CNN Brasil - Destaques do fim de semana de 12 a 13 de novembro

Divulgação

Confira os destaques da programação do fim de semana na CNN Brasil de 12 a 13 de novembro. Viagem & Gastronomia continua sua jornada pela Mantiqueira, CNN Nosso Mundo entrevista Alexandre Pallaes, Em Alta comenta a estreia de Pantera Negra: Wakanda para Sempre e Projeto Upload fala sobre o poder das comunidades

SIMON REEVE– 12/11, Domingo, 12h45
Turquia: Terra de Contrastes

O jornalista britânico Simon Reeve segue sua jornada pela Turquia, um país que está no limite entre Ocidente e Oriente. Ao mesmo tempo em que abriga Istambul, uma cidade vibrante e moderna, o território turco também é lar de povos nômades que vivem de forma bastante simples. Uma população que tem sido reduzida ano a ano, inclusive porque é alvo de preconceito. Simon vai passar uma noite com um casal que cria cabras e dorme ao relento.

Essa terra de contrastes também tem muitas belezas naturais. O jornalista vai conhecer o proprietário de uma pequena pousada no meio das montanhas que inventou um meio de transporte nada convencional para se locomover de um ponto a outro: um teleférico caseiro. Ele também vai conhecer um ambientalista que se dedica a um projeto de preservação dos ursos pardos da Turquia e que procura reverter danos causados por um lixão, onde esses animais se alimentam.

CNN VIAGEM E GASTRONOMIA – 12/11, Sábado, 21h
Mantiqueira: Café, Azeite e Queijos

No CNN Viagem e Gastronomia desta semana, Daniela Filomeno segue pelos sabores da Serra da Mantiqueira onde visita produtores de queijos, café e azeites. A apresentadora vai descobrir que próximo a São Paulo é produzido o primeiro queijo brasileiro a ganhar um título internacional e acompanhar toda a produção, além de conhecer a história de uma burrata de leite de búfala que, da ordenha até a mesa, é feita em apenas 7 horas.

A equipe do Viagem e Gastronomia visita a casa do café tipo exportação mais premiado do País e do azeite que levou o 1º lugar em uma degustação às cegas em Nova York, nos Estados Unidos.

Dani também conheceu a fazenda de café que tem como símbolo um Jequitibá Rosa, de 1.500 anos, uma árvore milenar que simboliza a longevidade e o respeito à natureza e ainda visita uma das últimas obras de Oscar Niemeyer, construída a mais de 1000 metros de altura no meio do Vale da Grama, no interior paulista.

PETs EXTRAORDINÁRIOS – 12/11, Sábado, 21h45
Gatos: a Fera que Vive com Você

O novo episódio de Pets Extraordinários vai mostrar que os gatos estão entre os animais domésticos mais populares do mundo. Eles nos encantam com seu ronronar, sua fofura e suas brincadeiras. Mas ainda há que os considere meio selvagens. E isso não está tão errado assim. Um estudo inovador envolvendo câmeras e monitoramento de 100 gatos em diferentes ambientes – desde a cidade até a fazenda – descobriu características surpreendentes sobre esses bichanos.

As semelhanças com seus primos maiores, como tigres ou leões, ainda são muitas, mesmo depois de centenas de anos de domesticação. A começar por sua agilidade. Com patas traseiras que são praticamente molas, e um esqueleto desenhado especialmente para saltar, os animais são exímios caçadores.

O programa vai mostrar também que, assim como outros felinos, os gatos usam odores para se comunicar e passar uma mensagem bem clara de quem manda em cada território, que se comportam de modo diferente dependendo de onde vivem e que, aos poucos, eles estão aprendendo a socializar cada vez mais com humanos, no que pode significar mais um salto na evolução deles.

EM ALTA CNN – 12/11, Sábado, 22h30

O Em Alta CNN desta semana vai comentar um dos filmes de super-heróis mais aguardados do ano. “Pantera Negra: Wakanda para Sempre” dá sequência a um dos maiores personagens da história recente da Marvel, franquia que também está envolta em uma tragédia, com a morte inesperada do ator Chadwick Boseman, que interpretou Pantera Negra no primeiro filme.

Para falar dessa produção e do futuro dos super-heróis, os apresentadores Mari Palma e Phelipe Siani recebem os produtores de conteúdo Load e Fábio Gomes, especialistas no assunto.

Outro destaque do programa desta semana é a estreia da quinta temporada de “The Crown”, série que acompanha os bastidores da realeza britânica. Nos novos episódios, a história enfim chega aos anos 1990 e acompanha os desdobramentos do fim do casamento entre a Princesa Diana e o Príncipe Charles.

UNIVERSO KARNAL – 12/11, Sábado, 23h
Medo
(Reapresentação)

Individual ou coletivo, o medo é uma das emoções mais antigas e poderosas. Seja para o bem ou para o mal da humanidade. Afinal, existe medo saudável?

Para investigar as origens desta emoção, Leandro Karnal conversa com os especialistas Mario Eduardo Costa Pereira, professor de psicopatologia na Unicamp, e Flávio Ricardo Vassoler, doutor em Teoria Literária Comparada pela USP que apresenta o medo como um dos instrumentos de dominação do livro 1984, escrito por George Orwell.

O professor também conversa com a cantora Luiza Possi sobre a fobia que ela tem de pombos e ainda participa do treinamento do Esquadrão de Bombas da Polícia Militar de São Paulo, para saber como os policiais lidam com o medo e estresse em um trabalho onde correm risco de morte a cada operação.

CNN NOSSO MUNDO – 12/11, Sábado, 23h45
Alexandre Pellaes

O CNN Nosso Mundo conversa com o mestre em psicologia Alexandre Pellaes sobre os dilemas e desafios das novas gerações que encaram o mercado trabalho.

Diversos estudos e pesquisas revelam os profissionais das Gerações Y e Z têm um novo jeito de encarar o trabalho. A maioria prefere investir mais no bem-estar do que na carreira. Além disso, flexibilidade é mais importante do que salário. Ao mesmo tempo, eles sofrem de estresse e ansiedade financeira e 40% fazem planos de deixar o emprego em, no máximo, 2 anos.

"Hoje no mercado temos quatro gerações diferentes convivendo dentro das empresas. Todas elas querem a mesma coisa, que é qualidade de vida, mas cada uma quer de um jeito", disse Alexandre.

ANTHONY BOURDAIN: LUGARES DESCONHECIDOS – 13/11, Domingo, 18h45 
Quênia

Para abrir a última temporada de Lugares Desconhecidos, Anthony Bourdain escolheu o Quênia. Para a viagem, o apresentador terá como guia W. Kamau Bell, comediante americano, descendente de quenianos, que nunca havia pisado no continente africano.

Nascido na Califórnia, e crescido entre Alabama, Boston e Chicago, Kamau vai experimentar coisas bastante estranhas aos olhos da maioria dos americanos, independentemente da ascendência, como cabeça de bode, incluindo os olhos e sangue com leite coagulado tirado diretamente da vaca ainda viva.

Com direito a um safári, que tem papel fundamental na conservação das espécies e da cultura de comunidades locais, os dois vão circular por um país cuja economia ainda é, em sua maioria, baseada em atividades rurais e com tristes índices de desenvolvimento.

CNN SINAIS VITAIS – 13/11, Domingo, 19h30
Queimaduras: Cuidados em Casa

As queimaduras são consideradas um problema de saúde pública no Brasil. Segundo o Ministério da Saúde, todos os anos em torno de 1 milhão de pessoas se queimam no país. Desse total, ao menos 100.000 buscam atendimento hospitalar e, destes, 3 mil morrem, direta ou indiretamente, em função das lesões.

O CNN Sinais Vitais desta semana, apresentado pelo Dr. Roberto Kalil, foi até o comando do Corpo de Bombeiros, em São Paulo, para entender na prática os perigos com líquidos quentes, inflamáveis, choques elétricos e fogo em ambientes domésticos e no trabalho.

O programa visitou a Unidade de Tratamento de Queimaduras do Hospital Estadual de Bauru, no interior de São Paulo, onde foi descoberto que a principal causa de queimaduras são por acidentes com fogo provocados por álcool.

 O Sinais Vitais também exibe, com exclusividade, o procedimento com pele de tilápia em um paciente queimado nos braços em um acidente com líquido quente, feito pelo Centro de Queimados do Instituto José Frota (IJF), em Fortaleza, hospital de referência.

PROJETO UPLOAD – 13/11, domingo, 21h
O Poder das Comunidades

Praticamente todo mundo com acesso à internet no planeta está participando de uma comunidade, mesmo não tendo consciência disso. Potencializadas pela transformação digital, as comunidades reúnem pessoas em torno de um mesmo interesse e, assim, se tornam espaços poderosos para o compartilhamento de ideias, conhecimentos e experiências.

No episódio “O Poder das Comunidades”, do Projeto Upload, a apresentadora Stéphanie Fleury conversa com profissionais que atuam e trabalham com os mais diversos tipos de comunidades para entender a relevância e o potencial desses grupos.

Um dos entrevistados do programa é Vicente Carvalho, criador do site “Razões para Acreditar”, que decidiu ir além das histórias inspiradoras que compartilha em sua página para fundar a VOAA, uma plataforma de financiamento coletivo que divulga campanhas de auxílio a pessoas necessitadas.

Outro projeto que mostra o poder das comunidades em promover a inclusão enquanto movimento social é a Rede Mulher Empreendedora, fundada por Ana Fontes, em 2010. A partir de um blog, Ana conseguiu reunir tantas mulheres interessadas na causa que o grupo se transformou em uma rede de fomento do protagonismo feminino na área do empreendedorismo, através de eventos, cursos intensivos e programas de aceleração, com aporte até de investidores internacionais.

Além de impulsionar movimentos sociais, as comunidades podem funcionar como um mercado próprio. Marcelo Teracini, Vice-Presidente Sênior e Diretor Geral da Twitch, explica como funciona o business na plataforma para além da figura do streamer.

ENTRE MUNDOS – 13/11, domingo, 22h30
A prisão humana

No primeiro episódio da nova temporada de Entre Mundos, Pedro Andrade foi até Halden, na Noruega, para conhecer uma prisão-modelo. Localizada perto de Oslo, é considerado o presídio mais “humano” do mundo.

Entre os itens de conforto estão celas com suíte e TV de tela plana. Há salas de jogos e áreas comuns no estilo de apartamentos (para cada 8 detentos), onde eles passam a maior parte do dia - ninguém fica preso em uma cela entre 7h30 e 20h30.

Mas o conceito de Halden vai muito além das aparências. O objetivo não é punir, mas reintegrar os presos com aulas, workshops, trabalhos voluntários, terapia e muitos mais.

São 344 funcionários (entre guardas, professores, terapeutas etc.) para 245 assassinos, estupradores, pedófilos e outros homens condenados a crimes violentos. A taxa de reincidência de quem sai de lá é de 20% em dois anos, a mais baixa da Europa.

Segundo Pedro, a viagem foi marcante. “Eu tive uma crise de choro, que há anos eu não tinha quando a gente estava gravando”, afirmou o apresentador.

CNN SOFT BUSINESS –13/11, domingo, 23h45
O fantasma da inflação está de volta

A inflação, uma velha conhecida do brasileiro, é o destaque do episódio desta semana do CNN Soft Business.

A escalada de preços vista no Brasil desde o início da pandemia está pesando no bolso da população e, por isso, nossos apresentadores, Phelipe Siani e Fernando Nakagawa, conversaram com convidados de peso para entender o contexto histórico da relação da economia brasileira com a inflação, compreender o que está acontecendo neste momento, além de dar dicas de como preservar o poder de compra do dinheiro por meio dos investimentos.

Um dos entrevistados do programa é Maílson da Nóbrega, ex-ministro da Fazenda e fundador da Tendências Consultoria que diz acreditar que a inflação atual será vencida pelos “remédios tradicionais”, ou seja, pelo aumento dos juros e uma política fiscal contracionista.

Para a analista da Toro Investimentos, Paloma Brum, o momento atual pode ser oportuno para a entrada de novos investidores. A economista também explicou como investir em títulos de renda fixa, considerados seguros e eficientes para preservar o poder de compra do dinheiro.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato