'De Volta a Basquiat': documentário inédito fala do artista norte-americano

Divulgação Curta!

Em meio aos prédios, ao barulho e à agitação de Nova York, desponta um jovem artista revolucionário, filho de pai haitiano e mãe porto-riquenha: Jean-Michel Basquiat. Como um cometa, em cerca de sete anos, ele se consolida como o primeiro artista moderno negro a levar sua arte para diversos países do mundo. O documentário inédito e exclusivo ''De Volta a Basquiat'' conta sua história meteórica: na TV, através do Curta!, e no streaming, através do Curta!On – Clube de Documentários.

Valendo-se de depoimentos íntimos de pessoas que conheceram o artista e acompanharam sua carreira de perto, o filme, dirigido por Pierre-Paul Puljiz, narra as suas trajetórias pessoal e, principalmente, profissional. Com apenas 15 anos, Basquiat começava a expressar sua arte e seus sentimentos em muros, por meio de grafites que ele assinava com o pseudônimo de “Samo”, e, desde então, já chamava atenção. Era notório que ali havia um talento fora do comum.

Basquiat foi se tornando cada vez mais conhecido: passou a ser convidado para programas de TV, participou de um filme, começou a vender seus primeiros quadros e a se firmar na cena da arte nova-iorquina com um estilo único, que mesclava o literário com o pictórico. Tal como a cidade, sua vida foi bastante atribulada, entre uma dedicação intensa à pintura, relações conflituosas e abuso de drogas.

O estrelato veio rápido. Em um intervalo de cerca de um ano, ele se tornaria milionário, venderia mais quadros do que conseguia pintar e estamparia as capas das revistas mais conceituadas dos Estados Unidos. Entre as diversas pessoas que conheceu nesse período, estava Andy Warhol, com quem desenvolveu uma parceria que marcou a história da arte: eram duas gerações que se complementavam.

Outro momento importante registrado pelo documentário é o encontro de Basquiat com suas origens africanas, através de viagens ao continente e do intercâmbio cultural entre ele e artistas africanos, como Ouattara Watts, natural da Costa do Marfim. No entanto, sua vida continuava a ser impactada pela depressão e pelo vício, até que em agosto de 1988, Basquiat foi encontrado morto por overdose de heroína.

“Hoje em dia falamos de globalização, mas Jean-Michel já falava disso. (...) Jean é a ponte entre todas essas culturas e quanto mais vamos em direção a outras culturas, mais nos enriquecemos. Por isso, para mim, Jean foi a chave para o futuro”, diz Ouattara, emocionado. A estreia é na Terça das Artes, 22 de novembro, às 23h.

Último episódio de ‘Grandes Cenas’ traz Jorge Furtado em depoimento sobre ‘Rasga Coração’

O último episódio da segunda temporada de “Grandes Cenas” convida o diretor Jorge Furtado para falar de “Rasga Coração”. O filme, de 2018, é uma adaptação da peça homônima de Oduvaldo Vianna Filho, lançada em 1974, em plena ditadura militar brasileira. A ideia de trazer a obra para o cinema veio em 2013, quando Furtado se viu diante de uma nova geração que se manifestava nas ruas com novas demandas, ainda que num contexto democrático e não mais ditatorial. A cena analisada no episódio é a do rompimento entre pai e filho — o ápice do conflito entre ambos, que vai se desenvolvendo ao longo da narrativa.

Todos os 13 episódios de “Grandes Cenas” seguem disponíveis via streaming no Curta!On – Clube de Documentários. São eles: “Que Horas Ela Volta?”; “Bacurau”; “Branco Sai, Preto Fica”; “Benzinho”; “Kbela”; “Bye Bye Brasil”; “As Boas Maneiras”; “O Lobo Atrás da Porta”; “Proibido Proibir”; “Castanha”; “Cidade Baixa”; “Um Céu de Estrelas” e “Rasga Coração”. A estreia é na Quarta de Cinema, 23 de novembro, às 23h30.

Segunda da Música (MPB, Jazz, Soul, R&B) – 21/11

21h – “Todas as Melodias” (Documentário) 

Luiz Melodia tinha música até no nome. Nasceu no Rio de Janeiro, mais precisamente no Morro de São Carlos, no Estácio, no dia 7 de janeiro de 1951. Apesar de ter crescido no meio do samba, não era um sambista. Não rejeitou suas origens musicais, mas foi além. Assimilou uma musicalidade que absorvia vários estilos e criou uma forma muito particular de composição. O filme tem o ritmo e a força de sua poesia urbana. Através de shows memoráveis, entrevistas com pessoas importantes na vida do músico e contando com a participação do biografado de forma espontânea, apresenta a trajetória deste artista que carregava um estilo inquieto, elegante, sofisticado e carismático. Direção: Marco Abujamra Duração: 90 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 22 de novembro, terça-feira, às 01h e às 15h; 23 de novembro, quarta-feira, às 9h; 27 de novembro, sábado, às 16h15.

Terça das Artes (Visuais, Cênicas, Arquitetura e Design) – 22/11

23h – “De Volta a Basquiat” (Documentário)

A vida e a obra do artista nova-iorquino Jean-Michel Basquiat foram marcadas por uma longa busca de identidade, por suas origens familiares haitianas e porto-riquenhas e por uma viagem de redescoberta à África. Retratar este grande pintor do século XX, que morreu em 1988 com apenas 27 anos, é também evocar o lugar dos artistas negros americanos nos Estados Unidos da conservadora e racista era Reagan. Direção: Pierre-Paul Puljiz Duração: 52 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 23 de novembro, quarta-feira, às 3h e às 17h; 24 de novembro, quinta-feira, às 11h; 26 de novembro, sábado, às 16h30.

Quarta de Cinema (Filmes e Documentários de Metacinema) –23/11

23h30 – “Grandes Cenas” (Série) – 2ª Temporada - Episódio: “Rasga Coração”

A partir de entrevistas com realizadores, a série analisa cenas memoráveis do cinema brasileiro. Neste episódio, o diretor Jorge Furtado homenageia o dramaturgo Oduvaldo Vianna Filho (o Vianinha) e conta o que o levou a adaptar a peça teatral “Rasga Coração” (2018) para o cinema. O conflito entre pai e filho que cresce ao longo do filme culmina em uma cena de rompimento, onde a dimensão individual da política invade o privado. Direção: Ana Luiza Azevedo e Vicente Moreno. Duração: 20 min. Classificação: 10 anos. Horários alternativos: 24 de novembro, quinta-feira, às 3h30 e 17h30; 25 de novembro, sexta-feira, às 11h30; 26 de novembro, sábado, às 20h30.

Quinta do Pensamento (Literatura, Filosofia, Psicologia, Antropologia) – 24/11

22h20 – “Por Onde Anda Makunaíma?” (Documentário)

O premiado filme do diretor Rodrigo Séllos — vencedor da Mostra Oficial de Longa-Metragem do Festival de Brasília de 2020 — relembra o célebre anti-herói de Mário de Andrade, conhecido por metaforizar o povo brasileiro, em um resgate histórico e cultural. No entanto, o documentário não se concentra apenas na encarnação modernista desse personagem. Séllos, que também atua como montador no longa, conduz o espectador ao seu mito de origem (em que “Makunaíma” é grafado com a letra k), registrado nos escritos do etnólogo alemão Koch-Grünberg, feitos em 1910, durante a convivência com povos indígenas da tríplice fronteira Brasil-Venezuela-Guiana. Após a rapsódia modernista, o personagem passa por representações no cinema e no teatro, até chegar à contemporaneidade com a pergunta: se fosse revisto hoje, por onde andaria Macunaíma? Com depoimentos em português, alemão, espanhol, macuxi e taurepang, o filme busca ilustrar um pouco do multiculturalismo brasileiro. Direção: Rodrigo Séllos. Duração: 84 min. Classificação: 12 anos. Horários alternativos: 25 de novembro, sexta-feira, às 2h20 e às 16h20; 26 de novembro, sábado, às 15h; 27 de novembro, domingo, às 20h.

Sexta da Sociedade (História Política, Sociologia e Meio Ambiente) – 25/11

21h – “Decolonizações” (Minissérie) - Episódio: “O Aprendizado”

Esta minissérie documental dividida em três partes conta a história do violento e longo processo de ‘decolonização’, uma narrativa de como a queda dos impérios europeus após a Conferência de Berlim, em 1885, deu origem a um novo mundo: o nosso. Com uma linguagem contemporânea elaborada a partir de raros materiais de arquivo, filmes da cultura pop e animações com trilha sonora composta de icônicas músicas de protesto, a série se desenrola desde a década de 1850 até o mundo globalizado de hoje, revelando os personagens históricos deste drama. Neste episódio, vemos como a violência e a injustiça coloniais alimentaram uma cólera surda das figuras da luta emergente. Foram os casos de Mary Nyanjiru, em Nairobi, e Lamine Senghor, atirador senegales que se tornou militar anticolonialista na França. Diretores: Karim Miské, Marc Ball, Pierre Singaravélou. Duração: 52 min. Classificação: Livre Horários alternativos: 26 de novembro, sábado, às 1h; 27 de novembro, domingo, às 13h

Sábado, 26/11

20h – “Estados da Arte” (Série) – Episódio: “Materialidades”

Para além do modernismo da Semana de 22 e do concretismo da década de 1950, movimentos centrados no eixo SP-RJ, os artistas em atividade no Norte e no Nordeste do Brasil nunca deixaram de produzir uma arte potente que dialoga com o entorno e com o mundo. Esta série propõe uma releitura da arte brasileira a partir das singularidades produzidas nestas regiões. Este episódio enfoca artistas que trabalham com couro, bordado, madeira e tecido. Entre os entrevistados, estão os artistas Véio, Carlos Melo, Espedito Seleiro e o grupo Bordadeiras da Ilha do Ferro. Classificação: Livre. Horários alternativos: 27 de novembro, domingo, às 10h.

Domingo, 27/11

18h30 – “Glauber, Claro” (Documentário)

“Glauber, Claro” retraça, quase meio século depois, os passos do cineasta Glauber Rocha em Roma, na Itália, onde ele esteve exilado na década de 1970. Esse mosaico é formado através de testemunhos de seus amigos e colaboradores e de visitas às locações romanas de seu penúltimo longa-metragem, “Claro” (1975). O documentário investiga a experiência de Rocha e de toda uma geração de artistas na Itália dos anos 70, abordando temas como os bastidores de “Claro” e a sua relevância histórica, o cinema underground, o neorrealismo, o Cinema Novo e a militância política nas artes. O resultado é um inevitável paralelo entre a Itália do século XX e do mundo de hoje, entre a utopia dos anos setenta e a distopia atual. Diretor: César Meneghetti. Duração: 80 min. Classificação: 14 anos. 

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato