Dra. Ana Beatriz Barbosa fala sobre felicidade no The Noite desta terça

Divulgação Lourival Ribeiro/SBT

Psiquiatra, palestrante e autora de vários best-sellers, Ana Beatriz Barbosa vai deixar o The Noite desta terça-feira (11) ainda mais interessante. Lançando o livro “Felicidade”, que aborda a felicidade através da ciência, filosofia e ações práticas, diz que este é seu primeiro livro que não aborda transtornos mentais. “Não acredito em receita pronta para nada. Acho que (o livro) é um grande convite a repensar a vida. Tem pessoas que acham que vai vir um salvador da pátria na vida ou na política e isso é uma ‘fake news’. Felicidade é algo individual. Não existe felicidade coletiva, existe uma alegria coletiva, prazer coletivo, mas felicidade é você exercer a condição vital do ser humano”, declara. “Todos os animais ou plantas têm pré-determinado, como um software que já vem pronto para rodar, então a macieira vai dar maçãs, o sol vai aquecer, o rio vai dar no mar. A grande diferença desse bichinho, que somos nós, é que a gente vai ter que achar (nossa função), não vem pré-determinado... Nós temos dons e talentos desde cedo”, completa. 

Segundo Ana, algumas práticas podem fazer o cérebro produzir certas substâncias: “hoje a gente sabe que a felicidade não é mais ‘tão genética’ assim. O que faz com que a gente tenha uma grande chance de ‘malhar’ a nossa felicidade”. Falando sobre o conceito de reencarnação, opina: “acho que existem várias formas de vida. Que a gente não acaba com a morte física, não tenho a menor dúvida. Porque é muita complexidade. Como a coisa continua depois? Não sei. Acho que alguns voltam.... Não é da natureza (humana) pensar na morte. É como se a gente sempre tivesse ‘sido’ e vai continuar ‘sendo’”. A convidada fala sobre livre arbítrio e comenta: “somos parte da natureza. A grande maioria dos animais, tirando a gente, não têm livre-arbítrio. A felicidade para eles é se reproduzir e passar o gen para frente. Ser um ser humano é usar de sabedoria, virtudes e valores para ser uma pessoa melhor. Se você cumprir isso, realizou sua função vital”.  

Sobre inveja, explica: “não existe a tal da inveja branca. O invejoso é aquele cara que quer o que você tem e quer que você deixe de ter. Na admiração eu não quero que você perca nada para eu poder ter. O invejoso sempre tem uma ideia de que, se você não existisse, o que você tem, seria dele por direito”. Brincando a respeito do fato de ter muitas obras publicadas, diz: “é falta do que fazer”. E conta qual seu método para produzir tanto: “eu antes vou me interessando por um determinado assunto. Nunca escrevi sob encomenda. Vou ‘engravidando’, cada um é um filho. Quando sento, que já está tudo meio que na minha cabeça, já sei tudo que quero falar e aqueles itens vão se transformar em capítulos. Escrevo de seis a sete horas por dia. Eu morro para o mundo e isso leva, mais ou menos, uns três ou quatro meses”.      

O The Noite é apresentado por Danilo Gentili e vai ao ar de segunda a sexta-feira, no SBT. Hoje, 01h00.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato