Ad Code


MUBI estreia A CHIARA, de Jonas Carpignano

Divulgação

A MUBI, distribuidora global e serviço de streaming com curadoria, estreia nesta sexta-feira A CHIARA, terceira e última parte da Trilogia da Calábria, de Jonas Carpignano. Talento emergente no cinema italiano contemporâneo, o cineasta é tema de um especial na plataforma, com os demais filmes da trilogia, Mediterranea e Ciganos da Ciambra.

Representação neorrealista atual e corajosa de uma região remota da Itália, A CHIARA ganhou o Europa Cinemas Label, como Melhor Filme Europeu, na seção Quinzena dos Diretores, durante o Festival de Cannes de 2021. O filme também conquistou o prêmio de Melhor Longa-Metragem Internacional no Festival de Cinema de Zurique de 2021, e recebeu três indicações no Film Independent Spirit Awards de 2021, incluindo Melhor Longa-Metragem.

A CHIARA completa a Trilogia da Calábria de Carpignano, iniciada com Mediterranea em 2015, que lhe rendeu a distinção de Diretor Revelação no Gotham Independent Film Award 2016. O segundo longa, Ciganos da Ciambra, de 2017, também foi selecionado em Cannes para a Quinzena dos Diretores, e indicado pela Itália para concorrer ao Melhor Filme Estrangeiro no Oscar® 2018. A trama dos filmes gira em torno de comunidades marginalizadas na Itália, com um elenco composto, em sua maioria, por atores amadores. As histórias, fictícias, são baseadas em nas próprias experiências dos atores, e refletem o complexo multiculturalismo da Itália.

O capítulo final, A CHIARA, retrata uma família levada a lidar com circunstâncias inesperadas, pelo olhar de uma adolescente que está descobrindo o envolvimento do seu pai com a Máfia.

A família Guerrasio e os amigos reúnem-se para celebrar os 18 anos da filha mais velha de Cláudio e Carmela. Há uma rivalidade saudável entre a aniversariante e sua irmã Chiara, de 15 anos, enquanto competem na pista de dança. É uma ocasião feliz, e a família, que é muito unida, está em sua melhor forma. No entanto, tudo muda no dia seguinte, quando o pai das garotas desaparece. Chiara começa a investigar. À medida que se aproxima da verdade, é forçada a decidir que tipo de futuro quer para si mesma.

Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code