Caminhos da Reportagem acompanha produção de vinho nos pampas

Divulgação

A penúltima edição inédita da temporada especial do jornalístico Caminhos da Reportagem destaca uma tradição que veio com os imigrantes para o sul do país: a produção de vinhos e de espumantes. O programa deste domingo (18), às 22h, na TV Brasil, percorre a Campanha Gaúcha para conhecer os vinhos, os produtores e as histórias por trás das vinícolas que se distinguem no cenário nacional.

A atração da emissora pública integra a série temática "Riquezas da Nossa Terra", produzida em parceria com o Sebrae. O conteúdo aborda os vinhos tintos, brancos e rosé da Campanha Gaúcha, região que recebeu o selo de Indicação Geográfica (IG) em 2020, pela qualidade do produto desenvolvido no local.

Situado na fronteira brasileira com o Uruguai e Argentina, a Campanha Gaúcha chama a atenção por ser uma área quente no verão e com menor volume de chuvas. Essa condição beneficia as uvas viníferas, produzindo vinhos de qualidade. A equipe do Caminhos da Reportagem foi até o sudoeste do Rio Grande do Sul mostra o trabalho desenvolvido na região.

Na vinícola Campos de Cima, em Itaqui, Hortência e José Ayub investiram em uvas numa época em que pouco se falava de vinho por ali. O casal celebra o sucesso da iniciativa. "Eu me lembro muito da primeira garrafa de vinho que produzimos, foi como ter um filho nas suas mãos, porque você começa todo o trabalho do nada", lembra Hortência. José avalia que a presença da vinícola abriu as portas para outros negócios. "Depois que a gente implantou a área de vinho, já tem gente plantando aqui noz pecan e oliveiras", conta.

Em 2006, a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) criou o curso de bacharelado em Enologia. Uma aposta que, para a reitora do campus do município de Dom Pedrito, Nádia Bucco, deu certo. "Temos profissionais renomados como professores e isso faz com que os nossos alunos saiam como profissionais de excelência", afirma. A demanda por enólogos ainda é maior do que a universidade consegue formar.

A Guatambu optou por ser uma vinícola de boutique, com pequenos lotes, limitados e garrafas numeradas. As vendas, durante a pandemia aumentaram 60%. Uma realidade vista também por outros produtores, como Renê Almazar, co-proprietário da Bodega Sossego.

"Na pandemia teve bloqueio de fronteiras, o dólar ficou alto e as pessoas acabaram tendo acesso ao vinho brasileiro, quase que forçado, porque era o que tinha, mas tiveram uma surpresa muito agradável", pondera o entrevistado.

A cooperação entre os produtores é essencial. A vinícola Batalha, por exemplo, além da produção dos próprios vinhos e ser aberta ao turismo, também fabrica vinhos para outras marcas. "O produtor traz a uva e nós fazemos o vinho, isso é uma característica muito forte na Campanha Gaúcha, essa parceria entre quem tem uma marca comercial e as vinícolas", afirma.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato