Nova temporada do 'Expresso Futuro' vai mostrar o avanço da tecnologia e da inovação na África

Reprodução

A sexta temporada do Expresso Futuro estreia no próximo dia 7 no Canal Futura, às 21h, mostrando as inovações tecnológicas e sociais que estão tomando o continente africano. Em oito episódios, o especialista em tecnologia, advogado e apresentador Ronaldo Lemos visita países como Gana, Moçambique, Quênia e Tanzânia. A temporada também terá estreia no Fantástico, na Globo, no dia 6 de novembro, com episódio especial.

O apresentador mostra a vitalidade e a criatividade da África, características que têm se traduzido em soluções tecnológicas e inovadoras. Em vez de Afrofuturismo, é hora do Afropresentismo, com as inovações presentes dos países do continente. Segundo o Índice Global de Inovação 2021, que mede o desempenho dos ecossistemas da inovação de 132 economias, a África do Sul, o Quênia e a Tanzânia estão alavancando tecnologicamente os países que compõem a África Subsaariana. 

Partindo de Moçambique, Lemos dará uma visão geral da situação no continente, falando sobre como a África luta para superar os desafios deixados por conflitos. Lá o apresentador visita startups, estúdios de design e produção musical, e o gigantesco Parque Nacional de Gorongosa para mostrar como as mudanças tecnológicas estão promovendo a harmonia entre a população e o meio ambiente.

“Mostraremos ainda como os países africanos estão criando novos presentes e futuros. A África está sendo transformada por três tendências: mudança climática, demografia e tecnologia. O continente hoje é jovem, a média de idade é de 18 anos. E essa população está conectada e decolando. Aplicativos e empresas de transferência digital já existiam e circulavam na África desde 2007! Muito antes do “Venmo” chegar aos Estados Unidos, e muito antes do PIX se popularizar no Brasil”, conta ele.

A série também fica disponível na plataforma Globoplay.

EXPRESSO FUTURO

Canal Futura
Estreia: 07/11, segunda-feira, 21h.

Ronaldo Lemos viaja pela África mostrando tecnologia e inovação. A África é um continente jovem que está se transformando pela conectividade e pelo empreendedorismo. A temporada mostra a Savana do Silício no Quênia, a inovação em Moçambique e Gana e muito mais. Tem muito futuro vindo da África!

Confira a temporada completa:

Episódio 1 - Afropresentismo: mudando a narrativa sobre a África

Em Nairobi, Ronaldo mostra como as histórias do continente africano que chegam à mídia ocidental são extremamente limitadas. Passeia em um “Matatu”, ônibus público queniano e finaliza em Gana.

Episódio 2 - A Savana do Silício

Nairobi é conhecida na África como Savana do Silício devido à quantidade de start-ups e fintechs. No Quênia, Ronaldo aproveita para entender sobre esse ambiente e de empreendimentos inspiradores.

Episódio 3 - Moçambique: maratonando para inovar

Ronaldo visita o Parque Nacional de Gorongosa, em Moçambique, cujo experimento em conservação foca na co-existência da população local com o meio ambiente e corre a Maratona de Gorongosa.

Episódio 4 - Moçambique: natureza e tecnologia

Em Gorongosa, Ronaldo visita os laboratórios de botânica, biologia, paleontologia e reabilitação de pangolim, liderados por mulheres moçambicanas, para entender a pesquisa e inovação existente no parque.

Episódio 5 - Afrofuturismo

O episódio explora como artistas e inovadores misturam tendências tradicionais à tecnologia atual para criar uma visão futurística extremamente africana, o afrofuturismo.

Episódio 6 - Inovação tecnológica e social

Países como Moçambique e Quênia possuem uma língua colonial oficial, mas também uma variedade de línguas locais. No episódio, Ronaldo explora projetos que quebram a barreira linguística e cultural.

Episódio 7 - Fintechs e inovação financeira

O e-commerce já bombava na África antes mesmo da pandemia. O episódio mostra inovadores africanos criativos na hora de usar novas tecnologias na área de transações digitais, criptomoedas e crédito.

Episódio 8 - Wakanda existe?

Países africanos correm para gerar cidades mais inclusivas e inteligentes. No último episódio, uma juventude globalizada e conectada cria soluções que servem de inspiração para o Brasil e para o mundo.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato