Consciência Negra é celebrada com campanha e programação especial nos canais Globo

Divulgação Globo/Fernando Lupo

‘Eu sou porque nós somos’. A força da coletividade, parte da filosofia Ubuntu, nos ensina que as conquistas não são individuais, mas resultado de algo construído quando caminhamos juntos. Esse olhar para o outro, para todos e cada um, é essencial para que as pessoas se sintam representadas e ganhem ainda mais força quando há diversidade de pensamentos, conhecimentos e trajetórias no desenvolvimento de projetos e narrativas. É dessa forma plural e diversa que a Globo tem atuado cada vez mais. Único caminho capaz de representar uma sociedade tão rica culturalmente quanto a sociedade brasileira. Para reiterar esse entendimento, ainda mais latente no mês que marca o Dia da Consciência Negra, a Globo lança uma campanha para destacar o poder do afeto, que será veiculada, a partir de 20 de novembro, em todo ecossistema da empresa: na TV aberta, nos canais por assinatura e nas redes sociais.   
 
A campanha foi pensada e desenvolvida a partir da soma de forças criativas de contadores de história negros e negras do Entretenimento e de Marca e Comunicação. O filme ganha vida com imagens de eventos e programas dos diferentes canais da Globo, passando por jornalismo, esporte, arte, dramaturgia e shows, enquanto a locução é narrada por um time de talentos negros como Paulo Vieira, Aline Midlej, Stephanie Ribeiro, João Luiz Pedrosa, Kenya Sade, Larissa Luz, Ryancarlos de Oliveira, Jennifer Nascimento, Karine Alves, Paulo Lins, Samuel Minervino, Luiz Teixeira, Lilian Ribeiro, Manoel Soares, Taís Araujo e Maju Coutinho.
 
Os canais TV Globo, GNT, Multishow, Canal Bis, Canal OFF e Futura, e o Globoplay, também prepararam conteúdos especiais para marcar o mês da Consciência Negra, que tem um marco de celebração no dia 20, relembrando a data da morte de Zumbi dos Palmares.

 Globo  

O ‘Encontro’ desta sexta-feira, dia 18, traz uma pauta especial. O programa exibe entrevista exclusiva conduzida por Manoel Soares com Graça Machel, viúva de Nelson Mandela e ex-primeira-dama da África do Sul. O matinal conta ainda com a presença da atriz Claudia Di Moura, a cantora Sandra Sá e o MC Estudante, que vai preparar rimas dedicadas ao Dia da Consciência Negra.
 
No sábado, dia 19, o ‘É de Casa’ exibe entrevista com Tony Tornado conduzida pelo apresentador Thiago Oliveira. Referência artística de toda uma geração, Tony fala sobre ter saído de casa sozinho aos 11 anos com a missão de mudar o mundo com sua voz e da luta para manter vivo seu sonho e conquistar seu objetivo. O matinal mostra também o encontro de Valéria Almeida com Dandara, uma menina de cinco anos que tem o cabelo parecido com o dela e se identificou de imediato com a apresentadora na estreia dela no ‘Bem-Estar’. A conexão da menina com a apresentadora fez com que a mãe escrevesse uma carta para Valéria perguntando como ela fazia para deixar o cabelo arrumado de um jeito tão bonito.
 
No domingo, dia 20, Dia da Consciência Negra, o especial ‘Sons de São Paulo’ vai recontar a trajetória da black music na capital paulista. O programa ouve Liniker, Péricles, Thayde, entre outros nomes que fazem parte do gênero musical de raiz africana e várias vertentes para mostrar sua importância dentro do movimento negro, na inserção de artistas negros no mercado da música, assim como sua influência no fortalecimento da autoestima dos jovens de comunidades e periferias. Apresentado pelas repórteres Mariana Aldano, Gabriela Dias e Denise Thomaz Bastos, o documentário tem coordenação e reportagem do jornalista Fernando Lupo. Felippe Caetano assina o roteiro, com produção de Marina Ferreira, imagens captadas pelo Júlio César e edição de imagens por Paulo Rodrigues. ‘Sons de São Paulo – Música Negra’ será exibido para todo o estado de São Paulo logo após o ‘Fantástico’. 
 
Dentro da programação especial de filmes preparada para novembro em celebração ao mês da Consciência Negra, a TV Globo exbibe no domingo, dia 20, no Campeões de Bilheteria, o longa 'Projeto Gemini', protagonizado por Will Smith. À noite, no Domingo Maior, vai ao ar 'Corra!', filme que levou o Oscar de Melhor Roteiro Original em 2018. Na segunda-feira, no Tela Quente, é a vez do filme 'Harriet – O Caminho para a Liberdade', inédito na TV aberta. A produção conta a história de Harriet Tubman, uma escrava que se tornou abolicionista.
 
Com a apresentação de Rita Batista, nos dias 26 e 27 de novembro, a TV Globo exibe, após o 'Seleção do Samba', no dia 26, e após o 'Vai que Cola', no dia 27, um compacto do Festival Afropunk, o maior festival de cultura negra do mundo, diretamente de Salvador. Ludmilla, Emicida, Liniker, Baco Exu do Blues, Masego e Karol Conká estão entre as atrações confirmadas 

Globoplay 

Para celebrar o mês da Consciência Negra, o Globoplay preparou uma lista com alguns conteúdos que estreiam em novembro e outros que já estão na plataforma.

Criada e escrita por Thaís Pontes e Renata Andrade em parceria com Chico Mattoso e Antonio Prata, que assinam a redação final, a obra tem direção artística de Henrique Sauer.

Fruto de dez anos de pesquisas entre os terreiros gaúchos, o documentário ‘Cavalo de Santo’, baseado no livro homônimo da fotógrafa Mirian Fichter, retrata o universo religioso afro-brasileiro e a presença africana no Rio Grande do Sul por meio da história, da formação das religiões, do racismo e da intolerância religiosa no estado. A estreia no Globoplay está prevista para o dia 20 deste mês.

A segunda temporada da série exclusiva ‘O Clube das Divorciadas’ também já tem data marcada para estrear: dia 29. Na trama, três amigas de longa data se reaproximam após o divórcio de uma delas. 

Já o movimento pelos direitos civis dos negros contado por mulheres que fizeram parte dele é o tema central de ‘Mulheres do Movimento’, minissérie antológica já disponível na plataforma. Com produção executiva de Jay Z e Will Smith, a obra é baseada na história real de Mamie Till-Mobley, uma das precursoras do Movimento após ter seu filho assassinado. 

Sucesso nos cinemas, ‘Pixinguinha’ chega ao Globoplay. Coprodução da Globo Filmes, o longa conta a história do famoso músico, menino negro de classe média baixa que ficou conhecido como o pai da MPB. Tem Seu Jorge no papel de protagonista, além dos atores Taís Araújo, Milton Gonçalves e Danilo Ferreira no elenco.

 Além de ‘Pixinguinha’ e ‘Mulheres do Movimento’, o filme ‘Corra!’ também já está disponível na plataforma.   

Todos os conteúdos citados anteriormente já estão disponíveis neste trilho especial, que traz ainda grandes sucessos, como ‘Vale Tudo com Tim Maia’, ‘Elza e Mané’, ‘Amor em Linhas Tortas’, ‘Marielle. O Documentário’ e ‘Medida Provisória’.   

GNT 

O GNT exibe às segundas-feiras de novembro, às 0h, produções com diferentes pautas raciais. No dia 21, o filme ‘Sobre Nós’ discute os impactos do racismo no amor e na afetividade das mulheres negras, a partir de depoimentos de 11 brasileiras de diversas origens, idades e vivências. Já no dia 28 vai ao ar o documentário ‘Elza Infinita’. O filme tem origem no ‘Musical Elza’ e acompanha a trajetória artística da cantora Elza Soares.
 
Ao longo do mês de novembro, o ‘Saia Justa’ recebe convidadas para discussões sobre o Mês da Consciência Negra. Apresentado por Astrid Fontenelle, Sabrina Sato, Larissa Luz e Luana Xavier, o programa tem a participação de Flávia Oliveira no próximo dia 23, às 22h45. 
 
O combate ao racismo e a importância do empoderamento e da representatividade também são pautas trabalhadas na quarta temporada de ‘Sexta Black’, no ar desde a última quarta, dia 16, às 23h45. Em cinco episódios, a apresentadora Luana Génot traz diferentes temas da sociedade para discussão com seus convidados, a partir da pauta racial.
 
No dia 20, às 10h30, o GNT exibe a série documental ‘Enigma da Energia Escura’. Em cinco episódios apresentados por Emicida e produzidos por Evandro Fióti, a atração inaugura um novo olhar sobre as temáticas negras na televisão brasileira, contribuindo para construção de uma visão de sociedade mais coletiva, inclusiva, que represente a maioria da população do país e que, sobretudo, ajude a transformar os pactos estruturais e institucionais ainda vigentes.

 Multishow

No Multishow, ao longo do mês de novembro, vão ao ar novas peças da ação Corrente Bem Preta, na qual grandes artistas negros indicam para o público novos nomes da cultura afro. A série de pílulas estreou no canal em 2021 e permanece rodando na grade da TV até hoje. Nos novos episódios, nomes como Jojo Todynho e Cacau Protasio entram para a campanha.

Já no dia 20, a programação é dedicada ao Dia da Consciência Negra. A partir das 14h, o público confere uma maratona de ‘Um Maluco no Pedaço’ com episódios que trazem o debate racial no enredo. Às 15h30, é a vez de ‘Jojo Nove e Meia’. A apresentadora recebe Majur, Jonathan Azevedo e Cacau Protasio, que falam sobre raça e representatividade. Para encerrar o especial, o canal exibe às 17h o show ‘Meu Nome É Thiago André’, no qual Thiaguinho celebra seus 20 anos de carreira. E nos dias 26 e 27, a partir das 19h, o Multishow transmite ao vivo o festival Afropunk Bahia 2022, principal festival voltado para a cultura negra.

No digital, serão publicadas as peças da #CorrenteBemPreta nas redes sociais do Multishow e vídeos de divulgação da programação para a data. Além disso, durante o mês de novembro, o espaço do Multishow no Globoplay apresenta um trilho editorial com conteúdo de artistas negros, reunindo grandes nomes como Jojo Todynho, Cacau Protasio, Babu Santana, Ludmilla, entre outros.

Canal Bis

No Canal Bis, o público poderá conferir uma programação especial com grandes nomes da música negra. No domingo, dia 20, a partir das 13h, um dos pioneiros do rock, Chuck Berry, inicia a celebração com seu clássico show de 1969, em Toronto. Em seguida, às 13h30, o episódio de ‘Versões’ traz Larissa Luz cantando sucessos da rainha Elza Soares. Às 14h30, o público também confere uma seleção de clipes da queen Beyoncé, no ‘Setlist Especial’, com hits como “Crazy in Love”, “Love on Top” e “Formation”, entre outros. Depois, às 16h, o ‘Hip Hop Machine’ com Baco Exú do Blues e, às 16h30, em ‘Experimente’, Majur conta a sua história de resistência e apresenta músicas como “Agô” e “Enciéndeme” e “Rainha de Copas”. No fim de tarde, às 17h, ‘Nina Simone: Live at Montreux’ apresenta sua mistura de blues, soul, jazz, gospel e música clássica. Às 18h, Alicia Keys dá o tom em uma performance intimista, em ‘Alicia Keys: Live in LA’.

Em ‘Versões’, às 19h, Thiaguinho presta uma homenagem ao seu ídolo e interpreta clássicos de Djavan. Já em ‘Vamos Tocar’, às 20h, Seu Jorge vai ao estúdio de Léo Gandelman para apresentar novas leituras de algumas de suas maiores composições. Às 20h30, o canal mostra a performance de Liniker no MITA Festival. Logo após, às 21h30, o documentário ‘Hitsville: The Making Of Motown’, com participação de Stevie Wonder, Jackson 5, The Supremes e muito mais, traça a história das canções clássicas que surgiram nos anos 60 e perduram até hoje. Às 23h30, Rincon Sapiência faz uma homenagem ao rap brasileiro em ‘Hip Hop Machine’. E, encerrando a programação, em ‘The Isle of Wight Festival: Miles Davis’, o maior nome do jazz de todos os tempos, Miles Davis apresenta seu eletrizante free jazz para o maior público já encontrado por um artista de jazz até então: 600 mil pessoas.

Canal OFF 

No Canal OFF, a celebração acontece no dia 20, a partir das 14h, com ‘Surfe no Oeste da África’, documentário sobre dois surfistas, um brasileiro afrodescendente e um africano, explorando as regiões mais remotas  e menos conhecidas do litoral da África Negra em busca de suas origens e ondas perfeitas. Em seguida, às 19h, o canal exibe ‘Encourage’, produção sobre o ciclista nigeriano Courage Adams, e uma emocionante viagem para conhecer suas origens. No dia 27, às 14h, ‘Vozes do Vento’ conta a história de Mitu Monteiro e Matchu Lopes, kitesurfistas de Cabo Verde, que realizaram o sonho de se tornarem campeões mundiais e mostraram a potência cultural e esportiva local.
 
Futura 

No dia 20, durante 24 horas, a programação do Futura será inteiramente dedicada às diversas temáticas sobre consciência negra, dividida em diferentes faixas: Faixa Infantil, Faixa Musical, Educação Antirracista, Universo Futura, Faixa Verde, Empreendedorismo e Cineclube. Além dos programas, durante os intervalos, vários conteúdos com peças de curta duração serão exibidos ao longo da programação, com temáticas sobre racismo. Durante o dia, convidados de importante relevância no movimento negro estarão presentes em dez peças apresentando as estreias e destaques da programação especial do Futura para a data. 
 
Faixa Infantil – das 7h às 9h
Zumbi dos Palmares, ancestralidade e cultura negra e Rainha Amina são alguns dos temas que serão abordados nos programas definidos para o dia.
 
Faixa Musical – 9h às 10h
O rapper e educador Thiago Elniño, ritual do Jarê com “Música e Sagrado” e “Pelas Almas de Bem” são as atrações do dia, com foco no poder da negritude na música popular e religiosa.
 
Educação Antirracista – 10h às 12h / 18h às 22h
Na parte da manhã, português, história e representatividade serão o foco da programação dessa faixa, que começa com o ator Lázaro Ramos lendo trecho de sua autobiografia “Na minha pele”. Em seguida, o jogador Raí mostra o quanto a influência negra está na nossa língua portuguesa e explica o emprego das classes gramaticais. Já o programa História Negra do Brasil, é mostrado o quanto os negros lutaram contra a escravidão no Brasil. O debate antirracista tem continuidade no “Seta: caminhos possíveis”, onde adolescentes e adultos negros, quilombolas e indígenas contam como é estar em um espaço escolar que não respeita ou reconhece suas culturas e histórias e, às vezes, nem mesmo suas humanidades.
 
As estreias dessa faixa acontecem à noite, com a exibição dos documentários “Maria Mulher - Organização de Mulheres Negras”, às 18h, que traz um mosaico de vozes e expressões da organização de mulheres negras pioneira do Rio Grande do Sul. Às 20h, será a vez do ganhador da 12ª edição do Doc Futura (2021), o documentário “Mimbó”. O filme conta a história de uma comunidade quilombola que existe há 200 anos, quando quatro irmãos escravizados, fugidos de fazendas de Pernambuco, percorreram pelo mato cerca de 680 quilômetros até a Vila de Amarante, no Piauí.
 
Universo Futura – 12h às 13h
Quatro programas fazem parte dessa faixa. A poetisa Elisa Lucinda vai ler trechos do seu livro a respeito do escritor Fernando Pessoa. A branquitude será analisada pela professora Lia Vainer Schucman, do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina. E o racismo estrutural será denunciado no programa com jovens e suas experiências.
 
Faixa Verde – 13h às 14h
No programa “Jongo, tradição e resistência”, a chef Bela Gil vai ao Morro da Serrinha, em Vaz Lobo, Zona Norte do Rio, conhecer Tia Maria, rainha do jongo, e dança ao ritmo de tambores. Em outro programa, o Futura entrevista Dona Maninha, curandeira, erveira e líder de um terreiro de Jarê da região da Chapada Diamantina.
 
Empreendedorismo – 14h às 16h
Moda, maquiagem, vinhos, cabelos e mecatrônica. Isso mesmo: tudo junto e misturado nessa faixa com seis programas, onde a força de trabalho negra é exaltada e se mostra de vital importância para a economia no país. 
 
Cineclube – 2h às 7h / 22h às 23h59
São ao todo 13 programas com entrevistas que abordam as diversas questões antirracistas, seja na música, nas comunidades, famílias, relacionamentos, clubes e escolas. 

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato