Veículos da EBC apresentam Caiu no Enem com segundo dia de provas

Divulgação

Pelo oitavo ano seguido, os veículos públicos da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) transmitem a correção das principais questões do Exame Nacional do Ensino Médio logo após o término das provas. O especial Caiu no Enem repercute os temas cobrados no segundo dia de avaliações neste domingo (20), ao vivo, às 19h30.

Com a presença de professores, o programa traz a resolução das perguntas mais difíceis de matemática. Os convidados também explicam os resultados dos pontos exigidos nas provas de ciências da natureza, área que contempla disciplinas como física, química e biologia.

A iniciativa multiplataforma entra no ar na programação da TV Brasil, nas redes sociais da emissora, na Rádio MEC AM e na Rádio Nacional AM e OC. Com uma hora e meia de duração, o conteúdo temático ainda fica disponível para o público acompanhar quando e onde quiser no app TV Brasil Play.

Os interessados podem participar da produção pelas redes sociais com as hashtags #EBCnoEnem ou #CaiunoEnem para enviar dúvidas e comentários. O especial ainda é disponibilizado pelas afiliadas que integram a Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP).

Além dos especialistas no estúdio, o Caiu no Enem tem entrada ao vivo de repórteres com notícias e entrevistas. Os educadores comentam, analisam e esclarecem os assuntos importantes abordados em cada prova e detalham os itens mais complexos da avaliação.

Cobertura jornalística ampla

Os veículos da EBC acompanham os preparativos e trazem diversos conteúdos sobre a realização do Enem há semanas. Às vésperas e no dia da prova, a TV Brasil, a Rádio MEC, a Rádio Nacional apresentam uma série de informações úteis para os candidatos.

Um dos destaques da cobertura temática é a publicação de matérias especiais na Agência Brasil e nas redes sociais da empresa. O público pode ficar informado em tempo real com os fatos mais relevantes associados à avaliação e também se atualizar nos boletins e noticiários na programação das emissoras.

Aplicado em todo o país nos dias 13 e 20 de novembro, o Enem 2022 segue o mesmo formato dos últimos anos com provas impressas e digitais formadas por 180 questões objetivas e uma redação. A primeira avaliação reuniu as disciplinas de linguagens, ciências humanas e a redação. A segunda destaca o aprendizado em matemática e ciências da natureza.

Dinâmica da produção

Apresentado pela jornalista Gabriela Mendes, o Caiu no Enem recebe professores de diferentes áreas do conhecimento. Esses convidados atendem às solicitações de estudantes entrevistados pelas equipes de reportagem da EBC e daqueles que fazem questionamentos pelas redes sociais.

Os especialistas ressaltam os pontos exigidos no exame, indicam as surpresas dos conteúdos cobrados e refletem sobre as perguntas consideradas complicadas e polêmicas. Além da resolução dos itens mais pedidos pelo público, os educadores ainda tecem comentários gerais sobre a avaliação.

O programa também explica o cálculo da nota e mostra como os interessados podem utilizá-la. Os professores compartilham orientações sobre escolha da carreira, concorrência para ingresso na faculdade, mercado de trabalho, profissões, habilidades e aptidões do futuro. Eles trazem dicas e esclarecem dúvidas sobre o sistema de seleção para acesso ao ensino superior.

Produção original da EBC, o especial tem flashes direto de vários locais de prova. Ainda revela a opinião de alunos e acompanha trechos da coletiva do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Plataforma Questões Enem

A EBC oferece um sistema que reúne as provas aplicadas no Enem desde 2009. A plataforma gratuita Questões Enem permite que os estudantes testem seus conhecimentos de maneira prévia e se preparem melhor para o exame.

O interessado pode escolher diferentes áreas de conhecimento para aferir o resultado de seus estudos. O banco seleciona questões de maneira aleatória para que o aluno possa resolvê-las. A página busca ajudar os candidatos ao facilitar o acesso e familiarizá-los às mais recentes abordagens da avaliação.

A plataforma grava quais questões o estudante já respondeu e cria um teste personalizado a cada acesso. As informações fornecidas no preenchimento de cadastro de usuário não são repassadas a terceiros pela EBC, conforme a política de privacidade.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato