Balaclava é a nova série do Prime Box Brazil

Divulgação

O combate a crimes transnacionais investigados pela Agência Interamericana de Investigação (AGI), de Salvador, é o pano de fundo da série Balaclava, destaque da programação de novembro do canal Prime Box Brazil. Inédita e exclusiva do canal, a série de oito episódios estreia em 3 de novembro, às 21h30 e também poderá ser assistida no streaming do canal disponível no aplicativo da Box Brazil Play.

Balaclava é uma série jurídico-dramática que se propõe a revelar como funcionam os crimes de lavagem de dinheiro e organização criminosa. Nesta primeira temporada, a AGI irá investigar um misterioso grupo de empresários poderosos, banqueiros e um magnata das armas.
 
A história acompanha o chefe da AGI, Victor Valli, um profissional sério que não aceita sair da linha para alcançar os objetivos. Valli conta com a ajuda de outros três profissionais altamente qualificados para combater o crime organizado nas mais diversas formas e universos de ação - redes de saúde, tráfico de armas e pessoas, pedofilia. Os quatro enfrentam grupos e homens poderosos, que jamais foram desafiados pela lei.

Para o produtor executivo da série, Amadeu Alban, um dos principais desafios foi a quebra de tradição do cinema baiano. “É uma das primeiras ficções seriadas fora do eixo produzidas na Bahia. Significa pensar e preparar a equipe para lidar com uma produção em capítulos, não um longa-metragem nem séries de TV de variedades e documentais. Desde como contar a história até como conseguir viabilizar os recursos narrativos, que se traduzem em recursos técnicos e de produção, para contar essa história de maneira bacana para a audiência”, explica.

Um dos diferenciais de Balaclava é a participação ativa da juíza Sônia Mariza Aguiar e da escritora e roteirista Iara Sydenstricker. Elas se conheceram em um curso de pós-graduação em roteiro, coordenado por Iara. A partir da iniciativa de Sônia, a dupla se uniu para elaborar o roteiro. A magistrada relata que a ideia do seriado surgiu após uma pesquisa jurídica conduzida por ela sobre a Lei de Organização Criminosa, de 2013.

“É um tema complexo, mas necessário, e percebi que poderia render um produto audiovisual de alto espectro, um produto que pudesse transpor informações fundamentais para que o telespectador pudesse compreender a realidade dos crimes de organização criminosa e lavagem de dinheiro”, destaca Sônia.
 
O principal objetivo da produção - cuja trama e personagens são totalmente fictícios - é disseminar informações corretas. “Vai servir de esclarecimento à população e isso pode ser sentido desde o primeiro episódio. A série começa e termina com enunciados jurídicos, e poderá ser utilizada pela comunidade jurídica, pelas universidades, pelas instituições e também para fora da comunidade jurídica”, pondera a juíza.

“Foi uma parceria muito interessante porque sou roteirista, sou escritora, e a Sônia é da área, é juíza. Foi muito legal a forma como nos complementamos. Nos demos muito bem pessoalmente e profissionalmente, foi um trabalho de muita complementaridade”, conta Iara Sydenstricker, coautora do seriado.

Produzida pela Movioca Casa de Conteúdo, a série traz no elenco nomes como Antônio Fábio, Carlos Betão, Celso Jr., Fernanda Beling, Kadu Veiga, Licínio Januário, Lúcio Tranchesi, Luísa Prosérpio, Narcival Rubens, Nill Marcondes, Paulo Roque. A série foi filmada em Salvador, na Bahia.

“Não é exatamente uma série glamurosa, a intenção é explicar como esses crimes funcionam. Há pouco conteúdo na mídia sobre esse tipo de crime. A série chega em um momento interessante e é muito didática, explica direitinho como funciona esse sistema. Vai ser um produto interessante para quem quiser conhecer melhor o tema e se informar por meio de uma série gostosa de assistir”, explica Iara.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato