Semana da Consciência Negra tem programação musical na TV Brasil

Divulgação

A TV Brasil apresenta uma programação especial para celebrar a Semana da Consciência Negra. No sábado (19), a emissora pública exibe o programa Grandes Musicais, com o espetáculo "Carioca da Gema" da cantora e compositora Elza Soares. Já no domingo (20), Dia da Consciência Negra, o canal leva ao ar o musical "Dona Ivone Lara - Um sorriso negro", um tributo à vida e à obra da sambista.

Ginga e malemolência de Elza Soares

Para marcar a efeméride, a TV Brasil resgata uma performance histórica de Elza Soares neste sábado às 23h15. Gravado com exclusividade pela TVE/RJ, em 1999, no palco do Teatro João Caetano, no Rio de Janeiro, o show marcou o retorno da artista após anos de ausência dos palcos brasileiros.

Com 69 anos na época, a diva mostra seu talento em composições autorais como "Lata D’água" com o timbre inconfundível e a rouquidão característica de sua voz. Além de cantar suas obras, Elza ainda solta a voz em um repertório diverso com canções de outros músicos como "Trem das onze", "Chove chuva", "Meu limão, meu limoeiro", "Mamãe passou açúcar em mim", "País Tropical" e "Zazueira". 

A força da presença de palco de Elza Soares é um dos destaques que marca a trajetória de suas apresentações. Preservada no vasto acervo da emissora pública, esta edição de Grande Musicais combina interpretações inesquecíveis e depoimentos da cantora numa entrevista franca em tom intimista.  

Três momentos da trajetória de Dona Ivone Lara

Destaque da programação na Semana da Consciência Negra, o musical "Dona Ivone Lara - Um sorriso negro" ganha a telinha da TV Brasil no domingo às 23h. Elogiada por público e crítica, a produção gravada com exclusividade pela emissora pública no Teatro Carlos Gomes, no Rio de Janeiro, conta a vida da sambista ao combinar dramaturgia e repertório de clássicos que a consagrada artista deixou como legado.

Como a enfermeira Ivone Lara se transformou na Primeira Dama do Samba? Esse é o mote do espetáculo musical que contempla três momentos diferentes da trajetória da diva interpretada por três atrizes: aos 12 anos, quando compôs o primeiro samba (Dandara Mariana); aos 26 anos, no auge da juventude (Heloisa Jorge) e já aos 80 anos, ainda na ativa (Fernanda Jacob).

A produção teatral narra como a menina órfã aos 6 anos tornou-se a Rainha do Samba, rompendo barreiras por onde passou e tornando-se a primeira mulher a integrar a ala de compositores de uma grande escola de samba.

Muitas figuras do samba fazem parte deste caminho e também estão representadas no espetáculo. Os parceiros musicais Silas de Oliveira e Délcio Carvalho, além de cantores de renome: Elizeth Cardoso, Maria Bethânia, Clementina de Jesus, Roberto Ribeiro e Gal Costa.

Sucessos da obra deixada como herança por Dona Ivone Lara encantam o público. 

O repertório da peça-show inclui músicas como "Sorriso Negro", "Alguém me avisou", "Sonho Meu" e "Enredo do meu samba", entre outros clássicos que atravessam gerações.

O especial da TV Brasil tem samba no pé e poesia na garganta para contar a história de uma heroína. Uma mulher que foi no miudinho, e encontrou o seu lugar na música popular brasileira.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato