Documentário da TV Aparecida relata a degradação ambiental e social dos garimpos no Brasil

Reprodução/TV Aparecida

A TV Aparecida exibe nesta quinta-feira (27/10), às 22h30, o especial "Desafios da Igreja", que desta vez vai retratar os problemas sociais e ambientais causados pela ação do garimpo no Brasil.

O documentário irá relatar que a busca pelo ouro e outros metais preciosos foram alvo de cobiça no garimpo. E essa ação, além de destruir o meio ambiente, trouxe consequências para as comunidades que sofrem diretamente com o esvaziamento das suas riquezas. A Comissão Especial de Ecologia Integral e Mineração da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) já manifestou preocupação com os povos indígenas que têm seus territórios invadidos por garimpeiros, que destroem a Amazônia e deixam um rastro de miséria e problemas sociais.

E para registrar essa realidade cruel, a equipe de jornalismo da emissora e a repórter Camila Morais viajaram até o estado do Pará, onde está concentrada a maior riqueza mineral do país, para mostrar as consequências dessa prática. Um dos lugares visitados foi Serra Pelada, o maior garimpo a céu aberto do mundo, implantado na década de 70. A equipe conversou com garimpeiros que trabalhavam no local e ainda permanecem lá na esperança de conquistarem o ouro.

"Para produzir o programa comecei buscando sobre a história da Serra Pelada que é um marco na história do Brasil quando se fala em garimpo. E fui percebendo o quanto a questão social e a disputa por terras são latentes. Entrei em contato com a Comissão Pastoral da Terra, da CNBB, e com o Movimento pela Soberania Popular na Mineração (...). Foi uma produção de muita pesquisa para que pudéssemos trazer os diversos lados dos vários envolvidos quando se fala em garimpo. Entre produção e gravação do material levamos quase dois meses e meio", explica a repórter Camila Morais.

O Projeto Grande Carajás também é pauta da produção. Ele foi implantado na década de 70 na região por uma área com mais de um milhão de quilômetros quadrados na Amazônica cortadas pelos rios Xingu, Tocantins e Araguaia. O projeto se expande pelo interior do Pará e tem causado consequências para as comunidades e para o meio ambiente.

"Desafios da Igreja" também vai mostrar o avanço do garimpo ilegal, que traz para as comunidades uma preocupação sobre conflitos de terra. E por fim, o material vai destacar a atuação da Igreja Católica na mediação desses conflitos e na defesa das comunidades por meio da Comissão Pastoral da Terra.

"A reportagem faz um alerta sobre o avanço do garimpo em comunidades rurais e territórios tradicionais, além dos impactos ambientais e sociais. Não podemos permitir que essa prática continue a crescer. O mercado ilegal do garimpo faz o contrabando de metais preciosos para fora do país, ou seja, nossa riqueza vai para outros lugares, e quem é da própria região continua em situações miseráveis", finaliza Camila Morais.

"Desafios da Igreja", quinta-feira, às 22h30, com reapresentação no domingo (30/10), às 16h50.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato