Confira os bastidores da trilha sonora de ‘Todas as Flores’


Logo nos primeiros segundos após apertar o play, o canto de Sophie Charlotte e Letícia Colin se destaca na música de abertura de 'Todas as Flores', novela Original Globoplay cujos cinco primeiros capítulos já estão disponíveis na plataforma: "As Rosas Não Falam", obra de Cartola, ganha uma releitura inédita nas vozes das atrizes que vivem as irmãs Maíra e Vanessa, respectivamente. Na explicação de Juliana Medeiros, supervisora de produção musical dos Estúdios Globo, a escolha do tema de abertura se deu pela combinação de três principais elementos: “Ela traz a tradição, com um dos maiores clássicos da música brasileira; uma pegada contemporânea, com a inclusão de elementos eletrônicos; e, por fim, a dramaticidade". Confira acima ao making of de gravação.  
 
A versão da canção embala a abertura da novela. Em diferentes cenas, é possível ver o arrepio da pele, a sensação do perfume das flores ou mesmo o poder do toque, tudo isso por meio de uma harmoniosa coreografia conduzido por um conjunto de bailarinos, tendo entre eles uma pessoa com deficiência visual.
 
E em uma trama ambientada no Rio de Janeiro, o que melhor poderia traduzir o carioca além do samba? Na novela, a essência dos bairros cariocas e ambientes por onde circulam os protagonistas se reafirmam através das escolhas da trilha sonora – recheada de samba, é claro, mas que também vai além. A produção apresenta uma mistura entre os grandes nomes da MPB e cantores da nova geração, e também escolhas internacionais que passeiam entre o rock e batidas de eletrônico.   
 
Dentre os principais cenários presentes na novela está o bairro da Gamboa, situado bem na zona central do Rio de Janeiro, região que é berço do samba carioca. Para as cenas ambientadas na locação, canções de Paulinho da Viola, Maria Bethânia, Chico Buarque e Xande de Pilares foram escolhidas para a trilha sonora, que também traz nomes de sucesso da nova geração, como Duda Beat, Marina Sena e Gilsons. Xande, inclusive, vive o personagem Seu Darci, que trabalha como porteiro na loja Rhodes & Co. Tailleur e é mestre de bateria no Filhos da Gamboa, bloco de carnaval que ganha músicas exclusivas para a trama.
 
Outro personagem que merece destaque pela produção musical nos bastidores é o cantor Oberdan (Douglas Silva), um grande sucesso do pagode em ‘Todas as Flores’. Ele é casado com Jussara (Mary Sheila), que também é cantora do mesmo ritmo. Para a trama, os músicos também ganham composições originais e exclusivas, feitas especialmente para a novela.  
 
“Nós apresentamos esse núcleo a uma turma de compositores que são responsáveis por alguns dos maiores sucessos que conhecemos nesse gênero. A gente contou um pouco da história de cada personagem e eles compuseram músicas especialmente para as cenas que vamos conferir, e assim o repertório dos personagens e do bloco Filhos da Gamboa foi tomando forma. Essa turma inclui compositores como Fred Camacho, Gilson Bernini, Nico Andrade, Pretinho da Serrinha, Leandro Fab e Marquinho Osócio”, conta Juliana. 
 
Já para o ambiente da empresa Rhodes & Co. a escolha da trilha vai por outro caminho. Os corredores e escritórios em que circulam os sócios e funcionários da marca acompanham algumas das cenas de mais tensão na trama, e por isso ganham uma seleção com músicas internacionais, uma mistura de rock, urban e eletrônico, incluindo nomes como Nick Cave e Moby. 
 
A trilha das vilãs 
 
Uma marca registrada nas novelas de João Emanuel Carneiro é o tango eletrônico na trilha de suas vilãs. Carminha, personagem de Adriana Esteves em ‘Avenida Brasil’, e Flora, personagem vivida por Patrícia Pilar em ‘ A Favorita’ marcaram a memória do público com esses acordes tão característicos das tramas do autor. Em ‘Todas as Flores’ não é diferente, mas dessa vez o gênero é apresentado com Vanessa (Letícia Colin). 

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato