discovery+ estreia documentário original sobre Tania Joya, "A Primeira-Dama do Estado Islâmico''

Divulgação

A partir de quinta-feira, 13 de outubro, o discovery+ disponibiliza com exclusividade sua nova produção original, A PRIMEIRA-DAMA DO ESTADO ISLÂMICO (A Radical Life). Com duração de uma hora e meia, o documentário parte do relato de Tania Joya, mulher que foi casada por 12 anos com John Georgelas – ele, por sua vez, americano que chegou ao alto comando do Estado Islâmico.

Com direção do premiado cineasta Ricki Stern (de “Reversing Roe”, “Marathon – The Patriots Day Bombing”, “The Devil Came on Horseback”), o documentário concede a palavra a Tania para que ela conte sua história: do namoro entre adolescentes que se conheceram on-line quando ambos tinham apenas 19 anos, ao casamento, a chegada dos filhos e a passagem por um processo de radicalização que os levou à Síria e ao topo da hierarquia do ISIS.  

Quando Tania Joya e John Georgelas se conheceram, a paixão e a oficialização do relacionamento aconteceram rápido. Ela, uma jovem nascida em Londres em 1983, filha de pais vindos de Bangladesh; ele, membro da classe média-alta texana, filho e neto de militares. Tania estava dividida entre os costumes tradicionais da família, a xenofobia e a vontade de descobrir o mundo ocidental quando, em 2001, escolheu seu lado no que chamava de a ‘guerra santa’ iniciada com os atendados contra o World Trade Center; John era um jovem privilegiado que se inspirava na rebeldia de John Walker, o compatriota que se juntara aos jihadistas, para e converter e renunciar aos Estados Unidos e à própria família.

Em uma comunidade on-line, o perfil de Tania chamou a atenção de Yahya al-Bahrumi, codinome adotado por John. Era 2002 e a família de John, americanos tradicionais de Dallas, já sabia que o filho havia se rebelado, estava convertido ao Islã e já integrava as forças jihadistas.

Tania e John se identificavam pelo sonho compartilhado de estabelecer um Estado Islâmico e pela adesão ao extremismo. Mas quando John decidiu que a família devia se mudar para a Síria no auge da guerra, Tania começou a questionar as decisões do marido e percebeu-se diante de um dilema: escolher entre o casamento ou o futuro de seus três filhos e do bebê que então carregava no ventre. Foi por amor a eles que Tania voltou para os Estados Unidos, passou a morar com os pais de John e a colaborar com as autoridades americanas, trabalhando como uma agente infiltrada entre os jihadistas.

Assim, por meio do depoimento de Tania e de análises de especialistas convidados pela produção, entre eles jornalistas e estudiosos, A PRIMEIRA-DAMA DO ESTADO ISLÂMICO aponta as variáveis complexas que compõem o fenômeno dos movimentos extremistas. É pela fala de Tania e pela sua inserção em uma perspectiva histórica e política que o documentário expõe como a marginalização e ausência de direitos podem dar espaço à violência e ao extremismo.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato