Bangladesh, mas que inclui também afegãos, albaneses, bósnios, iemenitas, turcos e muito mais. Só o Queens tem 93 mesquitas, por exemplo. 

CNN SOFT BUSINESS – Domingo, 31/07, 23h15
NOVO JEITO DE MORAR – MERCADO IMOBILIÁRIO

Cidades como São Paulo se tornaram verdadeiros canteiros de obra. A explicação para isso é a mudança de comportamento dos jovens profissionais de classe média: com a flexibilização do home office, muitos deles resolveram flexibilizar também o jeito de morar. Nossos apresentadores Phelipe Siani e Fernando Nakagawa vão falar sobre as tendências dos “microapartamentos” e da moradia por assinatura, que podem facilitar muito a vida das pessoas.

Pode parecer desconfortável viver em um apartamento de 35m², mas para quem procura comodidade, este pode ser o imóvel perfeito. Você entra no apartamento todo mobiliado, só com sua mala, e usufrui dos vários serviços que o condomínio oferece. Todas as contas vêm num só boleto, que inclui aluguel, água, impostos, internet. “Essa moda da moradia por assinatura parece ter vindo pra ficar”, é o que diz o CEO da Vila 11, Ricardo Lahan.

Houve um boom de estúdios e apartamentos de até 45 m² em São Paulo. Um levantamento feito por engenheiros e arquitetos da USP mostrou que, entre 2014 e 2020, foram lançados 250 mil imóveis desse tipo. De lá pra cá, muitos foram lançados, vendidos, mas muitos continuam desocupados, à espera de inquilinos. Sobre isso, nossos apresentadores conversaram com o professor de negócios imobiliários da FIA, Guilherme Ribeiro.

E claro: como sempre, o CNN Soft Business dessa semana também falará sobre como investir no mercado imobiliário. Será que esse novo jeito de morar alavanca as ações das construtoras? O analista de mercado imobiliário do BTG Pactual Gustavo Cambaúva dá as dicas sobre onde investir o seu dinheiro. 

Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code