Pedro Andrade estreia terceira temporada de Entre Mundos na CNN Brasil

Divulgação CNN Brasil

Consolidado como um programa de encontros com pessoas e lugares, sempre sob perspectivas nada convencionais, a 3ª temporada de Entre Mundos, está de volta à programação da CNN Brasil. Sob comando de Pedro Andrade, os episódios inéditos vão ao ar nas noites de domingo, a partir de 13 de novembro, às 22h30.

A nova temporada dá continuidade às descobertas do apresentador, que tem como marca participar de todas as etapas da construção de cada episódio. Sempre em busca de diversidade e da troca de experiências, Pedro estuda exaustivamente cada lugar e personagem, para poder contextualizar os temas em profundidade, sempre com o olhar para o surpreendente. Os roteiros primam pelo ineditismo de abordagem.

Além dos Estados Unidos, onde Pedro vive, esta temporada explorou alguns cantos da Europa. Pedro vai do Texas a New Orleans, volta para a cidade de Nova York e vai a Albany, outra cidade do estado de Nova York. Buscando novas perspectivas, ele e a equipe cruzam o Atlântico a procura de histórias no velho Continente. Países como Hungria, Noruega e Holanda estão no roteiro, que é menos preocupado com as lindas paisagens e mais focado em narrativas pessoais.

Na terra dos fiordes, Pedro olhou menos para a exótica paisagem norueguesa e mergulhou no tema do encarceramento, ao visitar o presídio de segurança máxima de Halden, próximo a Oslo, capital do país, construído a pedido do rei da Noruega.

Na prisão considerada como a mais “humana” do mundo, o apresentador se emocionou bastante e até chorou durante a gravação.

Já no Leste Europeu, o apresentador visitou a bela Budapeste, na Hungria, onde colheu narrativas sobre a situação de comunidades LGBTQIA+ num dos regimes mais à direita do mundo.

“O olhar sofisticado do Pedro e sua forma de narrar o cotidiano traduzem perfeitamente nosso objetivo com a marca Soft: produzir conteúdo de altíssimo nível e, sobretudo, relevante. Interessante para nossa programação linear, interessante para maratonar nas plataformas de streaming", afirma Douglas Fagotti, Diretor de Programação da CNN Brasil.

“Eu diria que esta é a temporada mais ambiciosa que a gente teve até agora. Do ponto de vista geográfico e também do ponto de vista conceitual. Fomos em alguns países da Europa, estamos indo para fronteira com o México. Estamos falando de assuntos difíceis sem medo”, conta Pedro Andrade, que evita chavões e busca tirar profundidade e reflexão dos entrevistados mesmo nas conversas mais simples e leves.

Pedro é um dos profissionais da televisão que melhor conseguem estabelecer essa conexão com seus interlocutores, na grande maioria das vezes, pessoas anônimas que instigam roteiros inteiros a partir de diálogos.

“Exploramos realidades de acesso dificílimo. Passar quatro dias em uma prisão é uma coisa raríssima. Nós entrevistamos o maior chefe de cozinha do mundo que, depois de quatro anos consecutivos, decidiu tornar seu restaurante vegano”, conta Pedro Andrade.

A seguir, um compilado sobre os novos episódios, com mais alguns depoimentos do apresentador:

•  Guerra Cultural - Halden, Noruega. Domingo, 13/11, 22h30

Episódio trata do encarceramento. Na Europa, Pedro conta como foi conhecer uma prisão-modelo e de segurança máxima de Haden, perto de Oslo, na Noruega. A visita foi marcante: “Eu uma crise de choro, que há anos eu não tinha quando a gente estava gravando”.

Os episódios inéditos serão exibidos sempre aos domingos, às 22h30, com horários alternativos a partir de 19 de novembro aos sábados às 12h45 e às18h30.

•  Barrigas de Aluguel - Nova York e Albany, EUA.

Pedro explora o mundo das barrigas de aluguel, cada vez mais comum nos EUA. Em 2021, depois de uma batalha de mais de dez anos, o estado de Nova York legalizou a prática, que engloba casais heterossexuais e homossexuais. “Barriga de aluguel é uma expressão que existe há décadas, mas que, recentemente, vimos evoluções em relação às leis, política e aceitação da sociedade que vão chocar muita gente”, afirma o apresentador.

•  População invisível - Houston, Texas, EUA

Um dos maiores problemas das grandes cidades americanas atualmente (tal como em várias partes do mundo) é a questão dos sem-teto. A situação piorou muito nos últimos tempos por vários motivos, incluindo a pandemia.

•  Boas de Briga - Nova York, EUA

Assim como fez no episódio de danças da segunda temporada, Pedro entra no detalhe no mundo das mulheres que lutam, que se dedicam à atividade de esportes violentos ou que têm a ver com defesa pessoal. “Eu converso com a maior lutadora de jiu-jitsu do mundo, com a maior lutadora de boxe dos EUA e também com algumas policiais”.

•  Viagem Musical - Nova Orleans, EUA

Em uma das cidades mais bonitas e culturalmente ricas dos EUA, Pedro mergulha no mundo da música, visitando o local pelo viés de seus músicos, numa viagem pelo mundo do jazz, blues, gipsy jazz, zydeco, swamp pop, brass band e bounce. “Um dos meus episódios favoritos. Tenho certeza que vai ser um espetáculo. São lendas do jazz e Nova Orleans é um lugar singular por uma série de motivos. Então, prepare-se!”, adianta Pedro Andrade.

•  Terra de Bilionários - Nova York e Hamptons, EUA 

Os Estados Unidos têm 735 bilionários, com um patrimônio avaliado em US$ 4,7 trilhões (dez anos atrás eram 424 e 20 anos atrás, 243). Por que há tantos bilionários e de onde eles vêm? Pedro buscou entender quem e como são os super ricos, ao conversar com pessoas que trabalham e também faturam alto no mundo dos bilionários. 

•  Dois Lados da Fronteira – Texas/EUA + Ciudad Juárez/México

Os mais de três mil quilômetros da fronteira entre Estados Unidos e México têm sido assunto constante por causa da imigração ilegal e da construção do muro durante o governo Trump. “O objetivo foi tentar entender esta cultura híbrida perto do muro do Trump”, diz Pedro.

•  Universo Vegano - Nova York, EUA

Nova York está abraçando o veganismo, com uma proliferação de restaurantes veganos dos mais variados estilos: chinês vegano, etíope vegano, mexicano vegano. “Mais de 80 milhões de pessoas no mundo se identificam como veganas. Isto é um estilo de vida ou uma dieta? Eles estão tentando salvar o planeta ou a nossa saúde? Isto tem um impacto em nossa sociedade?”, questiona Pedro.

•  Queijo Milenar - Holanda

No interior da Holanda, não muito longe do cartão postal dos canais de Amsterdã, Pedro conhece o produto holandês que provavelmente é o mais popular em todo o mundo: o queijo gouda, produzido desde o século 12 na cidade de mesmo nome. “Na Holanda, visitamos o maior produtor de queijo do mundo. Um país cujo território dedica 90% do país com agricultura. São 13 mil fazendas, boa parte delas dedicada à produção de queijo gouda”, conta ele.

•  Hungria: Guerra Cultural - Budapeste, Hungria

Um dos governos mais direitistas da Europa, Viktor Orban, reeleito recentemente na Hungria, leva adiante com sua gestão ultranacionalista a chamada guerra cultural. Algumas das maiores vítimas são da comunidade LGBTQIA+. “Fomos para Budapeste, o lugar mais emblemático da extrema-direita, onde exploramos uma comunidade de drag queens. Como é ser drag queen em um país que está tão ancorado no passado? Vi de perto o impacto das várias novas leis criadas contra gays, lésbicas e transgêneros, na contramão do que se passa no restante da Europa”, declara Pedro. 

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato