Marcelo Tas conversa com Tabata Cristine sobre autismo, no Provoca

Divulgação/Lara Asano

Nesta terça-feira (18/10), Marcelo Tas conversa com a designer e produtora de conteúdo Tabata Cristine sobre autismo. Ela fala, no Provoca, que autista não é anjo, sobre estereotipias, a sexualidade como um espectro e muito mais. Vai ao ar na TV Cultura, a partir das 22h.
 
Tas pergunta para Tabata o que o autismo não é? ''Anjo, um amor inocente, que não faz uma tatuagem, nunca vai usar um tipo de substância ilícita ou mentir. A gente carrega esse fardo dos anjos azuis e eu falo e repito: é muito perigoso. A partir do momento que você desumaniza uma pessoa, colocando no lugar de anjo, você pode estar fechando os olhos para vários problemas, como o consumo de álcool e outras substâncias dentro do espectro autista'', responde.
 
A produtora de conteúdo explica também o que são estereotipias. ''É o nome científico para movimentos repetitivos, todo mundo tem, é balançar o pezinho, rolar lápis, estralar dedos (..) o autista tem isso em um nível um pouco maior, constante e mais intenso, mas tem também a estereotipia que a pessoa se autoagride, ela começa a raspar a unha a tal ponto que se machuca, são essas estereotipias que precisam de atenção (...) muitos terapeutas tentam tirar as estereotipias porque elas não são totalmente aceitas, só que são importantes para o autista, é a forma da gente extravasar, é colocar para fora o que aqui dentro está um caos ou muito legal e a gente tem que deixar isso sair de alguma forma. É uma luta dos autistas dizer não tire, permita o autista ser quem ele é. Você não vai falar para um cadeirante, levanta e sai correndo, então por que você fala para o autista deixar de ser autista?", enfatiza.
 
Outro assunto abordado na entrevista é sobre enxergar a sexualidade como um espectro. ''Nem todo mundo é 100% hétero ou 100% gay. Os autistas enxergam muito isso, tanto que existem duas pesquisas, uma na Alemanha e a outra no Canadá, que já comprovaram que a questão da sexualidade é muito forte no espectro autista. É muito maior o número de pessoas que se identificam com a sigla LGBTQIAP+ do que na população em geral. A gente questiona mais, vive menos as regras sociais, tem mais facilidade para olhar para isso (...) acho que muitas pessoas não se permitem nem olhar'', diz Tabata.
 
Sobre Tabata Cristine

A designer Tabata Cristine foi diagnosticada tardiamente com autismo e se propõe a conscientizar sobre o autismo de forma leve e franca com seus vídeos no Instagram. Seu objetivo é romper estereótipos de autismo nos quais ela mesma não se encaixa, como a inteligência acima da média, normalmente relacionada às pessoas com autismo leve, e as disfunções auditivas – ela, inclusive, gosta de baladas com som alto.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato