Especial da MUBI destaca suspenses de Claude Chabrol

Divulgação

Distribuidora global e serviço de streaming com curadoria, a MUBI apresenta, durante o mês de outubro, o especial CLAUDE CHABROL: UMA NOVA ONDA DE SUSPENSE, dedicado a um dos cineastas mais ecléticos do cinema francês. Os oito thrillers de sua fase pós-Nouvelle Vague reúnem personagens moralmente ambíguos em meio a um fascinante estilo naturalista e zombador.

Além dos já disponíveis A Teia de Chocolate, Rien ne va plus, The Color of Lies, Ciúme - O Inferno do Amor Possessivo, Masques, Inspector Lavardin e Cop au vin, a programação exibe, a partir de 8 de outubro, Mulheres Diabólicas, estrelado por Isabelle Huppert (A Professora de Piano). A atriz tornou-se uma protagonista tipicamente chabroliana, com expressões frias que escondem impulsos psicológicos sombrios. Adultério, obsessão e assassinato são temas recorrentes em seus suspenses, que revelam segredos envoltos em uma sofisticada mise-em-scène.

Confira a programação:

Mulheres Diabólicas (1995) – Disponível a partir de 8 de outubro
Sophie (Sandrine Bonnaire, O Acontecimento) trabalha como empregada doméstica de uma família rica. Depois de ser incentivada pela amiga Joanne (Isabelle Huppert) –  funcionária dos correios - a se rebelar contra os patrões, Sophie é demitida. Unidas por seus segredos, as duas decidem se vingar. Vencedor do Top 10 de melhores filmes da revista Cahiers du Cinema, em 1995, também garantiu a Isabelle Huppert o prêmio de melhor atriz no Festival de Veneza, no mesmo ano.

A Teia de Chocolate (2000) – já disponível
Neste estudo de personagem estrelado por Isabelle Huppert, um pianista volta a se casar com sua primeira esposa, a chocolateira Mika. Mas, por trás de toda a civilidade burguesa, impulsos obscuros se formam silenciosamente. O filme rendeu à Isabelle o prêmio de melhor atriz no Lumière Awards e no Festival de Montreal.

Rien ne va plus (1997) – já disponível
O 50º filme de Chabrol acompanha um casal de vigaristas com seus  golpes astutos e a personagem de  Isabelle Huppert, apunhalando  homens pelas costas, em  figurinos maravilhosos. Com humor sombrio, o filme é repleto de personagens desordenados. Destaque em festivais internacionais, garantiu ao cineasta o prêmio de melhor diretor em San Sebastián.

The Color of Lies (1999) – já disponível
Raramente simples, como costumam ser os thrillers de Chabrol, este conto trágico não é só um estudo de personagem, mas o retrato de uma comunidade dilacerada pela dor e desconfiança. A cinematografia pitoresca nos engana de forma agradável, enquanto a traição borbulha sob a paisagem fortuita.

Ciúme - O Inferno do Amor Possessivo (1994) – já disponível
Com roteiro de Henri-Georges Clouzot (As Diabólicas), o ousado longa expõe  hipocrisias masculinas. Paul comprou um hotel à beira-mar na França e, trabalhando com sua bela esposa – Emmanuelle Béart (8 Mulheres) –, começa a desconfiar dela, desenvolvendo um turbilhão destrutivo de ciúme.

Masques (1987) – já disponível
Recheada de belas refeições, destacando a gastronomia como o pecado e o prazer da burguesia, a trama acompanha Roland, que se passa por jornalista, para entrevistar um apresentador de TV – que provavelmente é o responsável pelo desaparecimento de sua irmã. Indicado a duas categorias no César Awards, entre elas, a de melhor atriz coadjuvante para Bernadette Lafont (A Mãe e a Puta).

Inspector Lavardin (1986) – já disponível
A sequência de Cop au vin coloca as hipocrisias católicas na berlinda. O inspetor Lavardin (Jean Poiret, O Último Metrô) viaja até uma pequena cidade costeira para investigar a misteriosa morte  de um escritor católico, provinciano e rico. Ao chegar, descobre que a viúva Hélène (Bernadette Lafont) é uma antiga paixão, que ele não via há 20 anos.

Cop au vin (1985) – já disponível
Esta comédia prova porque os mistérios de assassinatos são tão reconfortantes, ainda mais com esses ingredientes: vilarejo repleto de segredos, mortes misteriosas e um detetive brilhante e amargo (o inspetor Jean Lavardin). Aos poucos, revela a podridão escondida sob a respeitabilidade provinciana. Foi exibido em festivais internacionais, como Cannes e Toronto.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato