'Globo Repórter' desta sexta mostra o que é a aromaterapia, que vem ganhando adeptos no Brasil

Divulgação

Cheiro do café sendo passado na hora e da terra molhada durante a chuva. Esse são aromas quase que inesquecíveis para as pessoas. O universo dos cheiros que nos levam ao nosso banco de memórias afetivas é o tema do 'Globo Repórter' desta sexta-feira, dia 14. O programa – com reportagem de Liliana Junger - apresenta a aromaterapia, uma técnica milenar que utiliza os óleos essenciais em tratamento e que são extraídos das plantas. “O programa vai mostrar que as universidades estão abertas para pesquisar essas propriedades das plantas e comprovar o que as pessoas falam sobre ervas aromáticas para banhos, chás... Inclusive, a maioria das plantas que a gente usa hoje em óleos essenciais possuem substâncias extraídas para criar medicamentos”, explica a jornalista.

É no laboratório de cromatografia da Universidade Federal de Minas Gerais que conhecemos de que forma são extraídos os óleos essenciais, por exemplo, da laranja. A casca da fruta é separada e passa pela destilação, processo existente há cerca de 4 mil anos. É por meio do vapor da água que se faz a extração do óleo. A popularização dos produtos à base de óleos tem feito algumas pessoas a mudarem de profissão. É o caso de Laércio Fortes, de 70 anos, que mora em Ouro Preto. Ele atuava como arquiteto de software, mas, em virtude da idade, as portas deste segmento se fecharam para ele. Laércio viu uma janela de oportunidades a partir do momento em que começou a investir em agricultura. Atualmente, entre as espécies que ele planta, está a melaleuca. É a partir da planta, que vem da Austrália, que se faz o óleo que ajuda no combate a infecções. Na propriedade de Laércio, onde recentemente ele instalou uma destilaria, são produzidos cerca de mil litros por ano que atendem aos pedidos da indústria. Liliana entrevistou também Fabian Laszlo, um dos maiores especialistas do país em aromaterapia. Tem também um “faro” bem apurado e treinado, uma vez que ele começou a produzir essências quando tinha apenas 12 anos de idade.

A aromaterapia tem conquistado adeptos pelo Brasil e, inclusive, o Sistema Único de Saúde (SUS) incorporou no rol de ofertas na rede pública no país. Essas terapias são chamadas de práticas integrativas e são consideradas complementares aos tratamentos médicos tradicionais. O Hospital Maternidade Sofia Feldman, em Tupi, na região de Belo Horizonte, é um destes locais que oferece a técnica às gestantes que tanto fazem o pré-natal, quanto realizam o parto na unidade. As futuras mamães podem ganhar massagens com óleos essenciais, causando um conforto maior durante a gravidez e diminuindo os momentos de ansiedade antes da chegada do bebê. “Quem usa o serviço público não sabe que isso existe e é possível, então é muito importante levar a informação para as pessoas de que esse serviço existe e é acessível. Fiquei muito feliz de mostrar um olhar diferente, pensar que é possível que é possível se levar uma vida mais leve, mais cheirosa, que é possível perfumar um pouco mais a vida”, conta Liliana.

O conhecimento popular, que aposta no poder das ervas e fusões, agora ganhou o aval da ciência. A planta pé de pedestre, nativa da Serra do Espinhaço, em Minas Gerais, muito conhecida em virtude das propriedades curativas ligadas a dor e inflamação dos pés, foi testada e aprovada em laboratório. Mas, é claro, que quem convive diariamente com as plantas, já tinha essa certeza. “Você cuida da planta para ela cuidar de você", afirma Arlin Santos, um dos trabalhadores do viveiro em Minas Gerais. “Os tropeiros fazem escalda pé com ela para descansarem depois das viagens. E a planta dá na beira da estrada. É muito legal que já está ali, que a natureza te deu pra você usar. E os moradores da região usam como chás para ficar mais calmos”, completa ela.

O 'Globo Repórter' desta sexta, dia 14, vai ao ar logo depois da novela ‘Travessia’.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato