Confira os bastidores da trilha sonora de ‘Todas as Flores’


Logo nos primeiros segundos após apertar o play, o canto de Sophie Charlotte e Letícia Colin se destaca na música de abertura de 'Todas as Flores', novela Original Globoplay cujos cinco primeiros capítulos já estão disponíveis na plataforma: "As Rosas Não Falam", obra de Cartola, ganha uma releitura inédita nas vozes das atrizes que vivem as irmãs Maíra e Vanessa, respectivamente. Na explicação de Juliana Medeiros, supervisora de produção musical dos Estúdios Globo, a escolha do tema de abertura se deu pela combinação de três principais elementos: “Ela traz a tradição, com um dos maiores clássicos da música brasileira; uma pegada contemporânea, com a inclusão de elementos eletrônicos; e, por fim, a dramaticidade". Confira acima ao making of de gravação.  
 
A versão da canção embala a abertura da novela. Em diferentes cenas, é possível ver o arrepio da pele, a sensação do perfume das flores ou mesmo o poder do toque, tudo isso por meio de uma harmoniosa coreografia conduzido por um conjunto de bailarinos, tendo entre eles uma pessoa com deficiência visual.
 
E em uma trama ambientada no Rio de Janeiro, o que melhor poderia traduzir o carioca além do samba? Na novela, a essência dos bairros cariocas e ambientes por onde circulam os protagonistas se reafirmam através das escolhas da trilha sonora – recheada de samba, é claro, mas que também vai além. A produção apresenta uma mistura entre os grandes nomes da MPB e cantores da nova geração, e também escolhas internacionais que passeiam entre o rock e batidas de eletrônico.   
 
Dentre os principais cenários presentes na novela está o bairro da Gamboa, situado bem na zona central do Rio de Janeiro, região que é berço do samba carioca. Para as cenas ambientadas na locação, canções de Paulinho da Viola, Maria Bethânia, Chico Buarque e Xande de Pilares foram escolhidas para a trilha sonora, que também traz nomes de sucesso da nova geração, como Duda Beat, Marina Sena e Gilsons. Xande, inclusive, vive o personagem Seu Darci, que trabalha como porteiro na loja Rhodes & Co. Tailleur e é mestre de bateria no Filhos da Gamboa, bloco de carnaval que ganha músicas exclusivas para a trama.
 
Outro personagem que merece destaque pela produção musical nos bastidores é o cantor Oberdan (Douglas Silva), um grande sucesso do pagode em ‘Todas as Flores’. Ele é casado com Jussara (Mary Sheila), que também é cantora do mesmo ritmo. Para a trama, os músicos também ganham composições originais e exclusivas, feitas especialmente para a novela.  
 
“Nós apresentamos esse núcleo a uma turma de compositores que são responsáveis por alguns dos maiores sucessos que conhecemos nesse gênero. A gente contou um pouco da história de cada personagem e eles compuseram músicas especialmente para as cenas que vamos conferir, e assim o repertório dos personagens e do bloco Filhos da Gamboa foi tomando forma. Essa turma inclui compositores como Fred Camacho, Gilson Bernini, Nico Andrade, Pretinho da Serrinha, Leandro Fab e Marquinho Osócio”, conta Juliana. 
 
Já para o ambiente da empresa Rhodes & Co. a escolha da trilha vai por outro caminho. Os corredores e escritórios em que circulam os sócios e funcionários da marca acompanham algumas das cenas de mais tensão na trama, e por isso ganham uma seleção com músicas internacionais, uma mistura de rock, urban e eletrônico, incluindo nomes como Nick Cave e Moby. 
 
A trilha das vilãs 
 
Uma marca registrada nas novelas de João Emanuel Carneiro é o tango eletrônico na trilha de suas vilãs. Carminha, personagem de Adriana Esteves em ‘Avenida Brasil’, e Flora, personagem vivida por Patrícia Pilar em ‘ A Favorita’ marcaram a memória do público com esses acordes tão característicos das tramas do autor. Em ‘Todas as Flores’ não é diferente, mas dessa vez o gênero é apresentado com Vanessa (Letícia Colin). 

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato