''Arquivo A'' destaca a história e importância da música católica

Reprodução/TV Aparecida

O "Arquivo A" desta quinta-feira (13/10), às 22h30, vai falar sobre a música católica, que na Igreja ajuda a rezar, louvar e animar, além de fazer parte dos ritos das celebrações.

E para mostrar a importância desse universo artístico e religioso, o repórter Eduardo Gois visitou vários lugares e entrevistou algumas pessoas desse meio. Serão mostrados no programa da TV Aparecida os diversos ritmos, estilos, gêneros e canções católicas que tocam a vida de tantas pessoas.

Um dos nomes entrevistados pela reportagem é Padre Zezinho. Ele é um dos pioneiros da música católica, transmitindo em suas canções a teologia e doutrina social da Igreja. Padre Zezinho foi responsável por fundar grupos muito populares da música católica como "Ir ao Povo" e "Cantores de Deus", que também serão entrevistados.

Ainda será abordado no programa as diferenças na música dentro da Igreja, que pode ser litúrgica, sacra ou religiosa. E para falar dessas diferenças, a produção convidou a Irmã Custódia Cardoso, Maestrina e Musicista, apresentadora do Celebra Bem, na TV Aparecida. Padre José Weber é outro nome entrevistado. O religioso, que pertence à Congregação do Verbo Divino, tem 90 anos e grande parte da sua vida dedicada ao sacerdócio e à música litúrgica.

O serviço dos leigos da Igreja através da música é outro tópico. A reportagem vai mostrar a história do Coro Arquidiocesano de Aparecida, com quase uma centena de pessoas que contribuem com seu tempo e talento nas celebrações. Júnior Campos, Coordenador do Coro e um dos apresentadores do programa Família dos Devotos, vai contar como funciona a rotina de ensaios e apresentações.

A história da Orquestra do PEMSA (Projeto de Educação Musical do Santuário de Aparecida) é outra atração do programa. O projeto, fundado pelo Padre Ronoaldo Pelaquin, Missionário Redentorista, existe há 20 anos e já formou centenas de músicos.

"Arquivo A", quinta-feira, às 22h30.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato