Canal Brasil exibe documentário "José e Pilar" em homenagem a José Saramago no dia em que o escritor completaria 100 anos

Divulgação

O escritor português José Saramago completaria 100 anos no dia 16 de novembro. Para homenagear um dos principais nomes da literatura em todo o mundo, o Canal Brasil exibe nesta data, às 20h, o documentário "José e Pilar", de Miguel Gonçalves Mendes. O filme, uma coprodução entre Portugal, Espanha e Brasil, apresenta a história e a relação de Saramago com sua esposa, a jornalista espanhola Pilar del Rio.

Vencedor do Prêmio Nobel de Literatura de 1998 e do Prêmio Camões de 1995, o escritoré uma das maiores referências da literatura moderna. O autor é conhecido por obras como "O Evangelho segundo Jesus Cristo" (1991), "As Intermitências da Morte" (2005) e "Ensaio sobre a Cegueira" (1995), este último adaptado para o cinema em 2008 com direção de Fernando Meirelles.

A obra de Saramago teve como principais pilares a temática social e humana na literatura. Através delas, ele retratava o protagonismo do homem e a sua capacidade de solução dos problemas da sociedade. O autor fundou, em 2007, a Fundação José Saramago, que tem a função de "promover a literatura e a cultura em língua portuguesa, difundir a Declaração Universal dos Direitos Humanos e defender o ambiente", como ele mesmo declarou. Hoje a fundação é presidida por sua esposa.

"José e Pilar" (2011) (125')
Horário: Quarta, 16/11, às 20h
Classificação: Livre
Direção: Miguel Gonçalves Mendes

Sinopse: O ganhador do Prêmio Nobel, José Saramago, e seus sentimentos pela sua esposa, país e vida como um todo.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato