"Fantástico": Angela Davis concede para Maju Coutinho sua primeira entrevista à TV brasileira

Divulgação Globo

No domingo, 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, o 'Fantástico' exibe a entrevista que Maju Coutinho fez com a ativista estadunidense Angela Davis. A primeira dela para uma TV brasileira. Filósofa, escritora, professora, reconhecida por sua luta antirracista e feminista, ela teve seus discursos lançados no Brasil na coletânea ‘O sentido da liberdade e outros diálogos difíceis’ e as duas conversam por vídeo sobre os temas abordados na obra. “Nossa reportagem vai apresentar algumas ideias da Angela para o público brasileiro, falamos sobre racismo, sistema penitenciário, feminismo, entre outros assuntos”, adianta Maju. 
 
Angela falou ainda sobre como foi encorajada desde a infância – dentro de casa, pela mãe, na escola, por membros de sua comunidade e da igreja – a se posicionar contra o racismo. “Quando éramos crianças, brincávamos de correr para a área reservada apenas a pessoas brancas, um bairro que ficava do outro lado da rua onde eu morava. Sabíamos que estávamos infringindo a lei, mas quando crianças, inventamos esse jogo em que atravessávamos a rua correndo e às vezes até subíamos os degraus, tocávamos a campainha e tentávamos fugir antes que o branco atendesse. Era diversão. Mas, ao mesmo tempo, era resistência”, defende Angela.
 
A ativista falou ainda sobre as novas práticas racistas, que acontecem em diferentes lugares do mundo, e que ficaram ainda mais evidentes após a pandemia. “O racismo é mutável e se expressa de várias maneiras. Durante décadas, muitos de nós argumentamos que o racismo é principalmente institucional, estrutural e sistêmico, e não simplesmente as atitudes de indivíduos. E durante a pandemia do COVID, vimos um número desproporcional de negros e indígenas morrendo por causa do racismo no sistema de saúde”, explica ela, apontando ainda que apesar de vivermos dentro de uma estrutura racista, a ação individual não pode ser menosprezada: “As pessoas, eu acho, começaram a fazer a conexão entre essas instituições sociais que são racismo e assistência médica, racismo e policiamento, racismo e prisão. E assim, portanto, não acho que elas agora contestem o fato de que o racismo está profundamente enraizado nas estruturas de nossa sociedade, o que não quer dizer que o racismo também não seja expresso nas atitudes das pessoas”.

Divulgação Globo/Paloma Rodrigues

O ‘Fantástico’  vai trazer ainda uma entrevista que revela uma Simone Tebet que o Brasil não conhece. Por quase uma semana, a repórter Ana Carolina Raimundi acompanhou a ex-candidata à presidência, que falou sobre sua vida pessoal e pela primeira vez, deu uma  entrevista ao lado do marido, o deputado estadual Eduardo Rocha. Além de visitarem o gabinete e de tomarem café da manhã próximo ao apartamento funcional da senadora em Brasília, as duas também se encontraram em São Paulo.
 
“Tomamos chá porque ela não toma café. E lá em Brasília, fala de política, sobre uma possível candidatura em 2026, sobre o Brasil e sobre o ódio do momento. Também cantou um pedacinho de uma música da Marisa Monte e até poesia declamou”, adianta a jornalista. 

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato