E! Entertainment estreia documentário original sobre arte drag

Divulgação E!

ALL THAT DRAG, o novo documentário do E! Entertainment, que promete apresentar a pluralidade da cena drag brasileira contemporânea, já tem data de estreia. O longa será exibido na quarta-feira, dia 23 de novembro, às 21h50.

Mais uma produção original do canal E! no Brasil, o documentário apresenta a história de cinco artistas brasileiras: Malayka SN, Ginger Moon, Don Valentim, Natasha Princess e Penelopy Jean.

A partir desse recorte, o filme desmistifica essa arte e mostra que qualquer pessoa pode ser drag, independentemente de gênero, raça, sexualidade ou classe social. O documentário apresenta as várias expressões artísticas dentro desse rico universo de drag queens, drag kings, drag monstras, etc.

Ideia original de Marcello Coltro, produtor executivo do documentário e sob o olhar atento de uma equipe de audiovisual formada por drags, que faz questão de trabalhar montada, o E! aposta na diversidade, não apenas em frente às câmeras, mas nos bastidores.

ALL THAT DRAG é dirigido por Rafael Barioni e Toni Dri - que dá vida à drag Maluvitta -, tem roteiro das drags Audácia (Felipe Santo) e Lilith Prexeva (Felipe Lemos), direção de arte da drag Kitty Bowie (Feg Iranço) e direção de fotografia de Milena Seta.

“É incrível poder estar montada de drag dirigindo o documentário, junto com uma equipe também de drags. Hoje em dia, muito se fala sobre representatividade, mas acredito que existe algo ainda mais importante que é o protagonismo. Faz toda diferença quando a gente envolve as pessoas em todos os processos, neste caso, para produzir e não só estar em frente às câmeras”, acredita Maluvitta (Toni Dri).

“Tanto o canal quanto a produtora deram total liberdade para a gente criar e colocar nossa vivência real neste projeto. Em vez de ser o olhar de uma pessoa que não conhece o universo, só pesquisa ou tem seu ponto de vista, a gente conseguiu trazer toda essa verdade e acho que isso fez a diferença no resultado, com certeza muito mais humano”, completa Maluvitta.

Entre entrevistas inéditas, performances especiais, registros de bastidores de shows e da intimidade das personagens, as gravações aconteceram durante o mês de julho, em São Paulo e Salvador - duas capitais brasileiras onde a arte drag se tornou referência no país nos últimos anos.

Em São Paulo, o documentário acompanha a trajetória do casal de drag queen e drag king Ginger Moon e Don Valentim; da drag travesti e princesa do bate-cabelo, Natasha Princess; e da apresentadora Penelopy Jean, estrela da franquia “Drag Me as a Queen”, também do E!. Na capital paulista, as filmagens aconteceram nas casas das drags, no Teatro Pequeno Ato e na festa Next Generation.

Já em Salvador, a produção apresenta a drag e educadora Malayka SN, do coletivo Casa Monxtra. Malayka usa seu corpo como uma tela para se expressar em intervenções artísticas que questionam a questão de gênero e levam os espectadores de seus shows e performances reflexões e quebras de paradigmas. As locações em Salvador incluíram o Pelourinho e a casa noturna tradicional Âncora do Marujo.

Além de acompanhar de perto a intimidade das cinco queens, as filmagens do documentário contam ainda com depoimentos de outras artistas que fizeram história na cena drag brasileira, como Alexia Twister, Malonna, Valerie O’harah e Marcinha do Corintho.
 
ALL THAT DRAG reforça a estratégia do E! de apostar em produções originais nacionais e apoiar a Diversidade, a Equidade e a Inclusão (DEI), pilares da NBCUniversal e da campanha institucional Vozes do E!, lançada em 2019.

Com a campanha, o canal se compromete a amplificar a voz a todos os indivíduos, especialmente às mulheres, independentemente de cor, idade, gênero e padrões de beleza. Fazem parte dessa iniciativa séries como “Beleza GG”, “Born to Fashion”, “Juju Boot Camp”, “Os Szafirs”, “Luana é de Lua”, “Drag Me as a Queen” e o documentário “Vozes do E!”.

As ações de “Vozes do E!” vão além do canal linear, chegando também às plataformas digitais, em projetos como “Histórias Inspiradoras” e “Feras do E!”. O canal tem novos projetos em andamento, seguindo as diretrizes de Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI).

SOBRE AS PROTAGONISTAS

DON VALENTIM - Don Valentim é um drag king, com raízes no circo e nas artes plásticas. Valentim, a pessoa que dá vida a ele, tem 28 anos e é um homem trans não binário. Com a sua arte, conseguiu dar vazão à sua identidade de gênero, além de conquistar um espaço enorme no mundo drag, sendo referência como king, um lado da arte drag ainda pouco conhecido. Don é namorado de Ginger e eles dividem a vida: moram juntos e seus processos criativos se misturam e têm muita troca.

GINGER MOON -- Ginger Moon é uma drag queen feita por uma mulher cis que abriu espaços e virou referência para inúmeras mulheres, provando, em um mundo drag formado principalmente por homens cis gays, que essa arte não tem gênero nem rótulos. Ginger tem 25 anos, é atriz e bailarina de formação e, além disso, traz em sua identidade artística a militância do corpo gordo e junta sua pesquisa do universo burlesco ao mundo drag. Ginger é namorada de Don Valentin e eles moram juntos.

MALAYKA SN - Malayka é de Salvador e uma das fundadoras da cena drag monstra da cidade. Possui uma pesquisa drag ligada à sua formação universitária de arte-educadora e se entende como artista e performer para além de drag queen. Em sua proposta artística, busca viver o coletivo em sua integridade: Malayka participa da Casa Monxtra, grupo que, assim como ela, pesquisa a arte drag com foco em elementos que se distanciam da representação do feminino convencional: o animalesco, o orgânico, o monstruoso e o grotesco.

NATASHA PRINCESS - Travesti, residente do Capão Redondo, em São Paulo, com uma carreira drag de 12 anos, tendo apenas 27. Aos 18 anos, ganhou o concurso Drag Danger, um dos maiores da capital paulista. Representante do bate-cabelo, movimento drag criado pela icônica Márcia Pantera, e que é a cara da drag queen dos anos 90 no Brasil, Natasha é furiosa nos palcos e na vida. Em sua persona, une as referências estéticas do universo pop, sem deixar de lado a escola que a criou, bem como o clássico ao contemporâneo e fazendo presença desde as boates até o universo das artes visuais.

PENELOPY JEAN - Apesar de ser ainda muito jovem, Penelopy Jean tem uma longa e frutífera carreira como drag queen. A artista reúne muitos talentos que se refletem em diversas áreas de atuação: é DJ, influencer e performer, além de personificar nos palcos a cantora Lady Gaga, trabalho que mostrou sua arte ao grande público. Na televisão, além de ter participado de inúmeros programas e entrevistas, foi apresentadora da atração Drag Me as a Queen”.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato